Buscar

Motores Eletricos

Prévia do material em texto

Introdução 
O movimento de rotação causado pelos motores elétricos é a base do funcionamento de muitos eletrodomésticos. Eles sem encontrados em várias formas e tamanhos, vai depender muito para que finalidade será utilizado.
Existem dois tipos de operações para os motores. Os que operam por corrente continua (CC) que podem ser alimentados por pilhas ou baterias e os que operam por corrente alternada (AC) que são alimentados diretamente pela rede elétrica.
Princípios de funcionamento 
Para iniciar o seu giro, o rotor do motor precisa de um torque. Essa ação normalmente é produzida por forças magnéticas desenvolvidas entre os polos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou de repulsão “puxam” ou “empurram” os polos moveis do rotor, produzindo torque, fazendo com que ele gire rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante. São essas forças entre polos que produzem o torque necessário para fazer o rotor girar.
Porém, um motor não pode funcionar se for construído exclusivamente com ímãs permanentes. Mesmo que ímãs permanentes sejam frequentemente usados, principalmente em pequenos motores, pelo menos alguns dos 'ímãs' de um motor devem ser 'eletroímãs'. 
A classificação dos motores elétricos depende de sua fonte de eletricidade. A maioria deles funciona com corrente alternada, que troca a direção do fluxo várias vezes por segundo. 
As áreas de polo positivo e negativo no eletroímã se revertem e alteram o que faz com que se mantenha girando. Qualquer equipamento que se mova e esteja conectado a uma tomada na parede é impulsionado por este tipo de motor.
Entretanto também existem os motores que trabalham com corrente contínua que obtêm a eletricidade através de uma bateria. Para realizar o processo de inversão, possuem uma peça chamada comutador, que alterna dentro do eletroímã a direção da corrente e muda a polaridade do campo magnético.
Os motores de corrente contínua são mais primitivos que os de corrente alternada, porém podem ser úteis em lugares que não exista uma fonte de corrente elétrica.

Continue navegando