Buscar

1a Questão Av2 bioquimica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201413834)
	2a sem.: Metabolismo lipídico
	Pontos:0,0 / 1,5
	João, 56 anos, etilista crônico, chegou à emergência de um hospital acompanhado de sua esposa, com queixa principal de desconforto no hipocôndrio direito. Durante a anamnese, a esposa do paciente relatou que o mesmo vinha apresentando um aumento na ingestão de bebidas alcoólicas acompanhado de anorexia (perda do apetite), ou seja, diminuição na ingestão alimentar e perda de peso. Durante o exame físico, o paciente foi submetido à palpação abdominal e foi observada hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado). A avaliação antropométrica revelou que o paciente encontrava-se desnutrido, apresentando principalmente déficit de massa muscular. O diagnóstico foi esteatose hepática, doença degenerativa causada pelo acúmulo de triglicerídios nos hepatócitos. De acordo com o caso clínico observamos que a ingestão excessiva de etanol desencadeou uma anormalidade no metabolismo dos lipídios no fígado. Dessa forma, estabeleça uma relação entre o etilismo crônico, ou seja, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas durante muito tempo com o diagnóstico do paciente, ou seja, com a esteatose hepática.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Em indivíduos etilistas crônicos, o metabolismo do álcool etílico (etanol) desencadeia um aumento na quantidade de nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzida (NADH+) hepática e na relação NADH+ H+/NAD+, inibindo dessa forma a beta-oxidação dos ácidos graxos. Os ácidos graxos que chegam ao fígado, tanto originários da dieta como da mobilização do tecido adiposo, são reesterificados com o glicerol para formar os triglicerídeos, desencadeando um processo degenerativo chamado esteatose hepática, ou seja, acúmulo de triglicerídios no fígado. À medida que a esteatose hepática progride, ocorre diminuição na síntese das apolipoproteínas devido à desnutrição protéica desencadeada pela diminuição progressiva na ingestão alimentar. Dessa forma se instala um prejuízo na via de exportação dos triglicerídios do fígado como VLDL, sobrecarregando ainda mais o fígado com o acúmulo dos mesmos.
	
	2a Questão (Ref.: 201201433017)
	2a sem.: BIOQUIMICA
	Pontos:0,5 / 0,5
	A célula, para formar _________ une _________, como está esquematizado entre dois deles através da ligação _________. Indique a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco:
		
	
	lipídios, ácidos aminados, lipídica
	
	proteínas, aminoácidos, peptídica
	
	carboidratos, glicoses, glicosídica
	
	lipídios, ácidos graxos, peptídica
	
	proteínas, glicoses, glicosídica
	
	
	3a Questão (Ref.: 201201609092)
	sem. N/A: Enzimas
	Pontos:0,0 / 0,5
	São os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. Certos tipos controlam os níveis de colesterol e triglicerídeos de nosso organismo. Essas moléculas podem ser alteradas por remédios, pela quantidade de gordura corporal e massa muscular além da prática de exercícios físicos. Em relação à análise do texto, pode-se destacar que a moléculas destacadas são:
		
	
	nucleotídeos
	
	ácidos graxos
	
	aminoácidos
	
	enzimas
	
	glicídios
	4a Questão (Ref.: 201201393896)
	1a sem.: DISTÚRBIO ÁCIDO-BÁSICO
	Pontos:0,5 / 0,5
	Um paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentando dificuldades de expiração, provavelmente irá desenvolver:
		
	
	Uma acidose respiratória devido a uma alta concentração de dióxido de carbono
	
	Uma acidose metabólica devido a uma alta concentração de bicarbonato
	
	Uma alcalose respiratória devido a uma alta concentração de dióxido de carbono
	
	Uma alcalose metabólica devido a uma alta concentração de bicarbonato
	
	Uma acidose respiratória devido a uma alta concentração de íons hidrogênio
	
	
	5a Questão (Ref.: 201201603289)
	sem. N/A: Fermentação
	Pontos:0,5 / 0,5
	A fermentação ou metabolismo anaeróbio é uma via possível de degradação dos compostos orgânicos, por isso chamada de via catabólica, que permite a extração da energia química desses compostos, pelas células, na ausência de oxigênio. A fermentação ocorre no hialoplasma das células e compreende duas etapas, a glicólise e a redução do ácido pirúvico. Sobre os produtos finais da fermentação NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Durante o treinamento de alta intensidade e curta duração, as células musculares humanas, por não receberem oxigênio em quantidade suficiente, podem realizar a fermentação láctica, além da respiração aeróbia, levando ao acúmulo de ácido láctico nos músculos que pode prejudicar a performance atlética devido às dores musculares, cãibras e fadiga muscular.
	
	A fabricação de iogurte é uma contribuição da fermentação butírica para a indústria alimentícia.
	
	A levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae é utilizada na produção de vinho, de cerveja e de pão. Esta levedura fermenta o carboidrato da massa produzindo gás carbônico (CO2) e etanol (álcool). 
	
	Existem vários tipos de fermentação, cujas designações indicam o produto final: fermentação alcoólica (álcool etílico), fermentação láctica (ácido láctico), fermentação acética (ácido acético) e fermentação butírica (ácido butírico).
	
	Os produtos finais da fermentação diferem em função das reações que ocorrem a partir do ácido pirúvico.
	
	6a Questão (Ref.: 201201404445)
	5a sem.: Metabolismo
	Pontos:0,0 / 0,5
	Um alcoólico crônico foi admitido em um hospital devido a um episódio severo de hipoglicemia ocasionado por consumo excessivo de álcool nos últimos 5 dias. Uma análise dos lipídios sanguíneos indica que VLDL muito mais altos do que o esperado. A VLDL elevada é atribuída a qual das seguintes causas?
		
	
	Transcrição álcool-induzida do gene da apoB-100.
	
	Níveis elevados de NADH no fígado.
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por NADH.
	
	Inibição álcool-induzida da lipoprotreína-lipase.
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por FADH2.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201201609123)
	sem. N/A: Metabolismo energético de biomoléculas (parte 2)
	Pontos:0,5 / 0,5
	A insulina é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídeos e proteínas. Existem algumas patologias relacionadas à função da insulina no corpo, como: diabetes, resistência à insulina e hiperinsulinemia. Em relação á insulina é correto destacar:
		
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em nucleotídeos dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em gordura dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em enzimas dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em vitaminas dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em aminoácidos dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201201511784)
	8a sem.: Semiótica química e comunicação celular
	Pontos:0,0 / 1,0
	O DNA é um polímero constituído por ______ tipos de ácidos nucléicos, unidos através de ________________, formando uma fita.
		
	
	Quatro; ligações glicosídicas.
	
	Seis; ligações fosfodiéster.
	
	Seis; pontes de hidrogênio.
	
	Quatro; ligações fosfodiéster.
	
	Quatro; pontes de hidrogênio.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201201416115)
	10a sem.: Metabolismo
	Pontos:0,0 / 1,5
	Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem no organismo vivo com objetivo de satisfazer as necessidades estruturais e energéticas. O grau de catabolismo protéico-muscular ou proteólise muscular durante o exercício de endurance (longa duração) podeaumentar devido a vários fatores, como por exemplo, a depleção (diminuição) dos níveis de glicogênio muscular. Sabemos que quanto maior for o grau de catabolismo protéico muscular, pior será a performance. O grau de anabolismo ou síntese protéica após o exercício de força também está condicionado aos fatores nutricionais. Dessa forma, as reações de catabolismo, liberam energia, enquanto as reações de anabolismo ou síntese requerem energia. Dentro desse contexto, responda: a) Como são chamadas essas reações metabólicas, respectivamente? b) O que significa metabolismo basal?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: a) Reações Exergônicas e Endergônicas. b) Energia mínima necessária para a manutenção da fisiologia normal de um organismo.
	
	10a Questão (Ref.: 201201464169)
	9a sem.: Genética
	Pontos:1,0 / 1,0
	Em 1990, foi oficialmente fundado o projeto Genoma, que visa decifrar e mapear o código genético humano. Indique a alternativa errada relativa ao código genético e a síntese de proteína.
		
	
	Os genes são formados por ácido ribonucléico e controlam a síntese de RNA da célula, determinando as características de um ser vivo.
	
	As mudanças na programação genética de um organismo não alteram a produção de proteínas nem as suas características
	
	Os genes são formados por ácido desoxirribonucleico e controlam a produção de proteínas da célula, determinando as características de um ser vivo.
	
	A mutação é uma alteração do código de um organismo e pode ser provocada por radiações ou substâncias químicas.
	
	Todas as células do corpo tem a mesma coleção de genes, mas, apesar disso, encontramos células com formas e funções diferentes.

Continue navegando