Buscar

gabarito Didática geral 2017/2

Prévia do material em texto

Curso: Turno: Data de realização : NTI:
Professor: Disciplina: NPC: 
Aluno: Matrícula: NEF:
Turma: Rubrica do Prof.: 	 NOTA: Cham. 1a
“Quem não é fiel a sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo”
A.Cury 
01ª QUESTÃO (Vale 1 PONTO).
Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia, afirma que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/prática sem a qual a teoria vira blábláblá e a prática ativismo. A partir desta afirmativa podemos afirmar que:
A) a teoria aliena o professor;
B) o conhecimento sistemático se sobrepõe ao senso comum;
C) a teoria educacional se estrutura na prática para transformá-la;
D) teoria e prática são caminhos excludentes no exercício da docência;
E) a reflexão sobre a prática é uma necessidade do academicismo.
02ª QUESTÃO (Vale 1 PONTO).
O campo educativo é bastante vasto, pois a educação ocorre na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação e na política. Com isso, cumpre distinguir diferentes manifestações e modalidades de prática educativa, tais como a educação informal, não-formal e formal. A partir dessa distinção, faça a correspondência entre as duas colunas.
A - Educação formal
B - Educação não-formal
C - Educação informal
Marque a alternativa correta. 
A) C C B A
B) C B A B
C) A B C C
D) A A B C
3ª QUESTÃO (Vale 1 PONTO).
No Brasil, desde o processo de colonização portuguesa, apenas a elite brasileira teve acesso à Educação, em detrimento das outras camadas sociais. Assim, os movimentos sociais são respostas coletivas aos problemas que vivenciam, procurando lutar por suas reivindicações, construindo e refazendo sua própria história em determinado tempo. Neste sentido, sobre a história dos movimentos sociais em torno da educação no Brasil é correto afirmar que são:
A) fenômenos políticos, organizados pelos partidos políticos e existirão enquanto seus interesses ideológicos, relativos à educação, não forem atendidos.
B) organizações propostas pelo poder público quando há impasses entre as esferas de poder do estado em matéria de educação.
C) fenômenos históricos, que existirão enquanto a sociedade não resolver seus problemas relacionados ao acesso, permanência e qualidade da escola.
D) organizações de trabalhadores, filiados a sindicatos, que vislumbram o atendimento das necessidades e dificuldades cotidianas dos seus filhos nas escolas.
4ª QUESTÃO (Vale 1 PONTO).
Para alguns teóricos da educação, o compromisso docente não se dá apenas no plano teórico, pois é uma consequência lógica e necessária da práxis. Essa ideia implica pressupor que:
(A) a transformação da realidade é consequência da análise técnica do contexto e deve dar-se a partir da definição das ações a realizar.
(B) prática e teoria são duas categorias independentes entre si que, dependendo das circunstâncias, poderão tornar-se complementares.
(C) a consciência se transforma por meio de cursos e discursos cujo conteúdo valoriza, ilumina e enriquece o pensamento e o saber.
(D) a ação pedagógica significa um movimento que se completa na análise das evidências dos problemas que a prática educativa impõe.
(E) a educação é uma ação transformadora consciente que envolve dois momentos inseparáveis: o da ação e o da reflexão.
5ª QUESTÃO (Vale 2 PONTOS).
 
Qual o significado pedagógico da contextualização no tratamento dos conteúdos escolares?
 Os conteúdos impregnados da(s) realidade(s) do aluno demarcam o significado pedagógico da contextualização. A contextualização imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.
6ª QUESTÃO (Vale 2 PONTOS).
 Nossas aulas sobre tratamento dos conteúdos permitiram uma reflexão sobre a tipologia de conhecimentos que se desenvolve em três dimensões: “saber”, “saber fazer” e “ser”. Neste sentido no tratamento dos conteúdos escolares como os professores podem classificá-los?
Conteúdos conceituais
Conteúdos Procedimentais
Conteúdos atitudinais
BOA PROVA!!!!
Prova:B
DIDÁTICA GERAL
	
X
( c ) Corresponde a ações e influências exercidas pelo meio, pelo ambiente sociocultural e se desenvolve através das relações dos indivíduos e grupos com o seu ambiente humano, social, ecológico, físico e cultural.
( c ) Corresponde a conhecimentos, experiências e práticas que não estão ligados especialmente a uma instituição, nem são intencionais e organizados.
( b ) Corresponde à Educação realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação.
( A ) Corresponde às instâncias de formação, escolares ou não, em que há objetivos educativos explícitos e uma ação intencional institucionalizada, estruturada e sistemática.

Continue navegando