Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH EXERCICIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Quando mencionamos: amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica; plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria, estamos nos referindo a:
	
	
	
	
	
	
	conhecimentos. 
	
		2.
		Existem características profissionais e pessoais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Caracteriza a capacitação HABILIDADES:
	
	
	
	
	
	Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente.
	
		3.
		Quando a organização decide implantar o modelo de consultoria interna de RH deve priorizar a capacitação dos funcionários que atuarão como consultores. No perfil desse profissional há alguns aspectos prioritários para a eficácia do processo:
	
	
	
	
	
	
	sólidos conhecimentos de gestão empresarial e de RH, interação social e análise de problemas. 
	
	
	
	
		4.
		Quando falamos do perfil adequado do consultor interno de recursos humanos, é fundamental observar características específicas estudadas em nossa aula. Assinale a questão que NÃO atende plenamente as características do perfil do consultor interno. 
	
	
	
	
	
	Perfil ajudador, conciliador, boa capacidade de comunicação, alinhamento estratégico, autoritarismo. 
	
		5.
		Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a figura do consultor interno de RH funciona melhor como:
	
	
	
	
	
	Agente de mudança no sentido da melhoria contínua 
	
		6.
		Não existe um consenso sobre que profissional deve exercer a função de consultor interno. Algumas organizações entendem que seus executivos e profissionais técnicos devem exercer esta função. Já outras preferem identificar dentre seus empregados aqueles que apresentam predisposição para a função submetendo-os a treinamento específico de modo que seus conhecimentos, habilidades e atitudes sejam potencializados em benefício dos demais colegas, da cultura organizacional e da própria organização. Neste contexto, considera-se que o mais importante na implantação de consultoria interna nas organizações é:
	
	
	
	
	
	
	que o consultor interno possa exercer seu papel de ajudador, de conselheiro, um solucionador de problemas apoiado em suas habilidades e competências. 
	
	
	
		7.
		Sabemos que há características profissionais e pessoais mais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas dessas características são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. 
	
		8.
		Assim como um gestor de RH, um Consultor Interno de RH precisa de sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de pessoas. Contudo, isto não basta. Marque a opção INCORRETA sobre o que mais o CI de RH precisa conhecer/dominar: 
	
	
	
	
	
	Ter sólidos conhecimentos sobre a organização não é tão necessário assim, já que suas habilidades e atitudes é que mais importam na sua atuação. 
		1.
		Na formação do profissional que atuará como Consultor Interno de RH tem como objetivo torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica por todos os pontos de RH. Para isso, pode-se utilizar diversas formas, entre elas o job rotation, que consiste: 
	
	
	
	
	
	
	
	na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional, permitindo que o consultor enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da empresa. 
	
		2.
		Um consultor organizacional deve ter competência comprovada quanto aos conhecimentos, às habilidades e à atitude. Com relação à atitude, espera-se que o consultor:
	
	
	
	
	
	Tenha uma conduta equilibrada e ética para correta relação de ajuda esperada pelo cliente. 
	
	
	
		3.
		Além de profundo conhecimento técnico, é fundamental que o consultor interno reúna algumas habilidades e atitudes específicas. Uma destas características se manifesta pela capacidade de recuperação frente às adversidades e dificuldades encontradas no desenvolvimento dos trabalhos. Esta atitude é denominada de:
	
	
	
	
	
	Resiliência
	
		4.
		O consultor interno ao demonstrar disposição para considerar as mudanças e inovações na medida em que for conveniente e oportuno para a solução de problemas, agindo como um negociador inclusive diante das resistências, demonstra: 
	
	
	
	
	
	visão sistêmica e capacidade de resolver problemas. 
	
	
	
	
	
		5.
		No exercício da consultoria de organização, a relação do consultor com o cliente é objeto de especial atenção, pois nisso se fundamenta a viabilidade de um processo de intervenção bem sucedido. Com essa preocupação, o Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização (IBCO) que congrega consultores externos, internos e empresas de consultoria, em seu Código de Ética estabelece: O consultor de organização não deve se valer de sua condição de insider (possui informações privilegiadas) a fim de se utilizar dos conhecimentos adquiridos no exercício de suas atividades junto ao cliente, para qualquer tipo de negócio em benefício próprio ou de outros clientes ou de terceiros a ele ligados. O que está INCORRETO na interpretação deste enfoque do Código de ética do IBCO no contexto da relação consultor-cliente? 
	
	
	
	
	
	delimita a liberdade profissional do consultor; 
	
	
	
	
	
		6.
		A competência é a inteligência prática para situações que se apóiam sobre os conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força, quanto mais aumenta a complexidade das situações.Sendo assim, qual é a habilidade mais marcante no perfil de um consultor interno de RH:
	
	
	
	
	
	Perspicácia na análise de situações complexas 
	
		7.
		Para a escolha de um Consultor Interno de RH, as empresas escolhem, dentre os próprios executivos ou técnicos, ou, ainda, profissionais mais aptos e predispostos a desempenharem a função, ainda que seja preciso potencializar o CHA deste profissional. Deste modo, assinale abaixo a única alternativa verdadeira:
	
	
	
	
	
	Sobre os executivos e técnicos, é correto afirmar que os escolhidos seriam dentre aqueles mais competentes e motivados para exercer o papel. 
	
		8.
		Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se: I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
	
	
	
	
	
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.

Outros materiais