Buscar

fisioligia resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O AMIDO (POLISACARIDIO VEGETAL) É A FORMA DE ARMAZENAMENTO DE CARBOIDRATOS PELAS PLANTAS. O AMIDO DE ACORDO COM SUA COMPOSIÇÃO PODE APRESENTAR DIFERENTES VELOCIDADES PARA SER DIGERIDO E ABSORVIDO. O AMIDO QUE APRESENTA MAIOR VELOCIDADE DE DISPONIBILIDADE DE GLICOSE NA CIRCULAÇÃO (INDICE GLICEMICO ALTO), TEM EM SUA COMPOSIÇÃO MAIOR QUANTIDADE DE AMILOPECTINA.
REAÇÕES EXERGÔNICAS SÃO PROCESSOS QUIMICOS QUE GASTAM E LIBERAM ENERGIA, SÃO GERADOS PRO REAÇÕES QUE REPRESENTAM PROCESSOS DESCENDENTES LEVANDO A UM DECLINIO DA ENERGIA LIVRE PARA O TRABALHO BIOLOGICO. 
REAÇÕES ENDERGÔNICAS SÃO PROCESSOS QUIMICOS QUE ENVOLVE O CONSUMO DE ENERGIA POR UMA FONTE EXTERNA, EM OUTRAS PALAVRAS ELA ABSORVE ENERGIA LIVRE DO AMBIENTE.
O METABOLISMO QUANDO SE APRESENTA NUMA FASE ONDE MOLECULAS QUE CONTEM ENERGUA SÇAI CLIVADAS PARA QUE OS PROCESSOS ORGANICOS SE REALIZEM HAVENDO ASSIM, UMA REDUÇÃO DOS SUBSTRATOS ENERGÉTICOS ESTOCADOS. O METABOLISMO APRESENTANDO-SE NESTA SITUAÇÃO ESTA EM CATABOLISMO.
EXISTEM MAIS DE 200 MONOSSACARIDEOS, CUJO NUMEROS DE CARBONOS EM SEU ANEL É QUE DETERMINA SUA CATEGORIA. AS HEXOSES SÃO PARA EFEITOS NUTRICIONAIS OS MAIS IMPORTANTES PARA O ORGANISMO HUMANO. COM RELAÇÃO AOS TIPOS DE GLICÍDIOS FORMADOS POR ESSAS HEXOSES.
OS OLIGGOSSACARIDOES SÃO FORMADOS DE 2 A 10 MONOSSACARIDEOS
A SACAROSE É FORMADA POR UM GLICOSE + GLICOSE
O GLICOGÊNIO É UMA FORMA DE ESTOQUE VEGETAL DE GLICOSE
A GALACTOSE É FORMADA POR UMA GLICOSE + LACTOSE. O AMIDO É UM TIPO DE DISSACARÍDEO
O LIPÍDIO É O TIPO DE SUBSTRATO QUE PODE GERAR MAIOR QUANTIDADE DE ENERGIA POR VIA AEROBICA, POREM É UM PROCESSO METABOLICO DE BAIXA POTENCIA E COM ESTOQUE NO CORPO MUITO SUPERIOR AO DO GLICIDIO. NÃO É CONSIDERADA FUNÇÃO DOS LIPIDOS, ATIVAR O METABOLISMO. MAS SÃO CONSIDERADAS SUAS FUNÇÕES: ISOLANTE TERMICO, PRINCIPAIS FIRMA DE RESERVA DE ENERGIA, CARREADOR DE VITAMINAS E INIBIDOR DE APETITE.
O REFLEXO DE ESTIRAMENTO É CONSIDERADO COMO A VIA NERVOSA DO RECPETOR AO SNC E DO SNC DE VOLTA AO ORGÃO EFETOR ATRAVEIS DA VIA MOTORA, GERANDO A CONTRAÇÃO DOS MUSCULOS ESQUELÉTICOS EM RESPOSTA AO ESTIMULO SENSORIAL E NÃO DEPENDE DA ATIVAÇÃO DOS CENTROS CEREBRAIS SUPERIORES.
MIOFIBRILA É FORMADA POR ESTRUTURAS QUE SE REPETEM AO LONGO DELAS CHAMADAS DE SARCÔMERO (filamentos finos-ACTINA e filamentos grossos-MIOSINA)
PERIMÍSIO É A ESTRUTURA QUE DELIMITA OS FASCICULOS.
EPIMISIO É A CAMADA DE TECIDO CONJUNTIVOS QUE ENVOLVE O MÚSCULO.
SARCOPLASMA É O CITOPLASMA DAS CELULAS MUSCULARES, NELE HÁ GRANDE QUANTIDADE DE GLICOSSOMA (GRÂNULOS DE GLICOGÊNIO).
SARCOLEMA É A MEMBRANA CELULAR DAS FIBRAS MUSCULARES.
A MODULAÇÃO DA FORMA MUSCULAR DEPENDE PRICIPALMENTE DO NUMERO DE UNIDADES MOTORAS (CONJUNTO DE FIBRAS MUSCULARES INERVADAS PELO MESMO NEURÔNIO MOTOR) RECRUTADAS.
DOS 20 AMINOÁCIDOS QUE O CORPO USA COMO BASE A ELABORAÇÃO DE SUAS PROTEÍNAS, 11 SÃO PRODUZIDOS PELO NOSSO PRÓPRIO ORGANISMO E NOVE AMINOÁCIDOS (FENILALANINA, ISOLEUCINA, LEUCINA, LISINA, METIONINA, TREONINA, TRIPTOFANO, HISTIDINA E VALINA) SÃO CONSIDERADOS ESENCIAIS, POIS SÃO AQUELES QUE O ORGANISMO NÃO TEM COMO SINTETIZAR.
Tipo I -FIBRAS DE CONTRAÇÃO LENTA
Sistema de energia utilizado: AERÓBICO; São altamente resistentes à fadiga; 
Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia); 
Coloração Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias); 
São mais apropriadas para exercícios de longa duração; 
FIBRAS Ia - destinadas ao fuso muscular 
FIBRAS Ib - destinadas aos órgãos tendinosos de Golgi
Tipo II - FIBRAS DE CONTRAÇÃO RÁPIDA 
Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO; Fadigam rapidamente
Velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5x maior comparada às fibras lentas, Gera movimentos poderosos;
Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose); 
Coloração Branca 
Predomina em atividades anaeróbicas (curta duração). 
FIBRAS IIb: São fibras de contração rápida,metabolismo anaeróbico é dominante, o que origina uma grande acumulação de ácido láctico (H+) no final do exercício. O componente aeróbico é reduzido. São fibras com um mau rendimento energético, facilmente fatigáveis. 
FIBRAS lIa: são também fibras brancas, com predomínio do metabolismo anaeróbico, mas já com uma capacidade oxidativa superior, o que as toma ligeiramente mais resistentes à fadiga, comparada a IIb.
FIBRAS IIx: são fibras que se encontram no músculo em quantidades muito pequenas, cerca de 1% do total. Possuem predomínio do metabolismo anaeróbico e uma capacidade oxidativa bastante superior , comparada a IIb e IIa, o que as coloca entre estas e as fibras tipo I, no que se refere à resistência à fadiga.
PARA SE MANTER ATIVO ATÉ A GLICOLISE ANAEROBIA SER PROCESSADA, DUAS VIAS DE RESSINTESE DO AT, NA FASE ALATICA, SÃO ACIONADAS
CREATINA FOSFATO (ATP-CP) - O SISTEMA ATP-CP FORNECE UMA REAÇÃO SIMPLES COM UMA ÚNICA ENZIMA PARA PRODUZIR A ATP EM EXERCÍCIOS DE CURTA DURAÇÃO E ALTA INTENSIDADE. A ENZIMA CREATINA QUINASE FAZ A CATALIZAÇÃO (QUEBRA) DA CP, ONDE O FOSFATO LIBERADO (FOSFATO INORGÂNICO - PI), SE AGRUPA AO ADP ATRAVÉS DA ENZIMA ATPSINTASE, ESSE PROCESSO SE CHAMA DE FOSFORILAÇÃO, NECESSITANDO ESSE PROCESSO DE ENERGIA DA PRÓPRIA ATP.
GLICÓLISE (QUEBRA DA GLICOSE) - A REAÇÃO DA GLICÓLISE NADA MAIS É DO QUE A DEGRADAÇÃO (QUEBRA) DA GLICOSE OU DO GLICOGÊNIO PARA FORMAÇÃO DE DUAS MOLÉCULAS DE PIRUVATO (ÁCIDO PIRÚVICO) OU DE LACTATO (ÁCIDO LÁCTICO).

Outros materiais