Buscar

Livox Liberdade em voz alta!

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Liberdade em voz alta
Por Jaíne Cristina de Rezende, 1200855
Polo – Congonhas
Data 14/09/2017)
Fonte: Google Imagens
Estudantes que possuem paralisia cerebral, deficiência motora, deficiência cognitiva, autismo ou mesmo dificuldades na fala, têm muita dificuldade na comunicação. Muitas vezes não são compreendidos ou não conseguem expressar claramente suas vontades, desejos e sentimentos.
A tecnologia, com todas as suas ferramentas e avanços, tem criado vários métodos para ajudar esta comunição a melhorar. Vários aplicativos, criados para facilitar a comunicação, são disponibilizados gratuitamente para download. Há aplicativos capazes de traduzir frases/palavras para a Língua Brasileira de Sinais, há também, aplicativos que permitem escrever em Braille.
Para estudantes que sentem dificuldades em se comunicar por conta do autismo, paralisia cerebral ou mesmo dificuldades de fala, uma ferramenta de comunicação bastante útil é o aplicativo Livox, que funciona como ferramenta de comunicação simples e divertida.
O Livox é um aplicativo de comunicação alternativa para tablets. Ele permite que pessoas com doenças e/ou deficiências que prejudicam a fala possam se comunicar através de um tablet. Uma de suas maiores vantagens é que não precisa de internet para funcionar.
Este aplicativo pode ajudar muito no ambiente escolar, pois facilitará a comunicação do educando com todas as pessoas a sua volta. Pode ser usado como método para a alfabetização e também, conceitos complexos (como matemática). Através do mesmo, o educando poderá expressar suas dúvidas, conquistas e frustrações, que muitas vezes não são compreendidas com clareza. 
Alunos de todas as faixas etárias podem fazer uso desta ferramenta, desde a Educação Infantil até o EJA, ou até mesmo no Ensino Superior, pois ela é de fácil manuseio e, além de ser usada no dia a dia escolar, pode ser usada no cotidiano do educando, nos afazeres corriqueiros.
Quando mais de um tablet com Livox estão próximos, eles se comunicam. Com a possibilidade de se transferir qualquer conteúdo criado de um tablet para o outro de forma rápida. Possui, também, opções de voz masculina ou feminina. Outro dispositivo muito útil deste aplicativo é ele ajusta o toque automaticamente de acordo com a deficiência minimizando, assim, erros. Há também o teclado virtual inteligente que fala as frases ou palavras automaticamente sem a necessidade de apagar ou mandar falar.
Outro dispositivo interessantíssimo é que o Livox transforma automaticamente todas as imagens para alto contraste ou preto e branco, caso a pessoa com deficiência tenha problemas visuais.
Há disponível neste aplicativo mais de 24.000 imagens de incrível qualidade, alto contraste, fácil entendimento e usadas a mais de 40 anos na área de fonoaudiologia. Também há a possibilidade de mostrar apenas o texto dos itens, que é ideal para a alfabetização
A comunicação é um item indispensável na vida de qualquer ser humano. E através desde aplicativo, a barreira que as pessoas com deficiência têm de se comunicar pode ser quebrada. E isto é uma conquista muito grande, pois muitas vezes essas pessoas se sentem excluídas, ou até mesmo se sentem frustradas, pois não são compreendidas tanto quanto queriam ou então são excluídas porque são vista como seres “não pensantes”.
Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros. Comunicar é parte da vida sendo através deste processo tão natural que partilhamos o que somos e a forma como gostaríamos de vir a ser.
Sendo assim, o Livox é um meio incrível de fazer com que a liberdade seja ouvida em voz alta. Dando voz a aqueles que não falam ou têm dificuldade para falar, mas pensam, têm sentimento, e também possuem o mesmo valor que uma pessoa sem deficiência tem!

Outros materiais