Buscar

ação de inquerito para apuração de falta grave

Prévia do material em texto

EXELENTÍSSIMO DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA ___ VARA DO TRABALHO DO ESTADO ___ REGIÃO
 Alfa LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº, tendo como principal estabelecimento vem respeitosamente por seu advogado abaixo assinado, propor a presente
AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
 
Pelo procedimento ordinário, face de Leonel Pereira, nacionalidade, estado civil, identidade nº e da CTPS nº, série nº, residente e domiciliado, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
Dos fatos
O requerido foi admitido aos serviços da requerente, faz gozo de ser detentor de estabilidade provisória, na qualidade de diretor de sociedade cooperativa criada pelos próprios obreiros da requerente.
Ressaltasse que acerca de 12 meses o requerido não cumprindo a sua jornada laboral, todavia, vem apresentando reiteradas faltas e atrasos, todos devidamente punidos pelo requerente. Em sua ficha funcional nos últimos dois meses constam três advertências e duas suspensões, todas pelos motivos citados.
Outrossim, cabe salientar que, a situação só vem se agravando e o requerente após tentar solucionar a lide por todas as vias administrativas possíveis não logrou êxito, escoando todos esses meios, não viu outra alternativa a não ser propor a presente demanda. 
Dos Fundamentos
A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 8º, inciso VIII, prevê a estabilidade sindical ficando impossibilitado o empregador de dispensar o empregado, salvo em que questão de falta grave. Fato este que presumisse todos expostos na narrativa supracitada.
A Consolidação das leis do trabalho em seu artigo 543, § 3º, sintetiza que quando o empregado mesmo que dirigente sindical, diretor ou seu suplente pode ocorre a dispensa do prestador serviço em hipótese de cometimento de falta grave por este.
Cabe salientar que o artigo 482, alíneas B e H, da CLT, dispõe hipóteses de possibilidade de rescisão do contrato de trabalho por justa causa pelo empregador, quando o prestador de serviço incontinência e ato de indisciplina cometida pelo empregado, ato este que se configurou com as constantes faltas pelo requerido.
Outrossim, cabe ressaltar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho na Súmula 379, onde também afirma a garantia ao empregador da rescisão do contrato de trabalho por justa causa nas hipóteses de falta grave de dirigente sindical.
Dos pedidos
Ante o exposto requer à Vossa Excelência seja: 
1)Julgado procedente o pedido para apuração de falta grave praticada pelo requerido, rescindindo o contrato de trabalho por justa causa, na forma do art. 482, b e h, CLT;
2) Notificado o requerido para que, querendo, conteste os termos presentes, sob pena de serem admitidos como verdadeiros;
Das provas
Requer a produção de todos os meios de prova admitidos no Direito, especialmente a documental, testemunhal, pericial e depoimento pessoal, tudo na amplitude do art. 369 CPC/15.
Valor da causa
Dá-se à o valor da causa o valor de R$
Nestes termos 
Pede-se deferimento
Local e data
Advogado
OAB

Continue navegando