Buscar

Autoimunidade: Fatores e Mecanismos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUTOIMUNIDADE
Vai acontecer quando a gente tiver uma falha expressiva desses mecanismos de tolerância.
Uma doença autoimune é uma doença caracterizada por um dano tecidual ou uma alteração funcional ocasionada por essa reação autoimune, essa reação do nosso sistema imune a antígenos próprios. Mas uma doença autoimune não acontece assim do nada. A gente precisa de alguns fatores para que uma doença autoimune aconteça.
FATORES 
1.Suscetibilidade genética 
Vai ter algum fator genético que vai garantir a produção de linfócitos autorreativos em maior quantidade. Além disso, tem que ter uma falha dos mecanismos de auto tolerância, porque mesmo que eu tenha uma suscetibilidade genética garantindo a produção de linfócitos autoimunes, eu teria as tolerâncias central e periférica que vão segurar esses linfócitos autorreativos e impedir que eles gerem uma resposta autoimune. Mas ainda que tenha a suscetibilidade genética e a falha na auto tolerância, garantindo a geração de linfócitos autorreativos, eu ainda preciso ter um componente ambiental que vai ser um trauma, uma infecção, um dano tecidual, que vai ser o gatilho que falta para que uma doença autoimune se instale. Isso porque, normalmente, esse linfócito autorreativo não vai ter o segundo sinal que vai ativá-lo, fazendo com que ele cumpra as suas ações no sistema imune. 
E ai esse fator ambiental vai garantir justamente o segundo sinal que leva, então, a ativação desse linfócito.
Um dos principais fatores ambientais relacionados ‘a ativação desse linfócito autorreativo, levando a uma doença autoimune, são justamente as infecções.
Normalmente, um linfócito T autorreativo, ele é apresentado a um antígeno por um APC (uma célula dendritica, por ex. ). Vai haver o reconhecimento, mas não há o segundo sinal do coestimulador e ai esse linfócito entra em anergia.
Porem, se eu tiver uma infecção e essa célula que esta apresentando o autoantigeno , ela também vai fagocitar o microrganismo que está causando a infecção e ai a célula quando fagocita e apresenta esse antígeno, agora, sim, um antígeno estranho, ela passa a expressar o coestimulador (que é expresso por estimulo do antígeno estranho).
Porem, essa célula está apresentando um antígeno próprio e agora ela tem um coestimulador e ai quando o linfócito T autorreativo reconhece esse antígeno próprio ele acaba reconhecendo também o coestimulador, embora esse coestimulador não esteja sendo expresso por causa do antígeno próprio, mas por causa do antígeno daquele agente infeccioso que está ali no ambiente e agora esse coestimulador dá o sinal que o linfócito T autorreativo precisava para se ativar. E ai, ativado ele vai combater o tecido próprio que contem aquele antígeno, gerando então uma reação de autoimunidade.

Outros materiais