Buscar

Resenha Crítica P

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ARNALDO HORÁCIO FERREIRA
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
RESENHA CRÍTICA
ALUNA: KARINE DOS REIS SOUZA
OBRA ANALISADA:
GUIRADO, Marlene. Psicologia Institucional. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 2004.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Marlene Guirado é psicóloga, psicanalista, docente do Instituto de Psicologia da USP e analista institucional.
APRECIAÇÃO CRÍTICA DA OBRA
Para iniciar devemos especificar três conjuntos, que são onde os psicólogos institucionais mais atuam: instituições de saúde mental, instituições educacionais e instituições de produção. Cada conjunto pertence á uma relação social e fazem parte de diversas práticas em torno ou em nomes de objetos institucionais. A inserção dessas práticas implica em outras práticas, como, médicas e psiquiátricas, pedagógicas e produtivas. Porém a contratação de psicólogos se dá pela demanda na instituição.
A requisição de uma intervenção psicológica necessita de uma verificação da instituição, pois deverá ver a necessidade desse psicólogo como também a tarefa que ele irá desempenhar dentro da instituição. A precisão institucional, consideramos que as instituições de saúde mental são mais receptíveis á atuação do psicólogo, pois, este tipo de instituições está mais ligado ao objeto da intervenção psicológica, que ajuda inclusive no reconhecimento do psicólogo. 
Precisamos levar em conta, que a aproximação com a doença mental, no ramo das instituições de saúde, pode criar barreiras em um trabalho que foca nas relações dos indivíduos e os grupos desta instituição, relações explícita pelo contato eventualmente com a doença e a loucura, permanecerá apenas com os clientes. Porém, essas observações não prejudicará o reconhecimento do psicólogo como profissional, talvez seja mais rápido no caso das instituições.
Reparamos que tal reconhecimento não é tão fácil no campo das escolas, indústrias e empresas. Nessas, o psicólogo é definido em diversas formas, devido a particularidade dos objetos das instituições. Por exemplo, nas escolas o lugar do psicólogo é junto ao planejamento psicopedagógico, pois é o lugar com maior continuidade institucional. Nas indústrias e empresas, os psicólogos são mais chamados para atuar em treinamento e seleção de pessoas. 
Se as instituições já detectassem o problema, seria mais fácil e rápido o reconhecimento do papel e do lugar pelo psicólogo na resolução destes problemas. Embora o reconhecimento nas práticas institucionais seja importante para aceitação do psicólogo e também do seu trabalho, sempre terá aqueles que apoiarão, mas também aqueles que não irá colaborar com a intervenção dada pelos psicólogos. 
Portanto, o psicólogo tem um papel no campo institucional substancial para a instituição em sua totalidade. O trabalho deve ser realizado de forma dinâmica, pois o psicólogo meio que altera a instituição, e cada cliente, pois faz parte da instituição, eles devem se sentir à vontade para falar, permitindo, que o psicólogo consiga desempenhar o seu papel com sucesso. Toda a instituição em sua individualidade possuiu objetivos, e cabe ao psicólogo ter ciência de tais objetivos e das motivações da instituição e do seu trabalho á realidade institucional. O certo seria que todos psicólogos tenham também, muito claro seus próprios objetivos, pois são estes que o apontam em seu agir. Desta maneira, a missão do psicólogo institucional se manifesta em fazer com que a instituição sirva de meio de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade de seus integrantes e clientes.

Outros materiais