Buscar

Portfólio Ead e a tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 LARISSA TAÍS BRAND: 1604238
EAD e a tecnologia.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo trazer relato de experiência referentes à Tecnologia e Inovação na educação, este trabalho faz parte do Módulo A, Fase I que abrange as disciplinas: Psicomotricidade e Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas.
 A educação brasileira está cada vez mais se aprimorando e aproximando das instituições disciplinares da modernidade. Percebe-se que o ensino a distância vem crescendo, com ele a uso da tecnologia se mostra presente, facilitando o ensino/aprendizagem. Podemos afirmar que vivemos em uma nova era, onde em qualquer lugar, em qualquer tempo, é possível conhecer e aprender.
DESENVOLVIMENTO
A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. "Perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida", disse a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum.
Estou iniciando e por isso não possuo muita experiência com a escola, mas escolhi a educação à distância por alguns fatores que influenciaram na minha decisão, dentre eles poder trocar uma sala de aula pelo conforto da minha própria casa, não precisar se deslocar até a universidade, elaborar os meus próprios horários, o preço da mensalidade mais acessível e com certa flexibilidade de tempo.
A informação nunca esteve tão globalizada e de fácil acesso: a internet abre portas para um mundo de notícias, artigos, livros, filmes e outros meios. Nós estamos cada vez mais conectados. E a Ead faz uso desse bem precioso, “a tecnologia”, facilitando o processo de ensino/aprendizagem. Com o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), vídeo-aulas, áudios, videoconferência, chats, fóruns, bibliotecas virtuais, entre outros. "A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, até mesmo, como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos..." disse Ana Penido, diretora do Inspirare.
Entretanto, quem define a aprendizagem e o projeto pedagógico são as pessoas, e não os recursos propriamente ditos. Os alunos precisam ser motivados e automotiváveis, pois este é um processo natural de todo ser social.
E nessa sociedade, o papel como aluno é diferente, ser autor da sua aprendizagem, transformando informações em conhecimento. E para essa transformação, muitas ações: participar, refletir, questionar, colaborar e compartilhar são essenciais para o seu crescimento. Aos seus professores cabe o papel de ser um orientador para auxiliar seus alunos no desafio de relacionar e contextualizar dados para o real aprendizado. Ambos, portanto, fazem parte da construção de um conhecimento significativo. 
Minhas expectativas com a Ead são inúmeras, mas principalmente me descobrir e me motivar, realizando todas as ações pertinentes a esse método, participando, refletindo, questionando e colaborando para que possamos obter bons resultados, utilizando a tecnologia como principal fonte de recursos e novas descobertas.
 Minha experiência estudantil inicia aos 04 anos de idade ao ingressar na Educação Infantil em Escola Estadual do interior em que frequentei o Pré I e Pré II, e após todo o ensino Fundamental. Quando penso na minha infância, lembro-me do quanto foi boa, tempo em que íamos à escola para correr, brincar com amigos, subir em árvores, tempo de aprendizagem, de descobertas, tempo de sorrir. Nesse tempo havia pouco recurso tecnológico, lembro ainda do cheirinho de álcool após longas cópias no mimeógrafo bem como a minha alfabetização que aconteceu dentro dos parâmetros do modelo tradicional, usávamos uma cartilha. Após a 5ª série a tecnologia ia sendo introduzida na escola, com aulas de informática, filmes, aulas apresentadas em data shows, músicas, entre outros, até mesmo o xerox, a partir de então era feito com impressora. 
Aos poucos a tecnologia passou a ser considerada como relevante no contexto educativo, como recurso didático importante para a formação do aluno. Esta realidade é refletida na Lei de Diretrizes e Bases da educação nº 9394, em seu artigo 32, inciso II, onde diz que o ensino fundamental, obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante “a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade” (grifo meu).
E ao passar dos anos, no Ensino Médio, a tecnologia se fez indispensável para o ensino/aprendizagem, pois como havia encolhido o Curso Normal, devia aprender para ensinar, e nesse processo percebe-se que o mundo esta em constante avanço e quem auxilia diretamente somos nós educadores, inserindo a tecnologia na educação, ao utilizar técnicas, métodos e recursos, surgindo nesse desenvolvimento a necessidade do docente se atualizar e se capacitar constantemente. Enfim, o docente precisa cumprir o seu papel, pois, conforme Silva (2004, p.272) ele é ‘aquele que ensina a aprender’. 
Essa trajetória de descobertas e tecnologia continua. Ao escolher o ensino a distância da Uninter, se faz presente diariamente o uso da tecnologia, pois é uma modalidade de ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos. A escolha resultou pela Instituição ser muito bem conceituada possuindo como missão o desenvolvimento e transformação das pessoas por meio da educação, que penso ser essencial. E pelo curso oferecido de Pedagogia que era do meu agrado, pois assim como a Instituição acredito que “o ensino só pode ser avaliado quando o aluno realmente aprende e aplica, na prática, tudo que lhe é transmitido.”.
CONSIDERAÇOES FINAIS 
A partir de experiência pessoas e estudo de alguns autores é possível afirmar que o crescimento da educação a distância se configurou de forma mais assertiva, direta e estruturada a partir do avanço tecnológico e de sua acessibilidade para as pessoas. 
A credito que o ensino EaD é uma excelente ferramenta no processo de construção do conhecimento, tenho certeza de que as possibilidades de formação do indivíduo são ampliadas pela EAD, tornando a educação possível a aqueles que não tem possibilidade de cursar uma faculdade presencial por diversos motivos. 
 Através deste relato podemos ver a grande evolução da educação no que se refere às tecnologias, e praticidades de conciliar o trabalho, a rotina com os estudos. Sabemos que nem sempre foi assim, pois se falarmos em educação há dez anos já poderemos ver o grande salto das tecnologias que vieram a agregar neste processo de ensino.
REFERÊNCIAS:
Portal educar para crescer, Qual é a importância da Educação? Disponível em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/importancia-educacao-763510.shtml< Acesso em 23 de março de 2017.
Portal Univirtus, Porque estudar a distância? Disponivel em: http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/1601/45848< Acesso em 23 de março de 2017.
Portal Porvir, Por que usar tecnologia? Disponível em: http://porvir.org/especiais/tecnologia/< Acesso em 23 de março de 2017.
Lei de Diretrizes e Bases disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf< Acesso em 25 de março de 2017

Outros materiais