Buscar

Questões sobre Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703253468)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo os estudos da presente aula, marque a opção correta quanto à norma penal em branco:
		
	 
	é uma norma incompleta que precisa de outro ato normativo para integrá-la
	
	é uma norma incompleta que exige a interpretação analógica
	
	é uma norma permissiva que afasta o delito
	
	é uma norma explicativa
	
	é uma norma clara e precisa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702514978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os princípios referentes à teoria do concurso aparente de tipos penais não incluem o princípio da (Exame OAB/CESPE.UnB. 20072)
		
	
	consunção
	
	especialidade
	 
	proporcionalidade
	
	subsidiariedade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703405303)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Defensoria Pública/SP ¿ FCC ¿ 2007) A corrente pós-positivista empresta caráter normativo aos princípios constitucionais penais. Estas normas, portanto, deixam de ser informadoras e assumem a natureza de direito positivo, possibilitando ao defensor público este manejo. Encontram-se na Constituição Federal os seguintes princípios constitucionais penais:
		
	
	reserva legal, culpabilidade, imprescritibilidade, individualização e personalidade da pena.
	 
	legalidade dos delitos e das penas, culpabilidade, proporcionalidade, individualização da pena e da execução e personalidade da pena.
	
	legalidade dos delitos e das penas, proporcionalidade, individualização e presunção de inocência.
	
	anterioridade e irretroatividade da lei, individualização da pena e da execução, proporcionalidade e personalidade da pena.
	
	legalidade dos delitos e das penas, individualização da pena e da execução e personalidade da pena.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702613162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ?mal necessário? à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade, desde que, no caso concreto, seja a única forma de controle social capaz de proteger determinado bem jurídico.Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:
		
	
	o Direito Penal possui como características ser essencialmente preventivo e repressivo, buscando sempre que possível, a aplicação de penas privativas de liberdade como forma de controle penal;
	
	o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
	
	o Direito Penal possui como características ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando sempre que possível, a aplicação de penas privativas de liberdade como forma de controle penal;
	 
	o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, e possui como características ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando sempre que possível, a aplicação de medidas alternativas às penas privativas de liberdade como forma de controle penal e portanto, devendo ser utilizado como última forma de controle social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703405163)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(83º Concurso de Ingresso ao MPSP ¿ 2003) Dados os enunciados: São verdadeiros: I. O princípio da legalidade, previsto no art. 1º do Código Penal, tem como fundamento o princípio nullum crimen, nulla poena sine praevia lege. II. A lei penal, ao entrar em conflito com lei penal anterior, pode apresentar as seguintes situações: novatio legis incriminadora, abolitio criminis, novatio legis in pejus e novatio legis in mellius. III. O Código Penal Brasileiro, no que diz respeito ao tempo do crime, adotou a teoria da atividade, pelo que se considera a imputabilidade do agente no momento em que o crime é cometido, sendo irrelevante, para tanto, o momento da produção do resultado. IV. No tocante ao lugar do crime, o Código Penal Brasileiro adotou a chamada teoria mista, que leva em conta tanto o local onde ocorreu a conduta, quanto o local onde se deu o resultado. V. Em relação à lei penal no espaço, a legislação penal brasileira adotou o chamado princípio da territorialidade temperada, pelo qual a lei penal brasileira é, em regra, aplicada aos crimes praticados no território nacional, tendo como exceções as convenções, tratados e regras de direito internacional.
		
	 
	somente I e V.
	
	somente I, II e III.
	 
	I, II, III, IV e V.
	
	somente II e IV.
	
	somente I e II.

Outros materiais