A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
Simulados EAN (1)

Pré-visualização | Página 1 de 7

Simulados EAN
	1a Questão (Ref.: 201701407518)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nutricionista, enquanto profissional competente para realizar projetos e ações de educação alimentar e nutricional, deve considerar o comportamento alimentar
		
	
	Um processo determinado apenas pelas condições ambientais em que o indivíduo está inserido
	
	Um condicionamento simples modulado pelo raciocínio e imitação
	
	Fixado na infância, transmitido pela família e sustentado por tradições
	 
	Um processo construído por representações, significados e simbolismos presentes desde a escolha até a ingestão de alimentos
	
	Um aprendizado modulado pela imitação, raciocínio e mitos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701571221)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente, após consulta com nutricionista, substitui o leite integral pelo desnatado na sua alimentação, pois foi informada dos seus benefícios no organismo. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	 
	Cognitivo
	
	Situacional
	
	Afetivo
	
	Ambiental
	
	Social
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701922339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a formação do comportamento alimentar e os elementos que o compõem, marque a alternativa correta:
		
	
	O elemento cognitivo do comportamento alimentar está relacionado ao conhecimento sobre alimentação e nutrição, geralmente embasado no conhecimento científico prévio do indivíduo.
	
	O elemento situacional do comportamento alimentar inclui apoios estruturais, coerção social, normas e padrões culturais, mas não é influenciada por questões econômicas.
	
	Na prática do nutricionista, preconceitos, crenças, tabus, ritos e tradições alimentares não devem ser levados em consideração quando se busca entender o comportamento alimentar do individuo.
	 
	O componente afetivo está ligado ao sentimento sobre os alimentos e que motivam as práticas alimentares, que vão além das necessidades fisiológicas, como segurança, afeto, autoestima, auto realização e aprovação social.  
	
	O comportamento alimentar pode ser determinado por incompatibilidades em relação a algum estado fisiológico do indivíduo ou entre os próprios alimentos, mas geralmente não é influenciado por proibições, causada por motivos religiosos, valorização socioeconômica e cultural.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701392515)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a educação nutricional, marque a resposta correta.
I.Tem como objetivo a adequação de hábitos alimentares saudáveis, em consonância com os conhecimentos científicos de nutrição.
II.O profissional nutricionista deve ser autoritário, a fim de conseguir a adesão do paciente na resolução dos problemas alimentares.
III.Na educação nutricional o cliente/paciente participa do processo de forma ativa.
IV.O nutricionista não aceita transgressões e estas se tornam motivo de censura, a fim de que os desvios observados não se repitam.
V.Constitui atividade privativa do nutricionista.
		
	 
	As afirmativas I, III, V são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II,III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, III, IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II, IV são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701389682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as colunas.
De acordo com cada uma das situações apresentadas, indique o elemento que compõe o comportamento alimentar .
1. Afetivo
2. Cognitivo
3. Situacional
a. Estudante de enfermagem que começa a ingerir pelo menos 3 porções de frutas/dia após uma consulta com o nutricionista.
b. Adolescente que não ingere vitamina de manga porque desde a infância escuta da mãe que essa é mistura é muito perigosa.
c. Criança de 5 anos que logo após o jantar bem solicita a mãe uma mamadeira de mingau de aveia.
d. Mulher que após ser demitida de seu emprego começar a comer compulsivamente e engorda 10 Kg em um mês após a demissão.
e. Adolescente com diagnóstico de obesidade infantil apresenta motivação pessoal mas dificuldade em seguir as recomendações da reeducação alimentar proposta pela nutricionista pois a despensa de sua casa está repleta de alimentos de alta densidade calórica.
f. Secretária doméstica que "adora" frutas e verduras as consome apenas durante a semana, pois nos finais de semana vai para sua casa e não tem condições financeiras de adquirir tais alimentos.
		
	 
	a - 2, b -2, c - 1, d - 1, e - 3,  f -3
	
	a - 1, b -2, c - 3, d - 2, e - 3,  f -3
	
	a - 3, b -2, c - 1, d - 3, e - 3,  f -1
	
	a - 1, b -1, c - 2, d - 2, e - 3,  f - 1
	
	a - 3, b -3, c - 2, d - 2, e - 3,  f -3
	1a Questão (Ref.: 201702206801)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nutricionista de um programa de alimentação escolar de um município verificou, em entrevista com um grupo de estudantes de uma escola pública, um elevado consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e frituras, e um baixo consumo de produtos lácteos, frutas e verduras, o que deixou evidente a necessidade de implementação de estratégias de educação nutricional para o grupo. Na mesma entrevista, foi também constatado que os estudantes não tinham a intenção de mudar seu comportamento alimentar, pois consideravam adequados, práticos e saborosos os alimentos que consumiam com maior frequência. Além disso, não identificavam risco em sua prática alimentar.
Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento e a situação hipotética acima, conclui-se que essas crianças estão no estágio de
		
	
	Contemplação.
	
	Ação.
	 
	Pré-contemplação.
	
	Manutenção.
	
	Preparação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702269698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A educação e a orientação nutricional são um esforço multidisciplinar que pode ser praticado: (1)no setor da saúde onde o tipo de serviço é preventivo, (2) nos serviços de saúde secundários e de reabilitação, (3) nos serviços de saúde com pacientes hospitalizados e (4) nas escolas de diferentes níveis de ensino". Pode-se afirmar:
		
	
	Somente a afirmativa 1 e 4 estão corretas
	
	Somente a afirmativa 2 e 3 estão corretas
	
	Somente a afirmativa 1 e 2 estão corretas
	 
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas
	
	Somente a afirmativa 1 e 3 estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701388348)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O hábito alimentar do brasileiro mudou muito nas últimas décadas. Os fatores que podem ser apontados como causas dessa mudança são múltiplos. O processo de urbanização acelerada é um deles, uma vez que de 1960 a 1990 a proporção de pessoas residindo em área urbana aumentou de 45% para 75% (MONTEIRO, 1995, p. 248). As mulheres ocupando o mercado de trabalho, de forma diferenciada do labor que exercem no meio rural, que as mantêm próximas do lar, necessitam que o tempo destinado ao preparo dos alimentos se reorganize. A indústria alimentar responde eficientemente a essa necessidade de uma ampla parcela da população, lançando no mercado produtos que facilitam esse fazer culinário. O consumo doméstico de hambúrgueres, pratos prontos, aves e carnes congeladas cresceu surpreendentemente 70% em apenas dois anos ¿as vendas de massas tradicionais caíram¿ enquanto as de massas instantâneas dispararam ¿a macarronada está sendo substituída pelo Miojo¿, a sopa pronta que recebe o nome de sopão teve aumento de 140% entre 1994 e 1995, apenas entre as classes C e D (DANTÉ FILHO apud BLEIL, 1998, p. 21).
Com base no texto acima, observa-se que houve um aumento acentuado no consumo de produtos prontos/congelados principalmente entre as classes C e D. Avalie as afirmativas abaixo e verifique aquelas que podem justificar este fato:
I. Processo crescente de urbanização.
II. Entrada das mulheres no mercado de trabalho.
III. Melhoria dos produtos oferecidos pela indústria