Buscar

resumo direito civil iv

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Civil- 
Saisine- transmissão dos bens para os herdeiros- 1784. 
Aplica a lei que estava em vigor do momento da morte. Lugar da herança- ultimo domicilio do autor da herança, onde foi aberta a sucessão. 
Origem- Sucessão legitima- por lei, os herdeiros necessários pelo menos tem direito à metade da herança. Testamentária- ultima vontade ao autor. O que não deu pra cumprir no testamento recai para a sucessão legítima se os legítimos são necessários. Critério da extensão- universal (herança)- todo o monte que esta sendo transmitido. Singular- legatário- determinada no testamento. 
Um monte- unitário até a partilha que é indivisível- imóvel – unitário e até a partilha indivisível. Formalidade- escritura pública, vênia conjugal se não for separação legal. Por ser indivisível não pode ser singular. Se os herdeiros quiserem dispor podem, porém tem que pedir para o juiz (autorização legal). Cessão de direitos a 3° e se for onerosa – dar preferência aos cooerdeiros (1794 e 1795) – os cooerdeiros se sentirem prejudicados- art.acima. 
Aceitação e renúncia – 1804. Aceitação- confirmação do direito sucessório devido a lei ou testamento. Se quiser aceita, se aceitar é definitivo, pode ser expressa, tácita ou presumida. Renuncia é a manifestação formal daquele que não quer o direito sucessório. Tem que estar expressa 1806. Aceitação retroativa a abertura da sucessão e é irrevogável assim como a renuncia. 
Renuncia abdicativa é aquela que deixa o monte que não quis e translativa que deixa em favor de outro herdeiro. A aceitação e renuncia não podem ser parciais. 1808. A abdicativa tem que ser para a mesma classe- herdeiro p/ herdeiro. Não se permite representar renunciante. Quem suceder e depois morrer dará o ônus de seus herdeiros aceitarem ou renunciarem a herança. 1809. 1813- quando alguém renuncia pode ser que prejudique um credor do suposto herdeiro, se prejudicar o credor pode pedir o pagamento do prejuízo no espolio, no prazo de 30 dias a contar da ciência da renuncia. 
Exclusão – é punição porque é indigno ou porque foi deserdado. A natureza juridica é punitiva e por isso precisa ter processo gerando sentença, devido processo legal e contraditório. Se a causa for indignidade o prazo será de 4 anos a contar da abertura de sucessão, se for deserdação o prazo também será de 4 anos, porem a contar da abertura do testamento, 1965. Deserdação 1962/ 1963- tem que ser instruída com testamento . efeitos da exclusão- a pessoa excluída perdeu o direito sucessório, a lei equipara o excluído ao herdeiro pré morto. Neste caso os descendentes do excluído vão poder representar. Se os descendentes do excluído forem sucessores esses bens os excluídos vão perder os usufrutos e a eventual herança desses bens. 1817- os bens que forem transmitidos a terceiro de boa fé onerosamente essa vantagem econômica terá que ser paga a aquele que se beneficiou pela exclusão, se for gratuita ou se não for de boa fé terá que devolver o bem, não terá direito a benfeitoria a não ser as necessárias e os frutos terão que pagar a aquele que se beneficiou. 
Vocação hereditária- 1798- dar direito sucessório a quem estava vivo no momento da abertura da sucessão. Tem que sobreviver ainda que em breve momento. Ele não sucede, garante o seu direito e se nascer assume o seu direito. Tem que nascer para ter o direito.
 Prole eventual- somente na sucessão testamentária. 1° filho da Luiza 1800, par 4°, prazo da abertura. A concepção tem que ser dentro desses 2 anos. Fica sob a administração sobre quem apontar no testamento. Sucessão legitima- por força de lei, suceder por direito próprio, por representação ou por concorrência. Transmissão – ocorre na legitima ou testamentária- sou sucessor do sucessor. Partilha pode ser por cabeça ,quem sucede por direito próprio o, por estirpe, linha (ascendentes)
Herança são os bens da pessoa morta em sucessão. Meação parte que decorre do regime de bens para o cônjuge que estava vivo no momento da abertura da sucessão. Ordem da vocação hereditária- descendentes em concorrência com o cônjuge sobrevivente- regra. Exceções – cônjuge que não concorre com os descebdentes- ex. separação legal. O cônjuge sobrevivente só concorre sobre os bens particulares. Partilha o cônjuge vai receber o mesmo que o herdeiro partilhar por cabeça – o cônjuge sobrevivente pode acumular concorrentemente com os herdeiros, se for ascendente de todos os herdeiros. 
Se o sobre dividir com o ascendente 1829 inciso 2 c/c 1836 e 1837 , os ascendentes só tem herança se não tiver descendente, nenhum dos ascendentes podem suceder por representação, só por direito próprio, partilha por linha- pega a herança divida metade para família da mãe e metade para dopai. 1836 concorrência com o cônjuge dar 1/3 para o cônjuge se concorrer com os ascendentes. 1/.2 se for 1 ascendente ou se os ascenderes forem de grau maior que o primeiro. 
Direito real de habitação – somente para o único imóvel que sirva de residência para a família que conste no inventario. Independe do regime de bens, independe de ter o cônjuge sucedido ou não. Direito vitalicio, mesmo se houver formação de nova família., (se casar de novo) .
Ausência de descendetes e ascendentes- pega a inteira e entrega pro cônjuge ou companheiro. Trata-se o mesmo para o cônjuge ou companheiro. Excessão- cônjuge ou companheiro que não tem direito ao inventário porque estavam separados ou separados de fato por 2 anos com culpa do sobrevivente, na data de morte. Porem não importa mais culpa ou comprovação 1830. Colaterais ate 4 graus de parentesco 1829 inciso 4 1839, obedecer a ordem do graus de parentesco, chamo primeiro os irmãos. Os irmãos unilaterais ficarão com a metade de cada irmão bilateral . 1843 p/ cada filho de irmão unilateral entrega a metade do irmão bilateral. 1853- só o filho de irmão pode suceder por representação, os outros só por direito próprio. Tios x sobrinhos, irmãos, se não tiver, sobrinhos, se não tiver tios, se não tiver divide para todos de 4 grau.

Outros materiais