Buscar

Didática do Ensino Superio1

Prévia do material em texto

Didática do Ensino Superior
Aula 4 | Abordagens pedagógicas II
Ademir
201611001765
   Clique para rever os objetivos 
   Clique para acessar o conteúdo
1
A abordagem tecnicista inspira-se nos princípios de:
Racionalidade, humanidade e produtividade.
Racionalidade, solidariedade e produtividade.
Racionalidade, eficiência e produtividade.
Solidariedade, eficiência e produtividade.
É possível afirmar que a terceira alternativa é a correta com base no texto apresentado na própria aula: A abordagem ou pedagogia tecnicista “advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional” (Saviani, 1984), tendo presente o pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade.
2
Podemos dizer que, no caso da abordagem tecnicista, as relações entre o indivíduo e o meio podem ser prioritariamente:
Equilibradas
Controladas
Harmoniosas
Integradas
A segunda alternativa é a correta e podemos afirmar isso com base na releitura de um trecho da própria aula: "Para a versão tecnicista/comportamental, o mundo é um fenômeno objetivo e já construído, podendo ser manipulado, no sentido de seu aperfeiçoamento. Por sua vez, as relações do indivíduo com o meio podem ser controladas."
3
Podemos dizer que as abordagens críticas têm em comum, por exemplo:
Conceber os processos educacionais como historicamente situados, articular a educação com outros processos sociais, trabalhar sistematicamente a relação teoria-prática e favorecer processos de construção de sujeitos autônomos.
Estimular a transmissão dos conhecimentos, articular a educação com outros processos sociais, trabalhar sistematicamente a relação teoria-prática e favorecer processos de construção de sujeitos autônomos.
Conceber os processos educacionais como historicamente situados, trabalhar sistematicamente a relação teoria-prática, favorecer processos de construção de sujeitos autônomos, valorizar a eficiência da sociedade.
Estimular a transmissão dos conhecimentos, Incentivar métodos centrados no trabalho do professor, trabalhar sistematicamente a relação teoria-prática e favorecer processos de construção de sujeitos autônomos.
A escolha da primeira alternativa como a correta pode ser justificada, tendo presente as reflexões feitas por Candau (2003) e apresentadas na conclusão desta aula.
Em síntese, podemos dizer que a abordagem crítica está construída levando em conta diferentes contribuições, sendo que todas elas têm em comum: "Conceber os processos educacionais como historicamente situados, articular a educação com outros processos sociais, trabalhar sistematicamente a relação teoria-prática, favorecer processos de construção de sujeitos autônomos, competentes, solidários capazes de serem sujeitos de direito no plano pessoal e coletivo, capazes de construir histórias e apostar em um mundo e em uma sociedade diferentes, de utilizar metodologias ativas, participativas, personalizadas e multidimensionais, articuladoras das dimensões cognitiva, afetiva, lúdica, cultural, social, econômica e política da educação." (CANDAU, 2003).
Por sua vez, estimular a transmissão dos conhecimentos (segunda e quarta alternativas) e incentivar métodos centrados no trabalho do professor (quarta alternativa) são características da Pedagogia Tradicional. Valorizar a eficiência da sociedade (terceira alternativa) é uma das características da abordagem tecnicista/neotecnicista.
4
No caso das abordagens críticas, valoriza-se:
A educação frontal.
As memorizações.
As metodologias ativas.
As provas e testes.
Aprendemos nesta aula que educação frontal, memorizações, provas e testes são próprios da Pedagogia Tradicional. Por sua vez, aprendemos também que a perspectiva crítica – que, entre outras características, defende a contextualização do processo de aprendizagem, as interações entre os sujeitos e entre eles e o meio sociocultural, o diálogo, a participação crítica dos alunos o que pode ser dinamizado inclusive com a adoção de metodologias ativas que estimulam a participação dos alunos no processo de ensino aprendizagem.
5
No contexto da Pedagogia Crítica e tendo presente a tendência libertadora, proposta por Paulo Freire, é possível afirmar que a motivação é essencial à aprendizagem e que uma das maneiras de obtê-la é enfatizando:
O aprender a aprender.
A educação bancária.
O ensino sistemático.
A educação problematizadora.
Reflexões de Paulo Freire (1983) apresentadas na própria aula fundamentam a escolha da quarta alternativa como a correta: "A motivação é entendida como essencial à aprendizagem e a educação problematizadora é a forma de obtê-la". E "a educação que se impõe aos que verdadeiramente se comprometem com a libertação não pode fundar-se em uma compreensão dos homens como seres vazios a quem o mundo encha de conteúdos...; Não pode ser a do depósito de conteúdos, mas a da problematização dos homens em suas relações com o mundo".

Continue navegando