Buscar

AVALIACAO NUTRICAO AV2

Prévia do material em texto

SDE0132_AV2_201401151078 » NUTRIÇÃO
	Paciente ADV, sexo feminino, 75 anos, advogada aposentada, procedente de Florianópolis/SC. Paciente vem em consulta ambulatorial com diagnóstico de Doença de Alzheimer em fase inicial com peso atual 60 kg e 1,68 m. Considerando os dados acima, calcule o IMC e classifique essa paciente de acordo com o estado nutricional adequado a idade.
		
	
	
Gabarito: A paciente deve ser classificada de acordo com o IMC ajustado para idoso, no qual seu IMC atual é de 21,2, sendo por tanto classificado com baixo peso.
	Uma paciente de 47 anos foi orientada a realizar um lipidograma. A equipe multiprofissional de saúde ao avaliar as análises laboratoriais observou que os níveis sanguíneos de VLDL estavam elevados, assim como os níveis de triglicerídios (hipertrigliceridemia). Além disso, durante a anamnese a paciente relatou que substituiu o cigarro por doces apresentando um ganho de peso recente. Sabendo que a intervenção dietética é a primeira conduta a ser adotada no tratamento das dislipidemias, comente a respeito da redução no consumo alimentos fontes de carboidratos, principalmente pães, massas e doces.
	
	
	Gabarito: Ocorre a síntese endógena de triglicerídios. O excesso de carboidratos é convertido em gorduras, ou seja, os esqueletos de carbono da glicose são convertidos em ácidos graxos nos hepatócitos que são reesterficados com o glicerol formando triglicerídios. 
	
	
	Para que o organismo humano funcione em perfeito equilíbrio, é necessário uma dieta variada, equilibrada e colorida. Esta afirmação NÃO está relacionada ao fato de que:
		
	
	não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários.
	
	dietas monótonas e repetitivas podem levar à desnutrição.
	
	precisamos receber quantidades adequadas de cada nutriente.
	
	a falta de nutrientes de um alimento será compensada por outro alimento.
	
	devemos ingerir todos os dias os mesmos alimentos.
	
	
	O balanço nitrogenado reflete a dinâmica proteica no organismo humano. Comparando-se a infância com o processo de envelhecimento ocorre uma mudança radical nesta dinâmica proteica caracterizando respectivamente situações de:
		
	
	Desidratação e ganho de massa muscular.
	
	Ganho de massa gorda e desidratação.
	
	Desnutrição e ganho de massa óssea.
	
	Catabolismo e anabolismo.
	
	Anabolismo e catabolismo
	5a Questão (Ref.: 201401304927)
	3a sem.: Pirâmide Alimentar
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	João, 54 anos, sedentário e recém-infartado, pretende mudar de estilo de vida. Irá iniciar um plano de atividade física 3 vezes por semana e além disso, pretende equilibrar de forma mais saudável sua alimentação. Com relação às recomendações da Pirâmide Alimentar as assinale a alternativa CORRETA: I- Recomenda-se consumir aves, peixes e ovos por conterem proteínas de alto valor biológico. II- Recomenda-se dar prioridade ao consumo de cereais integrais na nossa alimentação em virtude dos benefícios das fibras alimentares. III- Recomenda-se não dar limites para o consumo de frutas, pois elas são ricas em vitaminas e minerais. IV- Recomenda-se consumir leite e derivados para atingir as necessidades diárias de cálcio. V- A Pirâmide Alimentar é um instrumento de orientação nutricional para a população adotar uma alimentação mais saudável. 
		
	
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas. 
	
	Todas as alternativas estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa V está correta. 
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas. 
	
	6a Questão (Ref.: 201401304594)
	4a sem.: avaliação do estado nutricional
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na avaliação do estado nutricional, a medida que pode identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide e ginóide) é:
		
	
	relação do perímetro braquial e peso corporal.
	
	relação cintura-quadril (RCQ).
	
	índice de massa corporal (IMC).
	
	relação do peso e estatura.
	
	espessura das dobras cutâneas tricipital e bicipital.
	
	
	São alimentos que podem ser oferecidos a pacientes quando há indicação de dieta pastosa com EXCEÇÃO de:
		
	
	Frutas in natura.
	
	Doces em pasta.
	
	Frutas cozidas.
	
	Purê de legumes.
	
	Suflê de legumes.
	
	
	Uma paciente de 21 anos foi internada na emergência de um hospital apresentando um quadro de hipoglicemia. Após alguns exames foi diagnosticada como portadora de diabetes mellitos dependente de insulina. Com relação às recomendações nutricionais para essa paciente são feitas as seguintes afirmações: I-Controlar a quantidade de carboidratos complexos (pães, biscoitos, farinha, arroz, batata) ingeridos por dia. II-Adotar uma alimentação saudável, sendo permitido consumir frutas e sucos de frutas à vontade. III-Evitar o consumo de carboidratos simples (açúcares, mel, doces), principalmente quando apresentar hiperglicemia. IV-A gordura não interfere na glicemia, portanto ela está liberada no tratamento de diabetes. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	A terapia farmacológica de uso contínuo indicada para o tratamento da artrite reumatoide exerce um impacto negativo no estado nutricional dos pacientes. As opções abaixo representam alguns efeitos colaterais dos fármacos anti-inflamatórios) COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Lesão da mucosa gástrica.
	
	Excreção urinária de vitamina C.
	
	Hipercalciúria.
	
	Balanço nitrogenado negativo.
	
	Absorção intestinal de cálcio.
	
	
	A diminuição na absorção de nutrientes no idoso pode estar relacionada a vários fatores, COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Aumento na excreção urinária de nutrientes.
	
	Hipotrofia das microvilosidades intestinais.
	
	Anorexia.
	
	Aumento na reabsorção tubular renal.

Continue navegando

Outros materiais