Buscar

QUEIXA CRIME ENRICO 23.10.2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ... º JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
 ENRICO, nacionalidade ..., estado civil ..., engenheiro, portador da carteira de identidade nº ..., inscrito no CPF nº ..., domiciliado e residente na rua ..., nº ..., nesta cidade. Vem por meio de seu advogado (procuração com poderes especiais em anexo), apresentar QUEIXA CRIME com fundamento no artigo 100, §2º, e 145 do Código de Processo Penal, e artigos 30, 41 do Código Penal. Em face de HELENA, nacionalidade ..., estado civil ..., profissão ..., portador da carteira de identidade nº ..., inscrito no CPF nº ..., domiciliada e residente na rua ..., nº ..., nesta cidade, pelos motivos expostos: 
 Enrico, planejou festejar seu aniversário, que ocorreu no dia 19 de Abril de 2014, num famoso estabelecimento situado na cidade de Niterói. Para tanto, optou por convidar seus contatos por meio da rede social.
 Ocorre que Helena, sua vizinha e ex-namorada, pertence ao grupo de amigos adicionados na referida página da rede social de Enrico, meio pelo qual ficou sabendo da comemoração do aniversário do querelante.
 Por motivos não esclarecidos e com a intenção de ofender o querelante, Helena, por meio de seu computador, instalado em sua residência, localizada na cidade de Niterói, publicou a seguinte mensagem no perfil de Enrico: “ele trabalha todo dia embriagado! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo”. Além, do comentário ‘’ não sei o motivo de comemoração, já que Enrico não passa de um idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha!’’. 
 Enrico, que estava em seu apartamento na companhia de seus amigos Carlos, Miguel e Ramirez, conectado à rede social por meio de seu tablet, abalou-se ao ver a referida mensagem altamente ofensiva postada em sua página do facebook. Levando-a repercussão desta mensagem, causando um enorme abalo emocional em Enrico, de tal modo que, de tão constrangido pela situação ocorrida, cancelou sua festa.
 Assim, agindo a querelada por meio de mensagem ofensiva enviada através da rede social, abalou a honra e o respeito do querelante, acusando-lhe de ter praticado atos nos quais ferem sua própria imagem, e o ofendendo lhe a dignidade, por um meio de comunicação com o acesso de várias pessoas, violando o artigo 139, caput, e 140, 140,III do Código Penal.
De acordo com o referido artigo, a simples imputação de fato, verídico ou não, que venha a causar danos em relação a honra do sujeito a quem o fato diz respeito, constitui crime de pequeno potencial ofensivo, ou seja, crimes em que a pena máxima, em abstrato, não ultrapasse 2 anos, estabelecendo-se, assim, o Juizado Especial Criminal competente para julgar esta ação, conforme disposto na Lei nº 9099/95 em seu artigo 61.
 
 Vale ressaltar que Helena, além de cometer crime contra a honra, o fez por meio de rede social de grande abrangência, causando, assim, maior divulgação da mensagem entre todos os contatos do querelante, e ofendendo a dignidade e o decoro do mesmo, conforme o artigo 40, do Código Penal. 
DO PEDIDO:
Ante o exposto, requer: 
Designação de audiência preliminar, segundo artigo 70, da Lei nº 9099/99.
A citação da querelada para oferecer resposta, na forma do artigo 396, do Código de Processo Penal.
Designação de AIJ para qual devem ser notificadas as testemunhas abaixo arroladas.
Ao final, a procedência dos pedidos para condenar a querelada as penas dos artigos no §4º, e fixar valor mínimo de indenização, tendo por base o artigo 387, IV, do Código de Processo Penal. 
ROL DE TESTEMUNHAS
I. CARLOS – (RG ..., CPF..., ENDEREÇO...)
II. MIGUEL – (RG..., CPF..., ENDEREÇO...)
III. RAMIREZ – (RG..., CPF..., ENDEREÇO...).
Nestes termos, pede deferimento. 
Niterói, 18 de junho de 2014.
Advogado ...,
OAB ...

Continue navegando