Buscar

Simulado 4 DP III BDQ 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0110 - DIREITO PENAL III 
	Período Acad.: 2017.2 (BDQ 4)
	
		1.
		(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre os crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 1
	
	
	
	O crime de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal é de natureza formal, e ocorre sempre que um particular oferece ou promete alguma vantagem indevida a funcionário público para que este pratique, omita ou retarde ato de ofício; por sua vez, o crime de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal é de natureza material e apenas se verifica quando um funcionário público aceita pagamento ou promessa de vantagem em razão de seu ofício.
	
	
	O emprego de arma de brinquedo justifica a aplicação da causa majorante de pena inscrita no inciso I do parágrafo 2º do artigo 157 do Código Penal, na medida em que a vítima não detém condições de saber sobre a ausência de potencial lesivo do objeto.
	
	
	A diretora de uma tradicional escola infantil rejeita o pedido de matrícula de duas crianças negras, sob a justificativa de que, ali, ¿são recebidos os filhos dos mais importantes empresários da região, e pessoas de cor não são bem-vindas¿. Nesta hipótese, verifica-se a prática do crime de injúria racial previsto no parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal.
	
	
	Segundo a jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça, é inadmissível o reconhecimento de um crime de homicídio doloso qualificado privilegiado.
	
	
	UM CIRURGIÃO-DENTISTA MINISTRA UMA SUBSTÂNCIA SONÍFERA A UMA DE SUAS PACIENTES, À ÉPOCA COM 28 ANOS DE IDADE, ALEGANDO QUE SE TRATA DE UMA ANESTESIA NECESSÁRIA A UM PROCEDIMENTO COMPLEXO E DEMORADO. ESTANDO A PACIENTE ADORMECIDA, O MÉDICO ABUSA DELA SEXUALMENTE. NESTE CASO, VERIFICA-SE A OCORRÊNCIA DO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL PREVISTO NO ARTIGO 217-A DO CÓDIGO PENAL, CUJA AÇÃO PENAL SERÁ, CONFORME RECENTE ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, MOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO APENAS NA HIPÓTESE DE HAVER MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DA VÍTIMA CONSUBSTANCIADA EM REPRESENTAÇÃO CRIMINAL.
	
		2.
		Analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta em relação aos crimes contra o patrimônio: I- O Código Penal isenta de pena o indivíduo que comete uma Apropriação Indébita contra seu ascendente não idoso, configurando-se caso de imunidade absoluta. II- É Caso de Imunidade Absoluta, isentando o agente de pena, a prática de Estelionato contra o cônjuge judicialmente separado. III- O Crime de Extorsão, material, consuma-se como o efetivo recebimento da vantagem indevida. IV- Agente que comete crime de Roubo contra seu tio (não idoso), com o qual coabita, só pode ser punido se houver representação da vítima (seu tio).
		Quest.: 2
	
	
	
	III e IV estão corretas
	
	
	SOMENTE A ASSERTIVA I ESTÁ CORRETA
	
	
	I, III e IV estão corretas
	
	
	I e III estão corretas
	
	
	I e IV estão corretas
	
		3.
		Sobre a falsidade documental, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 3
	
	
	
	Quem falsifica documento e depois o utiliza responde por falsificação e uso em concurso material;
	
	
	O particular que solicita ao médico a emissão de atestado falso não responde pelo delito previsto no art. 302, do CP, por ser crime próprio;
	
	
	O funcionário público que, por negligência, concorre para o licenciamento de veículo remarcado, responde por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na forma majorada;
	
	
	O CRIME DE FALSA IDENTIDADE, QUANDO ELEMENTO DE CRIME MAIS GRAVE, É SEMPRE ABSORVIDO POR ESTE;
	
		4.
		Em relação ao crime de homicídio (CP, art. 121) É INCORRETO afirmar:
		Quest.: 4
	
	
	
	Se Clemenza pretendendo atirar em Don Barzini, que se encontrava conversando com o seu segurança, percebe que, assim agindo, pode atingir este último, deverá ser punido a título de dolo eventual caso lhe seja indiferente o resultado da sua ação: morte de Don Barzini ou de seu segurança.
	
	
	O homicídio qualificado é delito hediondo (Lei n. 8.072/90), deixando de ser quando cabível o privilégio previsto no art. 121, §1º, do Código Penal.
	
	
	O HOMICÍDIO SIMPLES É CRIME HEDIONDO, CONFORME PREVÊ A LEI N. 8.072/90 (LEI DE CRIMES HEDIONDOS).
	
	
	Considera-se homicídio qualificado por motivo torpe aquele praticado para garantir a vitória em concurso de beleza.
	
	
	Caracteriza homicídio privilegiado o fato de o agente cometer o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima.
	
		5.
		 Em uma festa na casa de Ana Cristina, Carlos Roberto, indivíduo violento, envolveu-se em uma discussão com Inácio, na sala de jantar, recinto repleto de móveis e objetos diversos. Acalorando-se a discussão, ambos se levantaram, já aos gritos, e subitamente Carlos, visando machucar e intimidar Inácio, deu-lhe um forte empurrão, em virtude do qual Inácio tropeçou e caiu, batendo com a cabeça na quina de uma mesa. Desmaiando imediatamente após a queda e permanecendo inconsciente, Inácio foi levado às pressas para o hospital mais próximo, onde foi internado, constatando-se a existência de traumatismo craniano. Três dias depois ele faleceu, em virtude desse ferimento. Tendo em vista os fatos narrados, pode-se afirmar que Carlos Roberto deverá ser indiciado e processado criminalmente por:
		Quest.: 5
	
	
	
	homicídio qualificado pela futilidade
	
	
	LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE;
	
	
	sua conduta é atípica, pois ocorreu uma fatalidade.
	
	
	homicídio culposo;
	
	
	homicídio simples

Continue navegando