Buscar

SUMULA_DE_AULA_N.2_A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ICSA – Departamento de Ciências Econômicas
Disciplina: IH 222 – Introdução à Economia I
Professor: José Antônio
SÚMULA DE AULA 
N. 2-A
“MERCADORIA” E “PRODUTO” [2: Transcrito, com adaptações, do Capítulo I do livro Microeconomia, escrito por Donald S. Watson e Mary A. Holman e publicado pela Editora Saraiva.]
A palavra mercadoria pode significar uma faixa ampla ou estreita de objetos, bem como algum objeto específico. O significado da palavra é quase sempre manifesto a partir de seu contexto. Se o significado é amplo ou estreito, depende do problema à mão. Assim, a demanda de carne pode ser o assunto da investigação; o mesmo se dá com a demanda de carne e a de bisteca. Fumo, automóveis e residências são outros exemplos de classes amplas de mercadorias que podem ser subdivididas em classes mais estreitas. Quando as mercadorias são sucessivamente divididas em classes mais estreitas, sua demanda sofre modificações, principalmente porque seus substitutos têm formas diferentes. Se a mercadoria for fumo, não há sucedâneos próximos. Se for cigarro, os sucedâneos são charuto e fumo para cachimbo. Mas se acontecer de a mercadoria ser uma marca de cigarros com pontas de filtro, então há substitutos ainda mais próximos – as demais marcas com a mesma característica.
A palavra mercadoria não precisa significar somente objetos físicos ou classes de objetos. Serviços, como assistência médica e entretenimento, também podem ser incluídos como mercadorias. Afinal, o que as pessoas querem dos objetos físicos são os serviços que prestam. Este é obviamente ocaso de bens duráveis, que proporcionam serviços a seus possuidores durante longos períodos. Mas também é o caso dos não duráveis; os alimentos existem para serem ingeridos e assim por diante. 
A literatura econômica invariavelmente não distingue entre mercadorias e produtos. Em certos contextos, as duas palavras são intercambiáveis, mas em outros transmitem diferentes tonalidades de significado. Em geral, mercadoria é o termo mais amplo. Automóveis são mercadorias, mas chevrolets são produtos da General Motors. Isto é, o que as indústrias fazem são mercadorias, ao passo que o que as empresas individualmente fazem são produtos. Todavia, nas contas de renda e produtos nacionais, todos os bens e serviços finais são conhecidos como “produtos”. Os itens no Produto Nacional Bruto são distinguidos de “bens intermediários” e de “fatores de produção”. Mão de obra e capital são os fatores de produção que produzem uma geladeira, que é um produto final, se for para uso doméstico. O aço que compõem a geladeira é um bem intermediário.

Outros materiais