Buscar

AVALIANDO IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 08/11/2017 17:13:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709063533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Veto é o modo pelo qual o Chefe do Poder Executivo exprime sua discordância com o projeto aprovado, por entendê-lo inconstitucional ou contrário ao interesse público (art. 66, parágrafo 1º). O veto pode ser total, recaindo sobre todo o projeto, ou parcial, quando atingir somente parte dele. Sendo veto e sanção atos exclusivos do Chefe do Executivo, aponte a opção INCORRETA:
		
	
	Caso o veto seja rejeitado por votação da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto, o projeto se transforma em lei, sem sanção, que deverá ser promulgada.
	 
	Todo projeto para se tornar lei necessita ser previamente sancionado pelo Chefe do Executivo.
	
	O veto é relativo, não trancando de modo absoluto o andamento do projeto.
	
	Sanção e veto somente recaem sobre projetos de lei.
	
	Promulga-se e publica-se a lei, que já existe desde a sanção ou veto rejeitado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709063532)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ocorre muitas vezes que o texto de lei contém incorreções, seja com mudança de letras, algarismos, pontuação alterada, omissões, que acabam deturpando o real sentido da norma. E neste sentido, alguns juristas admitem que, pode o juiz quando se deparar com tais situações, interpretar a norma existente para aplicá-la da forma mais correta no caso em concreto, uma vez que o espírito da lei vale mais do que sua letra, ou seja, aquilo que levou a lei a ser criada, aquilo que se desejou regulamentar, vale mais do que o que está realmente escrito na lei. Razão pela qual, não por mero acaso, o artigo 5º. da Lei de Introdução ao Código Civil assim dispõe: Art. 5º. Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum. Por exemplo, a lei diz "filho", quando na realidade queria dizer "descendente". Ou ainda, a Lei do Inquilinato dispõe que: "o proprietário tem direito de pedir o prédio para seu uso"; a interpretação que conclui por incluir o "usufrutuário" entre os que podem pedir o prédio para uso próprio, por entender que a intenção da lei é a de abranger também aquele que tem sobre o prédio um direito real de usufruto.
Marque a alternativa que represente  exemplo de interpretação:
		
	
	Histórica
	
	Sistemática
	
	Restritiva
	 
	Gramatical
	 
	Extensiva
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709652015)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Imagine que o critério legal para alguém se aposentar seja ter trabalhado durante 30 anos. João trabalhou durante 32 anos na mesma empresa e requereu perante o órgão competente a sua aposentadoria, que proferiu o ato de acordo com a legislação vigente na data do requerimento. No entanto, após ser concedida a aposentadoria, a lei foi alterada e passou-se a exigir 35 anos para que os colegas de empresa de João, que ainda não tinham completado 30 anos de trabalho. Com base nesses fatos responda:
		
	
	O ato administrativo que concedeu a aposentadoria é chamado de coisa julgada, pois não cabe mais recurso.
	
	O caso acima descreve uma situação de direito adquirido de João.
	
	Por uma questão de igualdade, os colegas de empresa poderão requerer que sejam aplicados a eles o mesmo critério utilizado para aposentadoria de João.
	 
	A nova lei que passou a exigir 35 anos de trabalho não poderá ser aplicada no caso de João, pois sua aposentadoria é um ato jurídico perfeito.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709058897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sonia Carolina casou-se com Aderbal, em janeiro de 1976. A bela casa onde vive o casal é herança deixada pelos pais de Aderbal. Até esta época o regime legal de bens no casamento, no Brasil, era o da comunhão universal. Após 1977, com a Lei do Divórcio, o regime legal passou a ser o da comunhão parcial de bens. Em 2002, Aderbal separou-se de Sonia Carolina. Na partilha, fundamentado na lei em vigor, o advogado de Aderbal não incluiu a casa herdada de seus pais. Por sua vez, o advogado de Sonia Carolina incluiu a casa herdada por Aderbal, alegando direito adquirido e princípio da irretroatividade da lei. A partir da análise do esquema acima, Carlos Alberto, sobrinho de Aderbal e estudante de Direito afirmou:
I - Para existir o direito adquirido, deve haver um fato aquisitivo e um direito em sentido objetivo, devendo ter tal fato aquisitivo todos os elementos exigidos pela lei antiga.
II  Como tia Sonia e tio Aderbal casaram-se estando em vigor o regime da comunhão universal de bens e seu casamento é válido, ela tem direito adquirido à casa.
III - O princípio da irretroatividade encontra respaldo em nosso ordenamento jurídico, tendo em vista a necessidade de segurança e estabilidade necessários à vida em sociedade.
Com relação ao que foi afirmado por Carlos Alberto, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Somente a primeira afirmação está correta.
	
	Todas as afirmações estão erradas.
	
	Somente a segunda afirmação está errada.
	
	Somente a terceira afirmação está errada.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709059925)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A empresa Godoy Construções e Empreendimentos S.A., localizada na cidade de Londrina/PR, celebrou, em 1989, contrato de compromisso de compra e venda de um imóvel, localizado na Rua Jerusalém, 99, Jardim Igapó, ainda em construção, com Tiana Ferlaute, pagável em 120 prestações mensais e reajustáveis. Faltando 30 parcelas, Tiana, sem condições financeiras, interrompe os pagamentos, o que acaba por figurar descumprimento contratual por infração de cláusula contratual. Tendo regularmente notificado Tiana, a empresa ajuíza ação visando a extinção do contrato, destacando a cláusula que prevê a rescisão total no caso de atraso de mais de três prestações, fato ocorrido, assim como a perda de todas as parcelas pagas. Em sua defesa, Tiana alega ser injusta e abusiva a cláusula que impõe a perda das parcelas pagas. Afirma que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, vigente a partir de 1990, impõe pena de nulidade das cláusulas abusivas. Assim, requer que o juiz declare a nulidade daquela cláusula do contrato, determinando a devolução das importâncias pagas, fundamentando-se na aplicabilidade retroativa do Código de Defesa do Consumidor. Em sua decisão, o juiz afirmou estar diante de contrato que se implementou segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, razão pela qual julgou improcedente o pedido de Tiana. O juiz referiu-se, em sua sentença, a um dos fatores que impossibilitam a retroatividade da norma. A que fator referiu-se o juiz?
Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	coisa julgada
	 
	ato jurídico perfeito
	
	direito adquirido
	
	direito adquirido
	
	expectativa de direito

Outros materiais