Buscar

Prova TCC Paralisia Cerebral no ambiente escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova TCC
Questão 1: 
Minha pesquisa trata da importância de conhecimento de como o profissional de educação pode trabalhar diante da carência de atendimento ao aluno com paralisia cerebral e entre outras indagações referentes ao assunto. No capítulo 2 primeiramente foi feita uma definição do que é paralisia cerebral, baseada principalmente nos autores teóricos Limongi 1998 que diz que paralisia cerebral é uma incapacidade neurológica causada por lesões no sistema motor do cérebro e por Melo 2008 que explica que a paralisia cerebral pode surgir nas fases pré, Peri e pós natal. No capítulo 3 falou sobre a educação e inclusão de alunos com paralisia cerebral com base nos autores teóricos como Godói 1998 que diz que o direito a inclusão é garantido por lei; e Fernandes 2007 que defende que a inclusão em sala de aula regular e positiva e estimuladora.
Questão 2:
O método de pesquisa utilizado foi o descritivo de natureza qualitativa, onde o interesse foi observar	, descobrir e interpretar e classificar a inclusão de alunos com paralisia cerebral. Trata-se de uma pesquisa exploratória direta, pois foi utilizada para coleta de dados, uma entrevista de campo direcionada a professoras de uma escola municipal do Rio de Janeiro, e indireta através de um levantamento de dados bibliográficos e documental sobre o tema a inclusão de alunos com paralisia cerebral no ambiente escolar.
Questão 3: 
A inclusão educacional de alunos com Paralisia Cerebral é um assunto que bastante falado e discutido, mas apesar disso, nota-se que ainda há muito o que fazer na área de educação para que a inclusão seja realmente verdadeira para todos. Como por exemplo: Questionar a formação do professor, que ele tenha conhecimento sobre a paralisia cerebral e suas razões, conhecer as características do aluno com PC, que o professor tenha uma formação continuada para que assim ele se sentir apto e preparado para auxiliar o aluno com paralisia cerebral a desenvolver suas potencialidades e habilidades. Enfim, considero que o objetivo do meu trabalho foi cumprido, pois durante todo período de construção, pude aprender tanto com as bibliografias pesquisadas, quanto com os profissionais que convivi, adquirindo conhecimento sobre o processo de inclusão dos alunos com Paralisia Cerebral.
Questão 4:
Sabendo que o sistema de inclusão é uma questão que levanta muita polêmica, ainda mais se tratando de pessoas com paralisia cerebral, surgiram algumas questões norteadoras para minha pesquisa. O que é Paralisia Cerebral e seus tipos? Qual o papel e preparo mais adequado do professor para lidar com alunos com PC? Como se dá o processo de educação escolar inclusiva com esses alunos? Quais fatores afetam o processo de inclusão dos alunos com paralisia cerebral?Enfim, como o professor pode auxiliar num melhor desempenho na inclusão de alunos com paralisia cerebral? Diante dessas questões norteadoras, organizei para responder, os objetivos específicos: Definir o que é paralisia cerebral, identificar qual o papel e os métodos de ensino aplicados ao aluno, descrever o processo de inclusão desses alunos e apontar os fatores que afetam esse processo.

Continue navegando