A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol historia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, p. 33. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
II. ( ) Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. ( ) A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. ( ) Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo desnecessária sua interpretação.
V. ( ) O prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de documentos que trazem vestígios do passado.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F – V
Você acertou!
Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação. O texto didático e o documento histórico são complementares. Toda leitura de documentos, produz uma reconstrução do passado pela imaginação humana. O documento pode propiciar prazer da descoberta por meio de uma maior proximidade do aluno com os vestígios do passado (livro-base, p. 76,77).
	
	B
	V – V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – V – V
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“O uso de fontes no ensino de História tem sido algo frequente no que se refere à elaboração de materiais didáticos para o Ensino Básico. Os benefícios que documentos históricos dos mais variados tipos trazem para o aprendizado e as diversas possibilidades de sua utilização em atividades escolares os tornam um mecanismo de extrema relevância para o processo de ensino- aprendizagem em sala de aula. [...] Uma forma muito rica para se trabalhar a história é por meio da análise de imagens. Existe um grande número de documentos imagéticos de diferentes tipos e abordagens, vindos de regiões e tempos também distintos, que transmitem características e situações vividas por esses grupos. De uma maneira geral, os benefícios da utilização de fontes iconográficas em sala de aula extrapolam as possibilidades do documento textual comum e concedem maior força para se atravessar o abismo que existe entre a pesquisa acadêmica e o ensino básico”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; RODRIGUES, Poliana Jardim. Ensino de História: A imagem como fonte documental. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364760748_ARQUIVO_EnsinodeHistoriaaimagemcomofontedocumental.pdf>. Acesso em 26 jun. 2017.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o uso de imagens nas aulas de História, analise as seguintes asserções:
I. Filmes e documentários não podem ser considerados como imagens devido ao movimento existente nessas fontes.
II. Ao usar as imagens, faz-se necessário analisá-las criticamente, pois nem sempre elas apresentam a realidade.
III. Ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico em relação aos valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
IV. As imagens são neutras, pois elas sempre representam fatos verdadeiros e mostram o que os artistas e fotógrafos veem no e do cotidiano. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e IV
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	II e III
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e) II e III. Ao usar as imagens, faz-se necessário analisá-las criticamente, pois nem sempre elas apresentam a realidade; e, ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico em relação aos valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico. As afirmativas I e IV estão erradas. As imagens não são neutras, elas mostram o que o artista ou fotógrafo quis mostrar e por isso é preciso fazer uma análise crítica ao usá-las, pois elas podem apresentar possíveis “mentiras”. É preciso evitar ao máximo uma visão anacrônica da imagem. Filmes e documentários constituem imagens em movimento (livro-base, p. 84-86).
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Atente para a seguinte afirmação:
“A mesma postura crítica escorregava para a análise dos documentos, que deixavam de representar fontes inoculadas e por si só verdadeiras. ‘Documentos são vestígios’, diz Marc Bloch, contrapondo-se à versão da época, que definia o passado como um dado rígido, que ninguém altera ou modifica”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SCHWARCZ, L. Apresentação à edição brasileira: Por uma historiografia da reflexão. In: BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 7. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos documentos oficiais e a História, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) Durante muito tempo os documentos oficiais foram a fonte mais importante para os historiadores por terem o aval do Estado.
II. (   ) Os documentos oficiais podem ocultar a verdade.
III. (  ) Cabe ao historiador seguir à risca os dados fornecidos pelos documentos oficiais, não cabendo a ele formular hipóteses sobre informações ocultas.
IV. (  ) Certidões de nascimento, cédulas de dinheiro e declarações de Imposto de Renda são exemplos de documentos oficiais.
V. (   ) Cartas pessoais são consideradas como documentos oficiais.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F – V
	
	B
	F – V – F – V – F
	
	C
	V – F – V – V – V
	
	D
	V – F – F – V – V
	
	E
	V – V – F – V – F
Você acertou!
Documentos oficiais foram a fonte mais importante para os historiadores durante muito tempo por serem expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado. Mesmo os documentos oficiais podem apresentar aspectos subjetivos ou ocultar a verdade. Cabe ao historiador formular hipóteses sobre as informações ocultas. Certidões de nascimento, cédulas de dinheiro e declarações de Imposto de Renda são exemplos de documentos oficiais (livro-base, p. 78,79).
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
 Considere o fragmento de texto a seguir:
“No campo da pesquisa em história da educação, [...] Eliane Marta Teixeira Lopes [...] classifica as fontes documentais em três grandes grupos, a saber: fontes orais, escritas e iconográficas. [...] A classificação quanto ao tipo de material/suporte e espécie de fonte para a pesquisa histórica veio se modificando com o tempo devido, por um lado, às novas posturas teórico-metodológicas no campo da pesquisa, e, por outro, à evolução tecnológica que faz surgir novos suportes da informação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BONATO, Nailda Marinho da Costa. O uso das fontes documentais