Buscar

Trabalho Causa e efeito.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diagrama de Causa e Efeito
Equipe:
Deusamar Simões
Elaine Gonçalves
Juliana Batista
2
DIAGRAMA DE PARETO
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
DIAGRAMA DE DISPERSÃO
HISTOGRAMA
FLUXOGRAMA
CARTA DE CONTROLE
FOLHA DE VERIFICAÇÃO
FERRAMENTAS
BÁSICAS
 DA QUALIDADE
3
Como vocês analisam as causas e as possíveis razões de um problema?
4
O nome Ishikawa tem origem no seu criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma ideia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
O que é o DIAGRAMA DE ISHIKAWA?
E quem foi Kaoru Ishikawa?
6
Considerado um dos gurus da qualidade, Ishikawa nasceu em Tóquio (1915), formou-se em Engenharia Química pela Universidade de Tóquio. foi professor e presidente do Instituto de Tecnologia de Musashi. Ishikawa contribuiu de forma significativa para a qualidade.
Qual principal objetivo dessa ferramenta?
Diagrama de causa e efeito tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico, ou seja, este diagrama considera que para cada efeito, existem, seguramente, inúmeras categorias de causas.
7
Qual principal objetivo dessa ferramenta?
As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como 6M:
8
Mão de Obra
Meio ambiente
Materiais
Métodos
Medição 
Máquina
Efeito
Vejamos então o significado de cada M:
Método – É método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
Matéria-prima – A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
Mão de Obra – A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas.
Máquinas – Muitos problemas são derivados de falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada.
Medida – Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
Meio Ambiente – O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc.
Existe ainda um sétimo M que tem o origem na palavra em inglês Management que por sua vez está relacionado à gestão. Importante ressaltar que nem todos os M’s necessariamente devem ser utilizados, pois em alguns casos, certos Ms podem não ser aplicáveis. A idéia de tentar “encaixar” todos os M’s seria permitir à equipe pensar em todas as possibilidades e visualizar outros fatores que podem impactar no problema. Isto evita com que o time fique focado somente em uma causa principal.
9
Etapas do Diagrama de Ishikawa 
👉Definir o problema;
👉Criar o escopo da espinha de peixe e marcar o problema;
👉Reunir a equipe;
👉Analisar as causas e fatores vinculados ao problema;
👉Planejar ações.
10
Exemplificando: Analisando o caso de um motor de um veículo que está em falha. Neste caso, ele não dá a partida. Em torno das causas principais, fazemos o levantamento das causas e subcausas:
Mão de Obra
Meio ambiente
Materiais
Métodos
Medição 
Máquina
Motor do Carro não dá partida
Revisão Periódica
Falha de Válvulas
Falha radiador
Ter dirigido em local com risco de enchente; 
Não parar o carro ao sinal de temperatura alta.
Veículo atingindo por enchente
Falta de conhecimento do mecânico 
Óleo de má qualidade
Filtro de combustível fora da validade
Para que é utilizado?
É possível aplicar o Diagrama de Ishikawa a diversos contextos e de diferentes maneiras:
para visualizar as causas principais e secundárias de um problema (efeito).
para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enxergando-o de maneira mais sistêmica e abrangente;
 para identificar soluções, levantando os recursos disponíveis pela empresa;
para gerar melhorias nos processos.
11
“
Benefícios
Fácil leitura;
Colabora para aperfeiçoar o processo;
Eleva o nível de compreensão das pessoas;
Fácil de aplicar;
Pouco esforço na prática;
Melhor entendimento das causas e efeitos;
12
O Diagrama de Ishikawa apresenta visualmente e graficamente as causas potenciais dos problemas ocorridos e seus efeitos que impactam diretamente na qualidade do que é produzido. Esta praticidade na leitura facilita o entendimento do processo do ponto de vista do trabalhador da empresa. Além disto, o diagrama de ishikawa é uma ferramenta que contribui para o aperfeiçoamento do processo, reunindo a equipe e promovendo uma bateria de discussões em torno dela.
O digrama de Ishikawa é uma ferramenta que pode ser adotada para elevar o nível de compreensão das pessoas que afetarão nas decisões tomadas para as soluções de problemas, visto que através dela é possível detalhar as causas das causas dos problemas até chegar numa causa raiz.
Conclusão
Em síntese, o diagrama de Ishikawa é uma das mais importantes ferramenta de qualidade  para o meio empresarial, um dos méritos desta ferramenta é sua capacidade de trabalhar com diversos pontos de vistas, compartilhando o conhecimento comum sobre o problema e incentivando que os membros da equipe visualizem o problema como parte de um sistema (induz ao pensamento sistêmico).
Além de facilitar o agrupamento e visualização das várias causas  potenciais de um problema e os efeitos que impactam diretamente na qualidade do que se produz, ampliando a visão das possíveis causas através da análise e da identificação de soluções, gerando assim, melhorias para o processo de produção. 
13
14
Referências
PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
MAGALHAES, Juliano. M. 7 Ferramentas da qualidade. Disponível em: http://www.aprendersempre.org.br/arqs/9%20-%207_ferramentas_qualidade.pdf . Acesso em: 11 de outubro de 2017.
EBAH. Kaoru Ishikawa Vida e Obra. Disponível em: 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOuoAF/kaoru-ishikawa-vida-obra . Acesso em: 11 de outubro de 2017.
FREITAS. Cristina. S. Gestão da qualidade. Disponível em: https://kenye.files.wordpress.com/2010/01/gestao_da_qualidade_apostila_2009_1.pdf . Acesso em: 11 de outubro de 2017.
CITISYSTEMS. Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou Espinha de Peixe. Disponível em: < https://www.citisystems.com.br/diagrama-de-causa-e-efeito-ishikawa-espinha-peixe/>. Acesso em: 11 de outubro de 2017.
15
Obrigada!
😉

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais