Buscar

SIMULADOS UAN 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADOS UAN 2016
1a Questão (Ref.: 201403139286) Pontos: 0,0 / 0,1
Se uma Unidade de Alimentação e Nutrição registra uma taxa média de 5% do Índice de Resto-Ingestão, pode-se concluir que:
As preparações não estão atendendo ao perfil da clientela.
 As quantidades per capita e os porcionamentos estão incorretos.
O custo das preparações está alcançando as metas planejadas.
Os aspectos sensoriais das preparações não estão satisfatórios.
 O serviço está tendo um bom desempenho.
 2a Questão (Ref.: 201403139297) Pontos: 0,0 / 0,1
A normatização de todas as operações realizadas com vistas à produção e distribuição de refeiçõesem Unidades de Alimentação e Nutrição deve estar respaldada nos seguintes elementos do processoadministrativo:
 planejamento, organização, direção e controle.
 organização, segurança, ajuste e responsabilidade.
equilíbrio, responsabilidade, comando e controle.
planejamento, ajuste, coordenação e direção.
equilíbrio, segurança, ajuste e comando.
 3a Questão (Ref.: 201402501300) Pontos: 0,0 / 0,1
A Resolução CFNN° 380/2005, do Conselho Federal de Nutrição, dispõe sobre a definição dasáreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e, estabelece parâmetros numéricos de referência,por área de atuação. Esta condição lhe é facultada em razão de que;
1) Compete aos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas orientar, disciplinar e fiscalizar o
exercício da profissão de nutricionista; de acordo com os objetivos, os campos de atuação e oprincípio da integralidade na atenção à saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS);
2) Considerando que compete ao nutricionista, enquanto profissional de saúde, conforme o art. 1º da
Lei 8.234, de 17 de setembro de 1991, zelar pela preservação, promoção e recuperação da saúde;
cabendo ao nutricionista em impedir e evitar infrações à legislação sanitária através de seucompromisso profissional e legal do nutricionista, no exercício da responsabilidade técnica e,sobretudo respeitando as normas de conduta para o exercício da profissão de nutricionista constanteno Código de Ética Profissional;
Indique se estas afirmativas são falsas ou verdadeiras.
A primera afirmativa é verdadeira e as demais falsas.
A primera afirmativa é falsa e as demais verdadeiras.
A todas as afirmativas são falsas.
 Todas as afirmativas são verdadeiras.
 Todas as afirmativas são verdadeiras, embora não haja nenhuma correlação entre opropósito das mesmas.
 4a Questão (Ref.: 201403147467) Pontos: 0,0 / 0,1
É correto afirmar que, entre as atribuições específicas que compete ao nutricionista da UAN , não seinclui:
Administrar a UAN.
Participar do planejamento e gestão dos recursos econômico-financeiros.
 Preparar, proporcionar e distribuir as refeições, executando as atividades operacionais com suaequipe.
 Planejar e executar a adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios.
Supervisionar o andamento do processo produtivo de refeições.
 5a Questão (Ref.: 201403138118) Pontos: 0,1 / 0,1
Sabe-se que o Fator de Correção (FC) do tomate é 1,17 e o per capita do tomate na salada servida emuma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição que atende a 1200 pessoas por dia é de 60g(somente no almoço, três vezes/semana). Para o consumo de uma semana deverão ser comprados:
 252,720kg de tomate para asalada.
216,000kg de tomate para a
salada.
25,272kg de tomate para a salada.
1a Questão (Ref.: 201402506665) Pontos: 0,0 / 0,1
Em relação a Unidade de Alimentação e Nutrição, avalie as afirmativas abaixo e marque V para asverdadeiras e F para as falsas. ( ) Para evitar problemas de U.A.N. uma boa iluminação é essencial. Para isso é relevante observarnas áreas que não haja ofuscamento, sobras, reflexos fortes. Não interferindo a cor da parede no tipode iluminação. Outro detalhe é que as janelas ou outras aberturas deverão não incidir luz direta na
superfície de trabalho. ( ) Nas áreas de preparações prévias de refeições, preparo de carnes, verduras sobremesas e sucos.Caso o serviço exija outras áreas (lanches desjejuns e dietas) devem ser dimensionadas. Porquenunca se pode usar uma área definida para um tipo de preparação, para outro tipo de pré-preparo. ( ) A localização da U.A.N. do hospital Santa Casa de Misericórdia em Ponta Grossa está no local
inadequado fica no subsolo próximo a entrada e saída de carros, reduz trabalho desnecessário norecebimento de produtos, mas não facilita futuras instalações e o trabalho operacional. ( ) As principais áreas de uma U.A.N. podem ser divididas em: aprovisionamento, processamento,distribuição. Nessas as portas possuem borrachas de vedação; a ventilação pode ser cruzada, janelas
teladas.( ) Os tipos de distribuição podem ser: cafeteria refeição distribuída no balcão térmico, francesa einglesa que usa garçom, americano com os alimentos dispostos em mesas. Sendo qualquer dessesformas de distribuição indicadas para pequenos e grandes números de refeições.
Marque a sequência correta:
F, V, F, V, F
 V, V, F, F, V
F, F, F, F, F
 F, F, V, F, F
F, V, F, V, V
 2a Questão (Ref.: 201402505734) Pontos: 0,1 / 0,1
Identifique a sequência apropriada utilizada em cardápios institucionais, objetivando ser uminstrumento de educação nutricional.
Prato Principal(P.P), Opção ao (P.P), salada, guarnição, acompanhamento, sobremesa elíquido.
Prato Principal(P.P), Opção ao (P.P), sobremesa, líquido, guarnição e acompanhamento,salada.
Salada, Prato Principal(P.P), Opção ao (P.P), acompanhamentos, guarnição, líquido esobremesa.
 Salada, Prato Principal(P.P), Opção ao P.P, guarnição, acompanhamento, sobremesa e líquido.
Prato Principal(P.P), Opção ao (P.P), salada, acompanhamentos, guarnição, sobremesa elíquido.
 3a Questão (Ref.: 201402653662) Pontos: 0,0 / 0,1
Frederick Taylor, engenheiro e seguidor da doutrina religiosa Quaker (extremamente austera econtrolada) acredita que: A) Os operários eram negligentes e irresponsáveis.B) As mudanças deveriam ocorrer inicialmente no chão de fábrica. C) Os operários deveriam receber salário por sua produtividade.
Somente A e B estão corretas,
Somente A e C estão corretas,
 A, B e C estão corretas,
Somente B e C estão corretas,
 Somente A está correta.
 4a Questão (Ref.: 201402501319) Pontos: 0,0 / 0,1
Marque as afirmativas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) em relação às classificações quanto aotipo de serviço (modelo de atendimento), de acordo com Rego (1990) e Silva Filho (1996).
( ) Serviço de Cafeteria - Quando a refeição é distribuída em balcões térmicos (quente ou frio),utilizando-se copeiros (Sistema convencional) ou podendo o comensal selecionar estas preparações
de acordo com sua preferência (auto serviço).( ) À francesa e à inglesa - Sistema onde o comensal é servido na própria mesa, por garçom.( ) À americana - Sistema onde as preparações são dispostas em uma grande mesa no centro ou emilhas em pontos estratégicos.
( ) Esteiras rolantes ou esteira transportadora Sistema onde o comensal recebe a refeição em bandejapronta, com embalagem inviolável, através de um guichê.( ) À americana - Sistema onde as preparações são servidos à mesa por atendentes.
Selecione a sequência correta.
V, V, V, V, V
 F, V, V, V, F
V, F, V, F, F
V, V, V, F, F
 V, V, V, V, F
 5a Questão (Ref.: 201402501434) Pontos: 0,0 / 0,1
A área de administração de materiais em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) é estratégicapor vários razões, por exemplo: - Representa o percentual dos gastos com materiais no orçamento geral da UAN representa emmédia valores percentuais que variam entre 30% a 50% deste total; - Uma perfeita sincronização de compras, manutenção de giro de estoque e controle da produção,
melhora o nível de serviço sendo, portanto uma vantagem competitiva com diminuição das trocas decardápios ou até de perdas em razão de vendas não realizadas, garantindo a execução perfeita docardápio planejado.
Marque a opção correta:
A primeira
afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é
verdadeira;
A primeira afirmativa é verdadeira e a segundaafirmativa é falsa;
 Ambas as afirmativas são verdadeiras mas a segundaafirmativa não é uma uma justificativa correta daprimeira.
A primeira afirmativa e a segunda afirmativa são falsas;
 Ambas as afirmativas são verdadeiras;
1a Questão (Ref.: 201403063590) Pontos: 0,1 / 0,1
Para definir o número de funcionários necessários em UAN, deve-se levar em consideraçãodeterminadas características do serviço, independente do método utilizado para cálculo. Assim sendo,é importante:
A qualidade da mão de obra, tamanho do hospital, sistema de distribuição, números derefeições, padrão de cardápio, jornada de trabalho e organograma dos serviços.
A característica do paciente e comensal, área física disponível, tipo de administração adotada,
quantidade e qualidade das instalações e equipamentos e tamanho do hospital.
Fluxograma de serviços, tamanho do hospital, sistema de distribuição, Tipo de hospital,padrão de cardápio, jornada de trabalho e área de armazenamento.
Fluxograma de serviços, tamanho do hospital, sistema de distribuição, números de refeições,padrão de cardápio, jornada de trabalho e área de armazenamento.
 Tipo de hospital, tamanho do hospital, sistema de distribuição, números de refeições, padrãode cardápio, jornada de trabalho e quantidade e qualidade das instalações e equipamentos.
 2a Questão (Ref.: 201402649378) Pontos: 0,1 / 0,1
Uma nutricionista aceitando a proposta de trabalhar numa Unidade de Alimentação e Nutrição(UAN) de um hospital de referência em psiquiatria deparou-se com grande dificuldade decolaboração dos funcionários dessa UAN do desempenho das atividades do setor. Fazendo umaanálise da situação a nutricionista identificou que uma das causas das insubordinações dosfuncionários relacionava-se ao tipo de estrutura organizacional, a qual se baseava em comando único,
disciplina de baixo custo. Que tipo de estrutura organizacional é essa?
Assessoria
Comissional
Mista
Funcional
 Linear
 3a Questão (Ref.: 201402650045) Pontos: 0,0 / 0,1
As várias funções do administrador, consideradas como um todo forma o processo administrativo.Planejamento, organização, direção e controle constituem as funções administrativas, que numaUnidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é responsabilidade do nutricionista. Com base nessapremissa quanto à conceituação dessas funções quais dos itens abaixo apresentam somenteproposições verdadeiras?
I- Planejamento é a forma de racionar os objetivos com as condições disponíveis e determinar amelhor forma de execução das operações.
II- Organizar é orientar e indicar o comportamento dos indivíduos e para isso três pontos são
fundamentais: liderança, comunicação e motivação.
III- Controle é assegurar se o que foi planejado, organizado e dirigido realmente atingiu os objetivos
Somente II
 II e III apenas
 I e III apenas
Somente I
I, II e III
 4a Questão (Ref.: 201403147485) Pontos: 0,1 / 0,1
Quais os itens básicos para calcular o custo do cardápio em uma unidade de alimentação e nutrição?
Mão de obra, material de limpeza, matéria-prima.
Alimentos, quantidade em estoque, mão de obra.
 Gasto com alimentos, material de higiene e limpeza. descartáveis e mão de obra.
N.D.A.
Mão de obra, quantidade em estoque e funcionários.
 5a Questão (Ref.: 201402612474) Pontos: 0,0 / 0,1
A classificação ABC utilizada no planejamento e controle de estoque, também denominada de Curvade Pareto, baseia-se em:
I. A maior parte do investimento em matéria-prima esta concentrada em um pequeno número deitens;
II. A classificação ABC divide os estoques de acordo com a sua quantidade, ou o seu valormonetário, em três classes ou curvas;
III. A classe A ou Curva A é constituída por uma enorme quantidade de itens de pequeno volume eque representam um valor desprezível dos estoques;
IV. A classe B ou Curva B é constituída por uma quantidade média de itens que representam uma
relativa importância no valor global dos estoques;
V. A classe C ou Curva C é constituída de poucos itens que são responsáveis pela maior parte dovalor monetário dos estoques.
Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras;
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras;
 Todas as alternativas são verdadeiras.
 Apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras;
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;
1a Questão (Ref.: 201403139309) Pontos: 0,1 / 0,1
A supervisão é considerada uma atividade de coordenação que, realizada pelo nutricionista comoresponsável técnico, visa harmonizar todas as tarefas para que os objetivos da Unidade deAlimentação e Nutrição sejam atingidos. Sendo uma Unidade de Alimentação e Nutrição organizadade forma que a autoridade emane de um único chefe, favorecendo, portanto, a disciplina, essaestrutura organizacional pode ser enquadrada como:
funcional.
linha Staff.
comissional.
mista.
 linear.
 2a Questão (Ref.: 201403052612) Pontos: 0,1 / 0,1
De acordo com o livro Os Serviços de Alimentação - Planejamento e Administração, de Iracema deBarros Mezomo, em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) para coletividades sadias osvalores para a taxa de resto ingestão aceitáveis devem ser:
Entre 16 e 20%
Não superior à 13%.
Entre 13 e 15%
 Até 10%
Entre 11 e 12%
 3a Questão (Ref.: 201403147467) Pontos: 0,0 / 0,1
É correto afirmar que, entre as atribuições específicas que compete ao nutricionista da UAN , não seinclui:
Supervisionar o andamento do processo produtivo de refeições.
 Preparar, proporcionar e distribuir as refeições, executando as atividades operacionais com suaequipe.
 Participar do planejamento e gestão dos recursos econômico-financeiros.
Planejar e executar a adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios.
Administrar a UAN.
 4a Questão (Ref.: 201402990527) Pontos: 0,1 / 0,1
Zelásio é um Auxiliar de limpeza que tem faltou nos últimos três dias, isto é a primeira vez queacontece. Hoje ao se apresentar no serviço, sem justificar legalmente estas faltas, foi comunicadopelo Nutricionista Administrador da UAN que: (Marque a opção correta)
Estaria recebendo uma advertência escrita com a descrição do ato faltoso, detalhar as
consequências que esse ato pode gerar negativamente ao empregador e ao empregado.
Estaria sendo demitido por justa causa.
 Estaria recebendo uma advertência verbal.
Estaria sendo demitido sem justa causa.
Estaria recebendo uma suspensão de 1 dia de trabalho que será descontada do saláriomensal.
 5a Questão (Ref.: 201402615321) Pontos: 0,1 / 0,1
Quase no final do século XX, a Teoria Geral da Administração (TGA), recebeu uma novaabordagem, a Teoria das Contingências.
- Esta nova percepção preconizava que a estrutura das organizações dependem das circunstânciasambientais e da tecnologia utilizada, disponível. Indicando que as estruturas das organizações são
variáveis dependentes e contingentes em relação ao ambiente e à tecnologia.
 - Seus conceitos revisam e atualizam as teorias administrativas que a precedem, com base na visãosistêmica (Teoria dos Sistemas).
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda falsa e não há correlação entre as duasassertivas.
Ambas as assertivas são falsas e não há correlação entre as duas assertivas.
Ambas as assertivas são falsas embora haja correlação entre as duas assertivas.
 Ambas as assertivas são verdadeiras e há correlação entre as duas assertivas.
A primeira assertiva é falsa e a segunda verdadeira, embora haja correlação entre as duasassertivas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais