Buscar

Casos Concretos (Direito Internacional) PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1. Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ)... R: O pensamento da doutrina e da jurisprudência na atualidade é de que o rol elencado no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça é meramente explicativo, isto é, a prática internacional vem se servindo cada vez mais de outras fontes que não se encontram listadas no referido estatuto como exemplo a equidade e os atos jurídicos unilaterais das organizações internacionais. Além disso, cabe ressaltar que os tratados internacionais obrigatoriamente devem ser positivados sob risco de nulidade.
Caso Concreto 2. A República de Utopia e o Reino de Lilliput são dois Estados nacionais vizinhos cuja relação tornou-se conflituosa nos últimos anos devido à existência... R: Certo, o texto trata de questões que envolve o reconhecimento do estado e seus requisitos. Para a ONU qualquer sociedade politica que busca o reconhecimento da soberania deve sonter os chamados elementos constitutivos do Estado (povo, território, governo) e cumprir as obrigações internacionais, isto é, se submeter e reconhecer a legislação internacional vigente. 
Caso Concreto 3.1. O litígio se dá entre Portugal e Índia. O primeiro Estado aparelhou perante a Corte Internacional de Justiça procedimento judicial internacional... 1) De acordo com entendimento da Corte Internacional de Justiça, qual a fonte de direito internacional Público é aplicável a fim de dar solução ao litígio? R: A cituação descrita acima deve ser analisada da seguinte forma: primeiramente o acordo celebrado entre Portugal e o Governo Britânico foi tácito, razão pela qual, o governo indiano não está obrigado a submeter ao que foi negociado. 2)Como ela é definida? R: Existe um costume internacional de que as questões territoriais devem ser respeitadas mesmo que não haja um tratado na forma expressa bastando para tanto que a ONU reconheça o costume. 3) Qual o elemento que a torna norma jurídica? R: Jurisprudência e equidade: agarra uma vastidão de decisões com o mesmo sentido envolvendo o objeto da questão.
Caso concreto 3.2. Analise o texto abaixo retirado do voto de A.A. Cançado Trindade, proferido na Corte Interamericana de Direito Humanos no caso da Comunidade Indígena Sawhoyamaxa versus Paraguay: “...No universo do Direito Internacional dos Direitos Humanos, é o indivíduo quem alega ter seus direitos violados, quem alega sofrer os danos, quem tem que cumprir com o requisito do prévio...R: A declaração universal de direitos humanos celebrada em 1948 reconheceu a pessoa humana como sujeito de direitos internacional, isto é, pessoas internacionais podendo demandar diretamente aos tribunais internacionais. Cabe ressaltar que a participação do indivíduo nas relações internacionais é muito mais presente no direito internacional privado e na tutela de direitos humanos.
Caso Concreto 4. Ex-dirigente de federação sul-americana de futebol, após deixar o cargo que exercia em seu país de origem, ... R: Como houve um pedido extradicional de brasileiro naturalizado por crime cometido antes da sua naturalização conforme previsto no artigo 5, inciso LI da CF/88. 
Caso Concreto 5. Tendo em vista o interesse comum de Brasil e Paraguai em realizar o aproveitamento hidroelétrico dos recursos hídricos do rio Paraná,... R: No caso em tela há um descontentamento por parte de um dos países em um caordo bilateral. Via de regra deve-se observar se ocorreu algum vício de consentimento durante a negociação e de acordo com o caso o tratado será extinto ou a parte prejudicada poderá denunciar unilateralmente diretamente a ONU. 
Caso Concreto 6. Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro,... R: A CF/88 é dualista e por tanto um Tratado Internacional par ser válido tem que passar por um processo de incorporação que só ocorrerá havendo a ratificação. Especificamente com relação ao Mercosul cabe ressaltar que não houve qualquer previsão do tratado que lhe deu origem para uma composição de um parlamento continental e tão pouco de que novos acordos seriam aplicados sem necessidade da sua ratificação. Ainda que parte da doutrina compare o Mercosul a União Europeia vale destacar que numa escala de zero a cinco de integração o Mercosul ocupa nível um e a União Europeia nível quatro.

Outros materiais