Buscar

Juliano Alves dos Santos Atividade 8


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Polo UAB: Palmeira - PR
___________________________________________________________________
ACADÊMICO: Juliano Alves dos Santos RA: 141961391
DISCIPLINA: Auditoria e Controladoria 		
ATIVIDADE: Atividade 8
Atividade 8 - Tarefa: Pesquisa e Elaboração de Texto (Valor: 9,0)     
O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) é o componente federal e coordenador do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), cujas competências em cada esfera de governo são regulamentadas pelo Decreto nº 1.651/1995.
Além de exercer atividades de auditoria e fiscalização especializada no âmbito do SUS, constante na Politica Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS (Participa SUS), o Denasus utiliza a auditoria como instrumento de gestão que contribui não apenas para a alocação e utilização adequada dos recursos, mas, sobretudo, para garantir o acesso e a qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos.
O que faz o DENASUS?
- Realiza auditorias e fiscalizações permanentes no SUS, de forma preventiva e operacional, sob os aspectos da aplicação dos recursos, dos processos, das atividades, do desempenho e dos resultados, mediante a confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério técnico, operacional ou legal;
- Averigua se as atividades estão de acordo com as disposições estabelecidas e se estão sendo executadas com eficácia, eficiência e efetividade; e
- Busca orientar os gestores e assegurar o uso adequado dos recursos destinados à saúde, evitando desperdícios, beneficiando a população com o acesso cada vez mais eficaz ao SUS. Principais ações
Auditoria e Fiscalização – Atividades planejadas pelo DENASUS, demandadas pelo Ministério da Saúde ou pelos órgãos de controle, como Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Polícia Federal,  Poder Legislativo, por solicitação dos cidadãos, por meio de denúncias ou reclamações à Ouvidoria Geral do SUS. 
Cooperação Técnica no SNA – Atividades que envolvem a interação entre os componentes do SNA do SUS; órgãos e entidades federais, estaduais e municipais; órgãos de controle interno e externo; conselhos de saúde; e gestores de saúde das três esferas de governo. Essas cooperações acontecem mediante a transferência de conhecimentos e técnicas, com produção e compartilhamento de informações visando ao aprimoramento dos processos de trabalho de auditoria no SUS.
Fortalecimento do SNA – O DENASUS tem a responsabilidade de propor estratégias para a melhoria e fortalecimento do SNA. Atua visando à promoção do desenvolvimento, a interação e a integração das ações e procedimentos de auditoria entre as três esferas de gestão do SUS. Propõe ações de cooperação técnica com os componentes estaduais e municipais do SNA, gestores municipais e estaduais e controle social de saúde, contribuindo para a qualificação dos auditores, da gestão e dos conselheiros de saúde com informações compartilhadas e ações pactuadas. Estimula o diálogo entre os órgãos de controle interno e a gestão do SUS. Incentiva a implantação do componente municipal do SNA especialmente, em municípios contemplados com recursos da Participa SUS.
Qualificação da Gestão – Orienta o gestor para alocação e utilização adequada dos recursos do SUS, favorecendo o acesso com qualidade para a população e deve ser utilizada na correção de distorções que porventura possam ser detectadas.
Conquistas
A instituição do Termo de Ajuste Sanitário (TAS), instrumento alternativo voltado para pactuação de acordo entre gestores do SUS das três esferas de governo para o equacionamento de impropriedades detectadas pelas atividades de controle realizadas nas instâncias do SUS, em especial pelo SNA e pelos demais órgãos de controle que atuam no sistema público de saúde.
O TAS tem a finalidade de conferir eficácia e qualidade ao processo de descentralização, organização e gestão das ações e serviços de saúde do SUS, assim como de consolidar os compromissos e as responsabilidades sanitárias dos gestores das três esferas de governo, beneficiando, assim, a população local.
A transparência também é uma importante conquista do DENASUS, na medida em que o cidadão pode ter acesso aos relatórios das auditorias concluídas pelo SNA do SUS, tanto por estados, municípios ou o Distrito Federal, no sítio eletrônico http://sna.saude.gov.br.
A ampliação do sistema informatizado de auditoria para utilização pelos componentes do SNA é outro avanço que merece destaque. Os gestores estaduais e municipais, por adesão, podem utilizar esse sistema para o gerenciamento de suas atividades de controle.
Próximos desafios
Reconstruir o quadro de profissionais auditores no componente federal do SNA do SUS; fortalecer o SNA, contribuindo para a e expansão da quantidade e da qualificação dos auditores nos três componentes; e ampliar o caráter preventivo e orientador das auditorias junto aos gestores de saúde.
Atribuições do DENASUS
 Decreto Nº 8.901, De 10 De Novembro De 2016
Nossa missão
"Realizar auditoria no SUS, contribuindo para qualificação da gestão, visando melhoria da atenção e do acesso às ações e aos serviços de Saúde".
Visão do futuro
"Ser referência em auditoria, reconhecido pela construção do SNA e sua contribuição para a universalização do acesso e qualidade da atenção à saúde do SUS".