Buscar

AVA 3 trabalho de Gestão do Capital Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão do Capital Humano
A área ou departamento de Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupam com o gerenciamento das pessoas nas organizações e que levam à eficácia dos colaboradores nas organizações em busca dos objetivos pessoais e da organização. 
As pessoas podem potencializar os pontos fortes de uma empresa ou reforçar as fragilidades, dependendo de como são consideradas e gerenciadas. É a área de Gestão de Pessoas que tem a responsabilidade de criar uma relação positiva e construtiva de parceria e interação.
As atribuições da área de Gestão de Pessoas dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas o foco é sempre o mesmo: a eficácia organizacional por meio das pessoas seguindo estratégias para:
• Proporcionar aos colaboradores motivação: manter elevada a motivação por meio de reconhecimento, desafios profissionais e um plano de carreira.
• Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional: capacitar os colaboradores para uma parceria focada em resultados e na preocupação com o auto desenvolvimento e com a Missão da empresa.
• Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: fazer dos colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado.
• Manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores: proporcionar uma estrutura, um ambiente de trabalho que atenda as necessidades das pessoas, como confiança nos funcionários, estilos gerenciais, segurança, liberdade de atuação e para tomar decisões, solidez, trabalhos desafiantes, horas adequadas de trabalho, etc.
• Gerenciamento das mudanças: as mudanças constantes e variações do mercado exigem uma flexibilidade e disposição da empresa para se adaptar rapidamente às novas tecnologias, conceitos, políticas e tendências para atender e superar as expectativas da globalização, das pessoas e dos clientes.
• Assegurar uma política ética e de abertura: a área de Gestão de Pessoas deve conquistar a confiança dos colaboradores, ser aberta e receptiva e manter uma postura ética e de preocupação com os direitos.
Diante desse novo cenário, a moderna gestão de pessoas é composta por um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos que planejam, organizam, dirigem e controlam o trabalho e a atuação das pessoas na organização, que segundo Chiavenato (2004), podem ser resumidos em seis processos básicos: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoramento de pessoas, sendo que todos esses processos estão inter-relacionados entre si e se influenciam mutuamente. Cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais, quando bem ou mal utilizados.
Para o sucesso de Roberto na nova função, ele tem que adotar os seguintes processos:
Agregar pessoas: também conhecido como processo de provisão ou suprimentos de pessoas, esse processo envolve práticas de recrutamento e seleção, e pode ser compreendido como qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender as necessidades da organização e contribuir para o sucesso organizacional.
Aplicar pessoas: é o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização, orientar e acompanhar o seu desenvolvimento do mesmo na execução de suas tarefas. Envolve a integração do funcionário na empresa, o desenho do cargo a ser desenvolvido e a avaliação de desempenho do funcionário no cargo.
Recompensar pessoas: por ser um dos principais elementos de motivação e incentivo, esse processo constitui um papel de destaque para a gestão de pessoas. Compreende: remuneração, programas de incentivo ao pessoal e programas de benefícios e serviços. 
Desenvolver pessoas: Inclui treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreira. É um meio de capacitar e aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional.
Manter pessoas: é utilizado para manter as pessoas da organização satisfeitas e motivadas, com condições ambientais e psicológicas satisfatórias, despertando o interesse do funcionário em permanecer na empresa por longo prazo. Inclui relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida do trabalhador.
Monitorar pessoas: acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados. Esse processo compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.
Aplicando corretamente os processos da gestão de pessoas, será possível capacitar e desenvolver colaboradores em novos conhecimentos e habilidades, recompensar desempenhos e comportamentos eficazes, estimular o comprometimento das pessoas, além de criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, onde não só a organização se beneficie, mas também seus colaboradores, atingindo satisfação pessoal e contribuindo para o pleno sucesso organizacional.
Roberto tem que lembrar sempre que funcionários motivados tendem a permanecer por longo prazo na organização, além de produzir mais e melhor! Ele tem que tratar os empregados como recursos produtivos da organização. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível.
Referência Bibliográfica:
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/ Acessado em 08/11/2017 às 19:37hs.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 19  tir. São Paulo: Campus, 1999
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/principais-objetivos-da-area-de-gestao/35562 Acessado em 08/11 às 19:26hs.

Outros materiais