Buscar

trabalho ensino fundamental 2017

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARCIA WOYCIK PAIANO RU: 1046104 TURMA: 2014 02
UTA HISTORICIDADE FASE l
DOIS VIZINHOS – PR
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARCIA WOYCIK PAIANO RU: 1046104 TURMA: 2014 02
UTA HISTORICIDADE FASE l
Relatório de Pesquisa da UTA
Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental
Apresentado a UTA Historicidade fase l
No curso de Licenciatura em Pedagogia
Tutor local: Caroline Aparecida Dias
Centro Integrado: Cedutec
DOIS VIZINHOS
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................1
O Estágio na Escola..........................................................................2
Aspectos históricos da instituição..........................................................2
Caracterização da equipe pedagógica...................................................2
Estrutura física, materiais e espaços pedagógicos................................3	
Concepções pedagógicas da escola......................................................3
Concepção de educação........................................................................3
Concepção de homem...........................................................................4
Concepção de sociedade.......................................................................4
Concepção do professor/profissional.....................................................4
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado.......5
Anexo.................................................................................................6
Conclusão..........................................................................................7
Referências........................................................................................8
1. INTRODUÇÃO
 O relatório apresentado é um resumo das observações feitas em uma escola da rede pública o ensino fundamental, no intuito de observar as ações que são promovidas pela escola. O estágio supervisionado no ensino fundamental tem como objetivo o estudo de ações que fazem parte da docência , análise as políticas educacionais para o curso formação , cooperar com a organização de aulas no ensino fundamental. Para compor este relatório foi necessário ir várias vezes a instituição escolar, e fazer as necessárias observações tais quais foram anotadas. Através da observação das aulas foi analisado o conhecimento da equipe pedagógica e os profissionais que formam a organização escolar. O estágio é de extrema importância para a formação do profissional, permitindo que a experiência do cotidiano escolar, aproxime a teoria e a pratica preparando o futuro pedagogo para praticar a docência. 
É no estágio do ensino fundamental, que estudamos a relação professor-aluno-conhecimento na configuração do processo educacional, dentro da organização do ensino fundamental, além da discussão sobre as metodologias especificas de ensino, do planejamento da docência e da gestão educacional desse nível de ensino, analisando enfim a atuação e o planejamento presentes.
As profissões de professor e pedagogo exigem que entendamos alguns aspectos: como nossa formação ocorre, ou seja, o que é a formação inicial, como acontece e qual a importância da formação continuada e de que forma a experiência profissional contribui para a prática educacional. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor., conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
2. O Estágio na Escola
2.1 Aspectos históricos da instituição 
O estágio Supervisionado foi realizado na Escola 28 de Novembro, situada á rua Padre Anchieta, 759, no bairro Centro , CEP 85660-000, localizada na cidade de Dois Vizinhos, no estado do Paraná, o contato com a escola pode ser realizado através do telefone (46) 3536-2197 e do email escola28@hotmail.com. 
A escola foi fundada em 1965, na Gestão de Dr. Jaime Guzzo,e atualmente é a diretora Romancilda com formação em Pedagogia. A escola oferta atendimento nos Ensino Regular Fundamental, anos Inicial, nos períodos matutino e vespertino, do 1° ao 5° ano. Atende alunos nos bairros próximos á escola como a margarida Galvan, Bairro da Luz, bairro das Torres e também alunos que moram no Centro Norte.
A instituição atende a um número total de 269 alunos sendo 135 no período matutino e 134 no período vespertino.
O estágio foi realizado no período de 29 de junho de 2017 a 08 de julho de 2017, no turno manhã, sendo observada a turma de 4° ano.
2.2 Caracterização da equipe pedagógica
A escola conta com 1 (uma) diretora com 40h semanais e 2 (duas) coordenadoras pedagógicas com 20h semanais cada uma. 10 (dez) professoras regentes, 2 (duas) auxiliares, 2 (duas) professoras para sala de apoio. Temos também professores de educação física, psicomotricidade, arte. literatura e inglês, para suprir as horas atividades dos professores regentes. As aulas têm início às 07h3Omin e término às 11h3Omin no período matutino e no período vespertino têm início às 13h30hmin e término às 17h3Omin, sendo que há o intervalo para o recreio de 15 (quinze) minutos nos dois períodos (09h45min às 10 h — 15h45min às 16 h). As aulas de reforço são realizadas no horário do contra turno escolar, sendo atendidos os alunos com dificuldades de aprendizagem.
2.3 Estrutura física, materiais e espaços pedagógicos
 A Instituição de ensino organiza-se de um regime de funcionamento com estrutura física e equipamentos adequados, gestão escolar (administrativo e pedagógico) e empenho de toda a equipe no cumprimento das normas estabelecidas pelo no sistema de ensino. Além disso, busca trabalhar o com a comunidade escolar, a fim de atender ás expectativas da população. A escola Municipal 28 de Novembro conta hoje, com 5 (cinco) salas de aula; 1 (uma) sala dos professores; 1 (uma) sala de coordenação pedagógica; 1 (uma) biblioteca, 1(uma) sala para laboratório de informática e 1 (uma) sala de reforço escolar. Além destas instalações, possui 1 (uma) área coberta para recreação (quadra); 1 (uma) cozinha; 1 (uma) despensa; 1 (uma) lavanderia; instalações higiênicas com 3 (três) banheiros femininos e 3 (três) banheiros masculinos; 1 (um) banheiro adaptado e 1 (um) banheiro anexo 'a sala de apoio; 1 (uma) sala administrativa com almoxarifado; 1 (um) banheiro para os professores e um espaço de área livre. 
2.4 Concepções pedagógicas da escola 
 Por meio da consulta do Projeto Pedagógico da escola identificamos a concepção de educação adotada por ela quanto á compreensão da escola tem um papel importante na evolução do processo de aprendizagem de cada cidadão que consegue passar por uma instituição educativa, cuja função é orientar e prepara socialmente.
2.5 Concepção de educação 
Educação é a ação de instruir. Significa dar polidez. Em sua origem, o significado de "direcionar para fora" era empregado com o sentido de disciplinar ou preparar uma pessoa para o mundo, para viver em sociedade, ou seja, conduzir para fora da casa dos pais, para fora de si mesma, mostrando as diferenças que iria encontrar no mundo. Num sentido mais amplo e moderno, educação tem como significado os hábitos, valores e costumes em uma determinada cultura, que são transferidos de geração para geração. Assim, a educação é formada através das situações presenciadas e das experiências vividas por um indivíduo ao longo de sua vida.
 A educação, no seu sentidomais amplo, atinge também os ambientes escolares, levando o indivíduo da educação infantil à graduação de nível superior, com objetivos determinados, tendo os conhecimentos adquiridos para exercer sua função pessoal e profissional no meio em que foi inserido e educado. 
2.6 Concepção de homem
A concepção de Homem e aprendizagem pode ser considerada produtiva quando acontece num processo de cooperação, trabalho em grupo e com isso a (constituição) formação de um cidadão solidário, autônomo, criativo, critico para operar, conhecer e mudar sua realidade social e pessoal. É importante que todas as áreas de desenvolvimento do ser humano adulto estejam de certa forma ligada a vida escolar da criança, ainda no ensino fundamental, com os conteúdos relacionados a fatos e princípios que correspondem ao compromisso científico, sendo transmitidas as novas gerações aquele conhecimento socialmente produzido. Os conteúdos relacionados a objetivos estão ligados com a formação integral da criança, seus valores, nível de conhecimento, assimilação para a vida, enfim, o que deverá mover suas ações. 
2.7 Concepção de sociedade
A sociedade é formada por indivíduos, que buscam ideais, bens comuns, a fim de viver numa sociedade melhor, relacionam-se por meios de vínculos das mais variadas naturezas: Econômicas, políticas e culturais, familiares, religiosas, etc. Defendemos a construção de uma sociedade inclusiva, considerando a diversidade em geral como ponto positivo para a nossa ação, que deve reforçar o respeito pelas culturas. Desta forma entende-se que a Unidade Escolar se constitui em espaço privilegiado de integração das diversidades culturais, étnicas, de gênero e sexuais. A convivência com o diferente e com a diversidade possibilita a construção de novos saberes e relações. O ser humano é um sujeito que descobre, conhece, pensa e, portanto constrói a realidade. 
2.8 Concepção do professor/profissional
O papel do professor/profissional e qual o papel social adotado por ela é a reforma educacional no Brasil exige um novo professor e para isso é necessário a formação permanente de nossos educadores, estar sempre atualizado. A escola como contexto de formação vai planejar as atividades de acordo com as necessidades de seus profissionais o que implicará em forma e conteúdos variados. Reuniões de supervisão da prática de ensino é um ponto fundamental nesta formação. Nelas, tanto a percepção do papel do professor quanto a o desempenho do mesmo devem ser trabalhados de maneira integrada e crítica. 
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado
Realizei o estágio e participei ativamente das atividades do dia a dia da equipe pedagógica. A pedagoga teve interesse em me dar a oportunidade de ajudar ela na reunião de professores aonde me esclareceu dúvidas e me ajudou a ver de uma forma mais clara o lado dos professores em relação a escola. A acolhida que tive por parte da direção da escola me deixou bastante a vontade para realizar as atividades necessárias. Agradeço a escola e a turma dos profissionais pedagógicos em que realizei o estágio. Nessa observação percebi que não é fácil ser professor e temos que batalhar muito para sermos um ótimo profissional e que também não é fácil ser um diretor, uma pedagoga, cozinheira, zeladora e secretaria , pois todos tem um papel muito importante na escola e na vida dos alunos.
O estágio é um momento de transformar e saber que terá que enfrentar desafios na sala de aula na profissão de um educador. No contexto do estágio, vivenciamos algumas situações complexas e procuramos encontrar soluções e tomar decisões sobre a melhor atividade a desenvolver, como estimular os alunos a participarem das aulas. Todavia, mesmo diante dessas dificuldades, sabemos que é no estágio que temos a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar competências. Para que o estágio seja realmente significativo se faz necessário uma reflexão e análise constante da realidade escolar apresentada como também a compreensão do cotidiano da escola para que se possam encontrar formas e de interação e intervenção de maneira responsável. .Em síntese planejamento é de fundamental importância na prática do educador, pois é a partir dele que é possível traçar os objetivos, as metas que se pretende alcançar. 
É com o estagio também não é diferente, ao planejar é preciso pensar no espaço físico que a escola oferece, no tempo disponível, na organização da sala, e como serão distribuídas as atividades com a turma já que se trata do fundamental I, (5º ano) e a turma apresenta níveis de aprendizagem diferenciados, a professora regente é formada em pedagogia e tem mais de quinze anos atuando na educação. E pensando nisso, para o estagio supervisionado, na etapa da regência foi elaborado uma atividade de conhecimento prévio dos alunos, buscando conhecer a bagagem de aprendizagem que os alunos apresentavam. 
No diagnóstico realizado verifiquei que todos os alunos da turma já se encontram alfabéticos, eram bem tranquilos durante as aulas, porém tem alguns alunos com dificuldades já que a turma é muito grande contendo trinta e dois alunos, quinze meninos e dezessete meninas. Mas tinha dois em especial, com mais dificuldades que os outros, é uma turma diferenciada, percebi que isso dificultava o trabalho da professora regente, sempre tinha que dar uma atenção maior pra eles. Vale ressaltar que a dedicação ao estágio fez parte desse percurso, pois tudo que se faz com amor colhe bons frutos. 
Durante os dias que fui estagiar no 5° ano a professora foi dado as matérias de matemática e como conteúdo: as continhas de mais, menos e vezes, português: histórias e frases para completar, produções de textos, gramatica, muita leitura, ciências: meio ambiente, geografia: os mapas, exercícios para completar o nome das cidades, textos, explicações etc. Participei bastante das aulas ajudando os alunos e observando quanto são participativos nas aulas e como é gratificante vê-los aprendendo mesmo com algumas dificuldades. 
	Nome: Marcia Woycik Paiano
RU: 1046034
POLO: Centro Universitário Uninter
	Disciplina: ciências 
	Série/ano: 5° ano
	Duração da aula: Duas aulas
	
	Conteúdo
	Objetivos
	Estratégia
	Recursos
	Avaliação
	
.Ciências
.Trabalhar Formas de reciclagem.
 A importância da reciclagem para o meio ambiente
Identificar os produtos que podem ou não podem ser reciclados e reaproveitados;
 Desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente.
	
.Conscientizar os alunos, sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente, importância da reciclagem no cotidiano;
Utilização de recursos
tecnológicos para sua aprendizagem de forma prazerosa e despertando o interesse nos conteúdos aplicados.
	
 Organizei-os em um círculo, afastando as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, assistimos com a turma a um vídeo sobre o meio ambiente da turma da Mônica um plano para salvar o planeta.
. Após a exibição do vídeo, conversei com os alunos sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.
Importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?
Depois cada um apresentou seu trabalho com recurso do celular
Arrumei na televisão para que todos pudessem ver melhor seus slaides e vídeos.
	
Celular, caderno, lápis, caneta, slaides, borracha e televisão.
	
.Eu avaliar como um todo e individual, como foi a pesquisa que os alunos fizeram, com fotos ou vídeos sobre o meio ambiente e a reciclagem do lixo, como foi a experiência de utilizar esse recurso tecnológico.
	Referências: http://ensinar-aprender.com.br/2013/01/modelo-de-plano-de-aula-exemplo.html
https://www.goconqr.com/pt-BR/examtime/blog/celular-em-sala-de-aula/
Conclusão
Com o estágio Supervisionado teve a observação da prática docente no 5º ano do ensino fundamentalarticulado à temática do meio ambiente e o lixo reciclável , podemos entender que ser Pedagogo (a) é algo que o estudante deve desenvolver na prática, tornando-se uma opção consciente e crítica, um compromisso político democrático e uma competência profissional qualificada.
É no momento do estágio que o estudante tem o direito de conhecer a real situação, de modo a fazer crescer o interesse pelo campo, verificar se os conhecimentos adquiridos são pertinentes à área. É o período para se efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino/aprendizagem que se tornará concreto, permitindo ao aluno comparar programas de estudos conhecendo as diferentes necessidades da sociedade.
O Estágio foi muito enriquecedor como uma futura pedagoga, pois permitiu uma reflexão para a construção de uma prática educativa junto às crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, oportunizou a articulação entre teoria vista em sala de aula e prática docente cotidiana, entender que diante da necessidade de se ter cidadãos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos e, principalmente, responsáveis pela sustentabilidade do nosso planeta, é posto à educação, como um instrumento de formação, o papel de tornar a comunidade escolar educada ambientalmente falando. Visto que, uma prática educativa voltada para a consciência ambiental desperta nas pessoas diversas questões, simples e fundamentais, como por exemplo, saber utilizar os recursos naturais de forma responsável, reaproveitar materiais já usados (reciclagem), separar os resíduos de casa (coleta seletiva), etc., a fim de diminuírem os enormes problemas sociais, econômicos e, especialmente, ambientais que o mundo passa atualmente. Essas e outras ações aprendidas no cenário escolar contribuirão para o equilíbrio do meio ambiente.
A educação brasileira precisa contar com educadores que trabalhem para o desenvolvimento do ensino fundamental, por isso é de suma importância preparar o futuro pedagogo para atuar de forma plena e capaz se formar bons cidadãos consciente do saber capaz de avançar ao processo de aprendizagem.
4.REFERÊNCIAS
http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade.pdf
1.Estágio-Programas 2. Pedagogia como profissão 3. Pedagogos – Formação profissional l.Silva, Mônica Caetano Vieria da. Ll. Urbanrtz, Sandra Terezinha. lll.

Continue navegando