Buscar

HISTORIA AULA 07 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO
AULA 07Título
a) Analisando algumas características da Constituição de 1891, tais como: Unidade Federativa, Sistema Presidencialista, divisão de poderes, separação entre Estado/ Igreja Católica e casamento civil, é possível correlacionar estas posições assumidas pelo Estado brasileiro com o modelo de organização política adotado pelos Estados Uni dos? 
 
R: Sim. A Constituição de 1891 denominou o País como a “República dos Estados Unidos do Brasil”, tornando explícito o figurino norte-americano que modelou o seu conteúdo. Inspirados neste modelo, nossa primeira Constituição, pós-império, adotou a República Federativa como sistema institucional, liderado por um regime político presidencialista, onde a população passa a escolher os representante s dos municípios, estados e da federação por meio do voto direto. Os Estados da Federação passaram a ter grande autonomia, podendo empreender medidas próprias nos setores jurídico, fiscal e administrativo. Paralelamente, observamos a separação oficial entre o Estado e a Igreja. 
 
b) O regime do Padroado foi mantido pela Constituição de 1891? Justifique. 
 
R: Não. A partir da proclamação da República e promulgação da Constituição de 1891, houve a rejeição de qualquer união entre o poder civil e o poder religio so, colocando um fim, ao Regime do Padroado e instaurando-se um novo regime, o da separação da igreja do Estado. Desta forma, caberia ao Estado garantir a liberdade e a igualdade de todos os cidadãos, independente dos valores morais e religiosos, garantindo a secularização do casamento, do registro civil, dos cemitérios, o término da educação pública confessional. 
 
c) Que razões teriam levado o governo republicano a produzir o Código Penal mesmo antes de organizar o Estado republicano por meio de uma constituição? 
 
R: Com a abolição da escravatura, quase a totalidade da força de trabalho rural e também boa parte da urbana era negra, presume-se, então, que o contingente de ex-escravos livres, e que foram as cidades em busca de trabalho, tenha contribuído vertiginosamente para o crescimento populacional urbano, o que deve ter assustado e muito as minorias dominantes. A criação de uma norma repressora seria alternativa em curto prazo para controlar e disciplinar este novo contingente de negros nas cidades
Resolva as questões objetivas 1 e 2 do capítulo 4 de seu Livro Didático.
1. Acerca da Independência do Brasil, é correto afirmar que: 
A) Consubstanciou os ideais propostos pela Insurreição de 1817.
B) Instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de um amplo movimento popular. 
C) Implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietá- rios de terras e de escravos.
D) Propôs, a partir das ideias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos. E) Provocou, a partir da Constituição
2. A abdicação do Imperador D. Pedro I representou a culminância dos diferentes problemas que caracterizam o Primeiro Reinado, a exemplo do (a): 
A) Apoio inglês à política platina do Império. 
B) Apoio das províncias à política do Reino Unido implantada por D. Pedro I, após a morte de D. João VI. capítulo 3 • 85
C) Conflito entre os interesses dos produtores tradicionais de açúcar e os novos produtores de ouro. 
D) Confronto entre os grupos políticos liberais e o governo centralizado e com tendências absolutistas de D. Pedro I. 
E) Crescente participação popular nas manifestações políticas, favorecidas pela abolição do tráfico.

Outros materiais