Buscar

trabalho desafio proficional

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp 
Centro De Educação A Distância
Polo: Centro De Educação A Distancia (CEAD)
Curso: Pedagogia 
Disciplinas norteadoras: Educação E Diversidade, Estrutura E Organização Da Educação Brasileira, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas À Educação E Desenvolvimento Pessoal E Profissional.
 Karina Ferreira Dos Santos 
5344665141
Desafio Profissional
Nome Do Tutor A Distância: Tatiane Duarte Conte 
Barretos/SP 
07/05/2017
Sumário
Introdução ----------------------------------------------------------------------?
Justificativa---------------------------------------------------------------------?
Objetivos --------------------------------------------------------------------------?
Metodologia---------------------------------------------------------------------?
Cronograma---------------------------------------------------------------------?
Avaliação-------------------------------------------------------------------------?
Referências-----------------------------------------------------------------------?
Introdução
O presente trabalho foi elaborado com objetivo de despertar mais interesse em nossas crianças e adolescente, com intuito de que o aluno sinta importância dos estudos, para garantir um futuro brilhante. 
 Escola: localizada em Barretos, atender cerca de 860 alunos e oferecer ensino nas modalidades Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnico de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos, 19 salas de aula, dois laboratórios de informática educacional, laboratório de ciência e tecnologia, de física, química e biologia. Também haverá salas de vivências teatrais e musicais, sala multidisciplinar, sala para atendimento especializado especifico, sala para atendimento psicólogo, piscina semiolímpica aquecida, biblioteca e duas quadras poliesportivas cobertas, material didático (privada). 
Corpo docente do ensino médio: 25 professores qualificados, sendo 32 alunos para cada professor, Professores profissionais especializados em ensino e pesquisa na área de Educação, desenvolvendo atividades escolares com duração 5 horas diária, docentes com responsabilidade específica de produção de pesquisa com dedicação integral e exclusiva de alto grau de envolvimento, além de ser bastante proativos, interessados, colaborativos, envolvidos e motivados com os trabalhos e participam efetivamente da construção do projeto politico pedagógico da escola.
Corpo discente do ensino médio: entre classe baixa e média, a cultura escolar, através dos conteúdos selecionados historicamente, e a cultura da escola – expressa na sua organização, em seus padrões de comportamento, em sua linguagem e práticas – passam a fazer parte da vida destas crianças e jovens, que por sua vez são sujeitos de valores e padrões culturais distintos. Portanto, o acesso à escola traz consigo a necessidade dos discentes conviverem não apenas com valores e padrões culturais inerentes à instituição, ao mesmo tempo, padrões de uma cultura global e a aproximação com outros povos e as manifestações culturais, ou seja, o local. A convivência com as diferenças torna-se, neste âmbito, uma necessidade das sociedades contemporâneas. Como também, com a diversidade que caracteriza seus agentes: alunos e alunas, professores e professoras, funcionários; enfim, de todos aqueles que participam do cotidiano escolar. A escola, sob este ponto de vista, pode ser compreendida como um espaço privilegiado para a expressão da diversidade social, um local de encontro/confronto/diálogo entre diferentes crenças, hábitos, linguagens, valores, costumes. Um espaço onde a convivência democrática pode ser exercitada contribuindo para a construção de valores democráticos tais como tolerância, igualdade, equidade. No entanto, não basta a reunião desta diversidade em um mesmo espaço para que haja reconhecimento do outro, confronto, respeito, diálogo; estas atitudes carecem de uma organização escolar e de ações educativas comprometidas com tais finalidades, ou seja, seu potencial formativo para a convivência democrática só se viabiliza mediante a intencionalidade institucional e docente. Em torno de seis alunos que conforme o desempenho abaixo da média, que são reprovados anualmente por não atingir a meta. A escola possui em média de seis jovens que estuda de manhã e trabalha a tarde pela guarda mirim para satisfazer suas necessidades e ajudar os pais. Horário escolar Matutino: 07h00min às 12h20min vespertino 13h00min às 18h20min e integral 07h30min às 16h30min. 
Justificativa
A escola visa proporcionar tanto a alunos como a docentes as melhores condições para que as metas de aprendizado sejam alcançadas. Incluindo uma psicóloga na escola ajuda muito o professor a aproximar dos alunos seria muito importante, assim o aluno seria preparado por dois grandes profissionais para uma visão educacional da escola (princípio de aprendizado centrado no aluno) irá promover um alto grau de interação entre os alunos, tirando vantagem da diversidade em termos de formação, experiência prévia, áreas de atuação, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, contemplar um horário semanal de atendimento individual ao aluno, dando-lhe a chance de acessar o professor para tirar dúvidas sobre a matéria lecionada. Este atendimento pode ser feito pessoalmente ou via plataforma interativa, conforme orientação do programa de ensino. A responsabilidade do corpo docente, mais do que com a atividade de ensino, é com o aprendizado dos alunos. Considerando-se que todos os programas de ensino possuem um processo de admissão de alunos que avalia a capacidade intelectual dos candidatos e sua identificação com a proposta educacional da escola, assume-se que todos os alunos admitidos têm, em princípio, condições de desempenhar adequadamente nos respectivos programas. Assim, no seu conjunto, espera-se que os alunos atinjam altos níveis de alcance das metas de aprendizado nos programas e suas respectivas disciplinas. A responsabilidade por este sucesso é compartilhada por alunos e corpo docente. O insucesso eventual de alguns alunos é igualmente compartilhado por alunos e corpo docente
• Observar e preservar o Código de Ética e Conduta do orientando o aluno quanto a atitudes não condizentes com os princípios e valores, tais como cola e plágio, no relacionamento entre alunos, entre professores, alunos e professores, alunos e colaboradores, professores e colaboradores.
Assim, a educação escolar assume uma função que historicamente já foi de competência pública: a formação dos indivíduos. Para desempenhar tal função, a nova escola precisa trazer a vida para o seu interior, tornar-se o local onde os discentes vivam plena e integralmente, de modo que construam valores morais e sociais. As ações deste tipo de educação não podem se orientar por procedimentos tradicionais, pois não há como marcar lições sobre tolerância, simpatia, entusiasmo. A escola meramente informativa não é suficiente para aparelhar seus alunos e alunas para a atitude crítica de inteligência, para julgar, discernir, ser consciente do que acontece sem perder sua individualidade. As práticas desenvolvidas nas escolas devem, portanto, privilegiar a autonomia dos alunos e alunas, estimulando reflexões e ações que se referendam no contexto de vida dos mesmos. Tal concepção de educação desenvolve-se dentro da escola, mas articula-se com o que acontece em seu entorno, ou seja, a educação não se encerra com o que é transmitido em sala de aula, pelo contrário, o trabalho dentro da sala de aula é desenvolvido a partir de situações contextualizadas em seu exterior. A educação passa, então, a ser entendida de forma mais abrangente, como uma tarefa social que compete a toda a comunidade. Neste sentido, um caminho possível é que a escola se abra ao seu entorno, articule-se à comunidade em que se insere, realizando um trabalho que aproveite o potencial formativo dos espaços nãoescolares, que se aproxime dos valores e da cultura da comunidade local, que amplie a participação de todos e todas no trabalho desenvolvido. Assim, defendemos que, na busca por uma educação transformadora, que tenha a intenção de formar para a cidadania, a articulação entre escola e comunidade coloca-se como uma opção profícua, que possibilita a ampliação do papel da escola.
Objetivos Gerais
Proporcionar aos estudantes, o desenvolvimento de habilidades pessoais, intelectuais e sociais e possibilitar um processo de ensino aprendizagem aos estudantes e docentes.
Objetivos Específicos
Refletir sobre as práticas docentes e as implicações nos processos de aprendizagens dos alunos.
Metodologia 
 
• Com parceria com a psicóloga preparando a mente do aluno, conduzirei as aulas de acordo com a visão educacional.
• Aprimorar e inovar meios de avaliação do desempenho dos alunos, preocupando-se com a coerência entre a avaliação do aprendizado, os objetivos de aprendizagem da disciplina e as dinâmicas de aulas (entendendo-se que os objetivos de aprendizagem serão adequados ao nível de exigência/dificuldade de cada curso — graduação, pós, educação executiva).
• Definir as avaliações e respectivos critérios de correção em conjunto e com base nos fundamentos e evidências de aprendizagem estabelecida no plano de aula. Especificamente as provas intermediária e final deverão ser as mesmas e ter os mesmos critérios de correção. Os planos de aulas podem variar nas dimensões “atividades” e “leitura prévia”, com base no estilo didático e forma de abordar o conteúdo de cada professor. Por outro lado, “problemas”, “fundamentos” e “evidências de aprendizagem”, por constituírem os propósitos e cerne da disciplina devem ser únicos sempre que houver mais de um professor ministrando a mesma disciplina em razão do número de turmas. Eventuais exceções poderão ocorrer somente por determinação prévia feita pela coordenação acadêmica em contextos especiais tais como transição de grade (turmas em diferentes semestres) ou reformulação da disciplina com base em revisão curricular.
• Corrigir as avaliações intermediárias e finais, com base em critérios previamente definidos, aplicados consistentemente para todos os alunos, permitindo que feedback construtivo seja dado aos alunos e também ao próprio docente, com relação aos resultados e oportunidades de aprimoramento, para fins de ajustes necessários na disciplina. Dessa forma, as avaliações cumprem seu papel de instrumento de aprendizado e desenvolvimento.
• Atender as orientações das coordenações acadêmicas e de apoio acadêmico, quanto ao sistema de notas, divulgação de material das aulas, entre outros.
• Atender à convocação dos coordenadores acadêmicos para participar e contribuir nas reuniões regulares pertinentes ao programa de ensino no qual leciona.
• Adaptar, ajustar, atualizar planos de aulas, dinâmicas de aulas e avaliações de acordo com as orientações das coordenações acadêmicas e/ou institucionais, à luz de revisões curriculares, de objetivos de aprendizagem dos cursos, de conclusões dos processos de Garantia de Aprendizagem ou outras iniciativas que visem reforçar a proposta educacional da escola.
• Estabelecer horário para atendimento individual aos alunos seja pessoalmente ou por meio de plataforma interativa, de acordo com as diretrizes do programa de ensino.
• Responsabilizar-se pelo desempenho dos professores auxiliares (monitores) das disciplinas que ministra, seja na sala de aula, ao corrigir trabalhos e outras avaliações, exceto as provas intermediárias e finais, entre outros aspectos relativos à atuação do auxiliar monitor.
• Atenderei aos prazos, fluxos e procedimentos, conforme orientação das Psicólogas e Coordenações de Apoio Acadêmico.
• Considerarei a avaliação feita pelos alunos como fonte de informação relevante ao desenvolvimento de seu desempenho em sala de aula.
• Empenhar-se nas atividades periódicas relacionadas ao processo de Garantia de Aprendizagem.
• Buscarei feedback dos coordenadores dos programas de ensino e de colegas, visando aprimorar sua atuação em sala de aula.
• Participar ativamente dos programas ou iniciativas de desenvolvimento do docente que visam alinhar as práticas docentes à proposta educacional da escola.
• Utilizar os recursos oferecidos pelo PID (Plano Individual de Desenvolvimento), processos de mentoria, PAAP (professor assistindo aula de professor), orientações no desenho do curso e workshops sobre temas relacionados a práticas pedagógicas.
• Assumir a carga padrão de orientação de alunos em monografias, trabalhos de conclusão de curso ou dissertações, de acordo com as características específicas de cada programa de ensino.
• Observar e preservar o Código de Ética e Conduta do orientando o aluno quanto a atitudes não condizentes com os princípios e valores, tais como cola e plágio, no relacionamento entre alunos, entre psicólogos, entre professores, alunos; professores e psicólogos, alunos e colaboradores, professores e colaboradores, alunos e colaboradores, etc.
Cronograma
Seria muito importante a presença diária de uma psicóloga na escola para disponível para atender período integral todos os dias, ajudaria muito as crianças e os jovens. Uma vez na semana, tirar umas duas aulas para escutar o aluno e debater as dificuldades que cada aluno tem escutar suas ideias esclarecer suas duvidas, criar certa aproximação. 
	EXECUÇÃO
	FEV
	MAR
	ABR
	MAIO
	JUN
	JULH
	AGOS
	SET
	OU
	NOV
	APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Atendimento com Psicóloga
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	DINAMICA 
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	Debate e critica 
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	Orientação pedagógica individual e grupal 
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
Avaliação
O professor escutando o aluno, aos poucos vai ganhando espaço e certa aproximação dependendo da dificuldade do aluno estarão sendo atendido pelo psicólogo na própria escola seria mais fácil para o aprendizado do aluno, por que muitas vezes passa por problemas pessoais e acaba bloqueando o aprendizado, havendo esse desbloqueio criando uma parceria entre o psicólogo e o professor, chegaram a melhores resultados e melhores disciplina na escola, muitos não tem apoio nem dos próprios pais, O aluno trabalhando a mente ele vai evoluir mais rápido.
Referências
https://youtu.be/QonqCXrMSCA , https://youtu.be/oUQUoT-BMk8 
Autora: Karina Ferreira dos santos

Continue navegando