Buscar

História do Direito Caso 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS WEST SHOPPING
Aluno: Robson José da Silva Matrícula: 2016.01.15592-1
Disciplina: História do Direito Brasileiro Prof. Claudio
Curso: Direito Turno: Manhã
CASO CONCRETO 12
Tendo sido o AI-5 um documento que institucionalizou a arbitrariedade, concedendo amplos poderes para que o presidente da República atuasse contra os direitos políticos dos cidadãos e contra as liberdades individuais, a metáfora metrológica de tempo negro parece ter sido adequada, pois o período posteriormente veio a ser conhecido como anos de chumbo.
A frase Tradição que se renova naquele contexto representava que a tradição de golpes de Estado mais uma vez se confirmava ( nesse caso, um golpe dentro do golpe ), sem que o país conseguisse resolver seus problemas pela via institucional.
Duas são as características de um Estado Democrático de Direito: garantia de participação política aos seus cidadãos e garantia de usufruo das liberdades individuais. Nesse sentido, o AI-5 é a antítese do Estado Democrático de Direito, pois atacou de forma violenta dois dos seus mais importantes pilares.
Porque a expressão valores sociais do trabalho tende a exprimir uma posição defendida por grupo de tendência esquerdista, enquanto a expressão valores da iniciativa privada tende a explicitar posição defendida por grupos mais vinculados a posições ideológicas de direta. Como se vê, a Constituição acaba trazendo para o seu texto os embates ideológicos havidos no plenário, na oportunidade em que a Assembléia Nacional Constituinte se reuniu para estabelecer o texto constitucional de 1988.
A Constituição não se definiu ideologicamente para uma posição de esquerda ou de direita. A verdade é que os intensos embates ocorridos entre a ala progressista e o Centrão não permitiam que a Constituição assumisse uma ideologia única ( mais socialista ou menos mais liberal). Por esta razão, os juristas costumam classificar a Constituição de 1988 como Compromissória, que seria aquela que busca uma conciliação de diferentes ideologias, buscando equilibrá-las.

Outros materiais