Buscar

DIREITO PENAL 19082017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Penal-01/09/2017
PRINCIPIO DA ANTERIORIDADE: para alcançar o criminoso, a lei deve ser anterior ao crime. “Não há crime sem lei que o defina, nem pena sem a prévia combinação legal.”
PRINCÍPIO DA CULPABILIDADE: não há crime sem culpa, ou seja, só respondemos penalmente pelos resultados criminais que causamos.
PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA: não consideramos crime aquela conduta que produz consequência desprezível, pois o fato criminoso é aquele que causa um resultado relevante para o direito penal. O princípio da insignificância não se aplica a crimes que envolvam violência ou grave ameaça. Tal princípio não está positivado na lei, que por ser criação da jurisprudência, não é obrigatório às autoridades, sendo certo que o critério para definir o que é bagatela também é subjetivo.
● mínima ofensividade da conduta; 
● reduzidíssima reprovabilidade do comportamento;
● inexpressividade da lesão ao bem jurídico;
PRINCIPIO DA ADEQUAÇÃO SOCIAL: por este princípio, não consideramos crime aquelas condutas que são aceitas como normas pelo meio sociais, pois o que é socialmente adequado não pode ao mesmo tempo ser considerado crime.
PRINCIPIO DA SUBSIDIARIEDADE: por este princípio entendemos que o Direito Penal, não deve criminalizar todo e qualquer comportamento indevido, pois apenas deve punir as condutas mais nocivas ao meio social que não estejam suficientemente punidas pelos outros ramos do Direito.
PRINCÍPIO DA FRAGMENTARIEDADE: o Direito Penal é fragmentário porque nem todas as infrações penais, já que existem no Direito, infrações civis e administrativas.
► LEI PENAL: entra em vigor 45 dias após sua publicação em Diário Oficial se o texto legal não dispõe expressamente sobre o início da vigência. Em regra, a lei penal perde a sua vigência quando revogada por outra lei penal. A revogação pode ser total ou parcial, porque uam lei pode ser integralmente revogada ou sofrer a revogação de apenas alguns artigos. A revogação poderá ser expressa ou tácita, será expressa quando a nova lei mencionar o n° da lei antiga que perderá a vigência e será tácita quando a nova lei penal regulamentar o mesmo tema ou a mesma matéria de uma lei antiga. VACACIO LEGIS é o pe´riodo compreendido entre a publicação da lei e o início da vigência da mesma.

Outros materiais