Buscar

2ExercciosdeEletrosttica 20170908195730 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH
CURSO: ENGENHARIA/DISCIPLINA: FÍSICA ELETRICIDADE
PROF: SAVOI
1) Um aluno tem 4 esferas idênticas, pequenas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a 8Q, -4Q, 6Q e 2Q. A esfera A é colocada em contato com a esfera B e a seguir com a esfera C e depois com a esfera D. Ao final do processo qual será a carga final de cada uma das esferas? 
2) Duas partículas de cargas Q1 = 8,0 x 10-5C e Q2 = 2,0 x 10-5C estão alinhadas no eixo x sendo a separação entre elas de 30 cm. Sabendo que Q1 encontra-se na origem do sistema de coordenadas, determine: 
a) a posição x, entre as cargas, onde o campo elétrico é nulo; 
b) o potencial eletrostático no ponto x = 15 cm; 
3) Considere o campo elétrico gerado por duas cargas elétricas puntiformes +Q e –Q, fixas nos pontos A e B. Seja M o ponto médio do segmento A e B. Determine o potencial elétrico resultante e a intensidade do campo elétrico resultante no ponto M. Dados: Q = 5,0 μC e d = 6,0 m. 
4) Numa certa região da Terra, nas proximidades da superfície, a aceleração da gravidade vale 9,8m/s² e o campo elétrico do planeta (que possui carga negativa na região) vale 150 N/C. 
Determine o modulo e o sinal da carga elétrica que uma bolinha de gude, de massa 50g, deveria ter para permanecer suspensa em repouso, acima do solo. Considere o campo elétrico praticamente uniforme no local e despreze qualquer outra força atuando sobre a bolinha. 
5) Três cargas puntiformes, de 2,0 μC, 7,0 μCe -4,0 μCestão colocadas nos vértices de um triângulo equilátero, de 0,50 m de lado, conforme mostra Fig. 1.2 ao lado. Calcular a força resultante sobre a carga de -4,0 μC.
06)Uma esfera oca não carregada e não condutora de raio de 10,0 cm envolve uma carga de 10,0 µC localizada na origem de um sistema de coordenadas cartesiana. Uma broca de raio de 1,00mm é alinhada ao longo do eixo Z e um furo é aberto na esfera. Calcule o fluxo elétrico através do orifício.
07)Nos pontos A e B separados pela distância AB=3m, fixam-se cargas elétricas puntiformes Qa=8uC e Qb=-2uC, respectivamente. Determine um ponto onde o vetor campo elétrico resultante é nulo.
08)Três partículas carregadas estão nos vértices de um triângulo equilátero, como apresenta a figura a seguir. Calcule a força elétrica total que atua sobre a carga de 7,00µC.
09) Considere uma casca esférica fina com raio de 14,0 cm e carga total de 32,0µC distribuída uniformemente sobre sua superfície. Utilizando a Lei de Gauss, (a) desenvolva uma equação de campo elétrico para essa superfície. Encontre o campo elétrico a uma distância do centro da distribuição de carga de (b) 10,0 cm e (c) 20,0 cm.
10)Na figura abaixo, uma partícula eletrizada negativamente com carga de 2 nC está em equilíbrio entre duas placas A e B carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considere que a tensão elétrica entre as placas é V=400 V.
Qual é o sinal das cargas nas placas? 
Calcule o campo elétrico entre as placas. 
Como vimos em sala de aula, deduza corretamente uma equação para determinar a massa da partícula. 
Determine a massa da partícula.
Se a partícula se deslocasse de uma placa a outra, determine o trabalho transferido para a carga em seu deslocamento. 
11)Um ser humano médio pesa cerca de 650 N. Se dois seres assim carregassem, cada qual, 1,0 coulomb de excesso de carga, um positivo e outro negativo, qual deve ser a distância entre eles para que a atração elétrica seja igual aos seus pesos de 650N?
12)OSputnik 1 foi a primeira missão do Programa Sputnik, que enviou o primeiro satélite artificial da Terra. A missão foi lançada pela URSS em 04 de outubro de 1957 do Cosmódromo de Baikonur.O Sputnik era uma esfera de metal e de 50,00 cm diâmetro aproximadamente e 83,60 kg de massa. (a) Calcule a densidade superficial de carga sendo que o mesmo acumula 1,20µC de carga. (b) Utilizando a Lei de Gauss, desenvolva uma equação de campo elétrico para essa superfície. (c) Calcule o campo elétrico imediatamente fora da superfície do satélite.
13)Determine a carga com que uma esferametálica de raio R= 0,50 m é carregada a um potencial de 300 V.
14)Uma esfera oca não carregada e não condutora de raio de 10,0 cm envolve uma carga de 10,0 µC localizada na origem de um sistema de coordenadas cartesiana. Uma broca de raio de 1,00mm é alinhada ao longo do eixo Z e um furo é aberto na esfera. Calcule o fluxo elétrico através do orifício.

Outros materiais