A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
PSICOLOGIA CICLO VITAL

Pré-visualização | Página 3 de 13

classes, relações e números. lV O pensamento e caracterizado pelo uso de sistemas logicamente organizados, como a classificação e a seriação. 
Assilale a alternativa que contém a (as) afirmativa (s) correta (s): 
 
Apenas l, ll, e lV estão corretas. 
Apenas l e ll estão corretas. 
Apenas lll, e lV estão corretas. 
Apenas I, III e IV estão corretas 
Apenas l estão coretas 
 
 
 
19- Leia atentamente cada uma das afirmações e assinale a única alternativa que apresenta corretamente as características do processo de luto, descrito por Kovács (1992). 
O processo de luto é um conjunto de reaçoes diante de uma situação de conquista durante o ciclo da vida. 
A supressão do processo de luto não traz sérias consequencias do ponto de vista psicopatológico. 
A fase de choque, que é a primeira fase de luto, tem a duração de algumas horas ou semanas, e pode vir acompanhada de manifestações de desespero ou de raiva. 
Durante o período de elaboração do luto, pode ocorrer distúrbios de alimentação ou no sono, quadros somáticos e doenças graves, até mesmo a depressão. 
A criança não passa pelas mesmas fases de luto que o adulto. O processo de luto nas crianças é rápido e logo ela se esquece da pessoa perdida. 
 
20- A adolescência é a transição da infância para a idade adulta. Seu começo e seu fim não são claramente marcados nas sociedades ocidentais; dura aproximadamente uma década, entre os 11 ou 12 anos e o final da segunda década de vida, ou início dos 20 anos. De qualquer forma, é um período marcado por mudanças físicas, sociais e psicológicas e, por isso, o adolescente realiza alguns lutos fundamentais, entre eles: 
Luto pela perda dos amigos da infância. 
Luto pela perda da personalidade. 
Luto pela perda do corpo infantil e pelos pais da infância. 
Luto pela perda dos sentimentos da infância. 
Luto pela dissolução da simbiose parental. 
 
21- A seguir, estão descritas algumas caracteristicas da puberdade e da adolescencia. Assinale a alternativa correta: 
 
Uma escala de valores próprios é elaborada nesta fase, o que muitas vezes leva a uma aproximação no relacionamento com os pais. 
A puberdade compreende dois tipos gerais de mudanças fisicas: as alterações corporais e a maturação sexual, que inclui mudanças puramente fisicas. 
Com a perda do corpo infantil e a aquisição do corpo adulto, ocorre a redefinição da imagem corporal. 
O início da adolescencia não coincide com o da puberdade, uma vez que são as mudanças hormonais que desencadeiam a elaboração de lutos referentes à perda da condição infantil. 
O termo adolescencia refere-se às tranformações físicas que ocorrem paralelamente às modificações biológicas da puberdade. 
 
22- A chamada “síndrome do ninho vazio” caracteriza uma crise na qual: 
 
O casal se vê obrigado a encarar o fato de que não pode ter filhos, devido à infertilidade de um dos cônjunges. 
O casal que optou por não ter filhos se arrepende e, agora, sente a solidão de uma casa vazia. 
Os filhos ficaram adultos, casaram-se, e o casal sente a falta deles em casa. 
Os pais simbolicamente rejeitam a ideia de que estão completamente sós, fantasiando um lar nos quais os filhos estão presentes. 
A saída dos filhos de casa e a morte de um dos côjunges determinam esse vazio. 
 
 
23- Por tradição cultural, familiar ou mesmo por investigação pessoal, cada um de nós traz dentro de si “uma morte”; em outras palavras, a representação da própria morte faz parte do desenvolvimento humano desde a mais tenra idade, De acordo com essa conceituação, como é a representação da morte na concepção da criança? 
 
É representada pelo desconhecido, pelo mal, associado à violencia e aos acidentes, e ela não consegue se proteger, o que pode causar sofrimento mental. 
A morte é reversivel, ou seja, pode ser desfeita pelo seu pensamento mágico, pela sua onipotencia, a morte só acontece com os outros. 
A morte é percebida com sabedoria, irá conduzir ao novo apesar da tristeza e da dor. 
No pensamento da criança, a morte foi um descuido, um acidente sem volta, uma doença grave que levou o individuo ao descanso. 
Na concepção da criança, não ocorre a relação entre seus desejos e a morte, pois ainda não é capaz de experimentar sentimento de culpa. 
 
24- Você é estudante do 6o. semestre de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP) e está estagiando em uma ONG onde desenvolverá oficinas de criatividade com meninos e meninas entre 13 e 17 anos. Você sente necessidade de se recordar do padrao de desenvolvimento cognitivo estudado anteriormente na disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital, a fim de desenvolver atividades compativeis com essa faixa etaria. As atividades desenvolvidas na Oficina de Criatividade devem considerar que os individuos na faixa de 13 a 17 anos. 
 
- Possuem o raciocinio operatorio-formal. 
- Usam a logica dedutiva. 
- Consigam resolver problemas construindo hipoteses e criando testes para as hipoteses. 
- Não consigam raciocinar logicamente a partir de premissas, quando essas premissas contradigam a experiencia cotidiana. 
- Pensam sobre os direitos em termos de principios abstratos e são capazes de enxergar o lado benéfico, e não apenas punitivo das leis. 
 
Assinale a alternativa que contém a(s) assertativa(s) correta(s): A) Todas as assertativas estão corretas. 
Estão corretas as assertativas I, II, III. 
Estão corretas as assertativas I, III e V. 
Estão corretas as assertativas III, IV e V. 
Estão corretas as assertativas I, IV e V. 
 
 
25- Leia a situaçao a seguir e responda à questao: 
 
“Mauricio de 1 ano e 11 meses, adora ir à pracinha perto de sua casa com a babá. Nas ultimas semanas, ele se mostra mais seguro, já nao fica tao agarrado e perto dela, explorando mais os limites do parquinho que existe na praça. A babá acha graça ao notar que Mauricio, diversas vezes, após se distanciar um pouco e brincar com outras crinaças, olha para ela e dá tchau, voltando, em seguida, a continuar o que estava fazendo.” 
 
Este comportamento de Maurício indica qual conquista psicossocial própria desta fase? 
 
I. Mauricio expressa algo comum nessa idade: a constituição da relação de “apego”, isto é, de um relacionamento emocional intenso e duradouro com o cuidador. 
II.Mauricio está apresentando um comportamento adiantado para sua idade, pois o esperado seria que ela mostrasse um “ vinculo evitante” com relação a pessoas estranhas, como as outras crianças no parquinho. III. O comportamento de Maurício denota a 3° fase da relação de “apego”, em que observamos o comportamento de exploração do mundo com base segura. 
 
Assinale a alternativa que contém a(s) assertativa(s) correta(s): A) Somente I é verdadeira. 
Somente II é verdadeira. 
Somente III é verdadeira. 
Somente II e III são verdadeiras. 
Somente I e III são verdadeiras. 
 
26- Leia com atenção a situação e responda a questão: 
“Paula está brincando em seu quarto com sua boneca. Pega a boneca, finge que ela toma banho, troca a roupa da boneca e diz: -Pronto! Agora você já pode ir para a escola. Ande rápido que o papai já está atrasado para levá-la” 
 
A)Paula está simplismente realizando um jogo de exercício, treinando suas habilidades motoras. 
B)Paula realiza um jogo simbolico e essas construções simbólicas são importantes formas de criação e invenção necessárias à construção do pensamento. 
C)Paula realiza apenas um jogo de regras, baseado na imitação de regras sociais sem valor cognitivo ou afetivo 
D)Paula realiza um jogo simbólico e essas construções simbólicas não são importantes para a construção do pensamento que segue um percurso genético independente 
E) Paula demosntra um tipo de comportamento imitativo social que não pode ser relacionado com algum tipo de jogo 
27- Leia atentamente as informações a seguir e responda à próxima questão: 
“Como estagiário universitário, você ouve o seguinte relato: Amanda, 14 anos, conta que está muito infeliz: acha que nunca vai conseguir um namorado porque se acha

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.