Buscar

aula 7 Administração de mkt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		"É a quantia a mais que seu cliente irá pagar para obter sua marca ao invés de um produto fisicamente parecido sem o nome da sua marca."(Joel Axelrod) Esta afirmação diz respeito a:
	
	
	
	
	 
	Branding
	
	
	Marcas próprias
	
	 
	Brand equity
	
	
	Extensão de marca
	
	
	Co-branding
	
	
	
		2.
		Em relação aos produtos de conveniência, pode-se afirmar que são todos aqueles que o consumidor deseja comprar com o mínimo de esforço de procura e seleção. A sua aquisição é marcada pelo comportamento rotineiro de compra do consumidor. Ainda sobre os produtos de conveniência podemos afirmar que:
I - O consumidor sempre leva em conta no momento da aquisição a disponibilidade imediata deste produto.
II - Normalmente o consumidor compara os preços em diversos pontos-de-venda antes de realizar a compra.
III - os produtos por impulso são adquiridos com frequência na tentativa de satisfação das necessidades imediatas do consumidor.
Após a leitura destas afirmativas, podemos concluir que:
	
	
	
	
	
	Apenas I é verdadeira.
	
	
	Apenas II e III são verdadeiras.
	
	
	Apenas II é verdadeira.
	
	
	Apenas III é verdadeira.
	
	 
	Apenas I e III são verdadeiras.
	
	
		3.
		"Embalagens bem desenhadas podem criar valor de conveniência e promocional. Elas devem ser vistas como uma arma de estilo, especialmente no caso de alimentos, cosméticos, artigos de higiene pessoal e pequenos eletrodomésticos. Sendo o primeiro contato do comprador com o produto, a embalagem é capaz de atraí-lo ou afastá-lo." (Philip Kotler; Kevin Keller) No que tange à embalagem, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	O sistema de autosserviço aumentou a importância das embalagens, em função da exposição de produtos concorrentes expostos lado a lado.
	
	
	As embalagens possuem funções didáticas, pois informam sobre o consumo do produto, bem como sobre sua correta armazenagem.
	
	
	As embalagens contribuem para o reconhecimento instantâneo da empresa ou da marca.
	
	
	As embalagens são capazes de destacar o produto frente aos concorrentes.
	
	 
	As embalagens devem, somente, facilitar o transporte e a proteção do produto.
	
	
		4.
		No hotel Durmaqui, são oferecidos diversos serviços de qualidade aos seus hóspedes, da estética à locação de veículos. Muitos serviços têm hora certa para serem executados, como a preparação do café da manhã e a arrumação dos quartos dos hóspedes. Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Agiu corretamente o gerente do Durmaqui que decidiu capacitar muito bem sua equipe para não haver atrasos nos serviços que têm hora certa para serem executados, já que não é possível armazenar esses serviços. PORQUE II. Em geral, os serviços disponibilizados pelo hotel Durmaqui possuem a característica da inseparabilidade, o que não permite separá-los das pessoas que os oferecem. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
	
	
	
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
		5.
		Na análise do Primeiro P do Mix de Marketing no livro texto, o Produto, uma questão fundamental a ser considerada é o estabelecimento da marca do Produto. A marca é a identificação do produto e resume informações que facilitam o ato de consumo e permitem a fidelização. A Marca Comercial é um direito de uso como as patentes e os direitos autorais. Assinale a alternativa correta sobre Marca Comercial:
	
	
	
	
	 
	Marca comercial é um direito exclusivo e vitalício;
	
	
	Marca comercial é um direito que pode ser comercializado, ao contrário das patentes;
	
	
	Marca comercial só existe para produtos em comercialização;
	
	
	Marca comercial é válida para o mesmo prazo que as patentes;
	
	
	Marca comercial são direitos de uso idênticos a patentes e direitos autorais, mas aplicados a tipos de usos distintos.
	
	
	
		6.
		NO HOTEL ANTIQUE FIGURE, SÃO OFERECIDOS DIVERSOS SERVIÇOS DE QUALIDADE AOS SEUS HÓSPEDES, DA ESTÉTICA À LOCAÇÃO DE VEÍCULOS. MUITOS SERVIÇOS TÊM HORA CERTA PARA SEREM EXECUTADOS, COMO A PREPARAÇÃO DO CAFÉ DA MANHÃ E A ARRUMAÇÃO DOS QUARTOS DOS HÓSPEDES. CONSIDERANDO O CONTEXTO APRESENTADO, AVALIE AS ASSERÇÕES A SEGUIR E A RELAÇÃO PROPOSTA ENTRE ELAS. I. AGIU CORRETAMENTE O GERENTE DO ANTIQUE FIGURE AO DECIDIR CAPACITAR MUITO BEM SUA EQUIPE PARA NÃO HAVER ATRASOS NOS SERVIÇOS QUE TÊM HORA CERTA PARA SEREM EXECUTADOS, DEVIDO A SUA PERECIBILIDADE. PORQUE II. EM GERAL, OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELO ANTIQUE FIGURE POSSUEM A CARACTERÍSTICA DA INSEPARABILIDADE, O QUE NÃO PERMITE SEPARÁ-LOS DAS PESSOAS QUE OS OFERECEM. A RESPEITO DESSAS ASSERÇÕES, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
	
	
	
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, MAS A II NÃO É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
	
	
	A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO FALSA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.
	
	
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES FALSAS.
	
	
	A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO FALSA.
	
	 
	AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, E A II É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
	
	
	
		7.
		O conceito de POSICIONAMENTO está corretamente relacionado:
	
	
	
	
	
	ao ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência.
	
	
	a qualquer experiência portadora de informações que um cliente atual ou potencial tem com a empresa, qualquer contato entre a empresa e o cliente, desde cartas, visitas pessoais, malas diretas, telemarketing, sobre qualquer assunto.
	
	
	ao processo pelo qual pessoas e grupos de pessoas conseguem atingir suas expectativas através da compra de produtos e serviços ofertados pela mídia local.
	
	 
	ao ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.
	
	
	a uma estratégia que possui raízes no marketing de relacionamento e impacta a gestão da empresa, principalmente no que se refere ao relacionamento com os clientes e à infra-estrutura da indústria.
	
	
		8.
		O marketing de serviços necessita de considerações especiais para sua comercialização. Não basta que um prestador de serviços tenha de decidir a respeito das características dos serviços que irá comercializar, tais como marca, qualidade e preço. Um gestor do setor de serviços deve considerar e decidir como essa atividade será desempenhada, onde e por quem será oferecida ao mercado. Para isso, deverá decidir também como gerenciar o processo de prestação de serviços. LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2006 (adaptado). Considerando que um cliente interage com vários aspectos da organização da empresa e, portanto, esse processo impõe que os serviços sejam desempenhados de forma estruturada e com qualidade, com vistas à satisfação dos clientes, avalie as afirmações seguintes. I. Ao desenhar um fluxograma de prestação de serviços, o gestor de serviços deve objetivar a satisfação de seus clientes de forma racional e lucrativa para a empresa. II. Processos aleatórios devem ser evitados, pois o processo faz parte do pacote de benefícios de compra do cliente. III. Processos muito burocratizados acabam exigindo do cliente esforço adicional para obter o serviço. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I,apenas.
	
	 
	I, II e III.
	
	
	II e III, apenas.

Outros materiais