Buscar

SEMANA 9 EMPRESARIAL II

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II 
SEMANA9 CASOCONCRETO1 Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio de Janeiro, uma S.A., sob a denominação social “BANCO FIMASA S.A”, teve seu capital formado com 40% das ações –todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na Assembleia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Poderia a Cia, apresentar diversidade de classes de ações ordinárias? R: É possível por se tratarem de S/A com capital fechado, pois não deseja que sejam negociados em bolsa de valores. 
QUESTÃOOBJETIVA1 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO –FGV):Bernardino adquiriu de Lorena ações preferenciais escriturais da companhia Campos Logística S/A e recebeu do(a) advogado(a) orientação de como se dará a formalização da transferência da propriedade.A resposta do(a) advogado(a) é a de que a transferência das ações se opera: 
R:(C) pelo lançamento efetuado pela instituição depositária em seus livros, a débito da conta de ações de Lorena e a crédito da conta de ações de Bernardino. Art.35, §1° da lei 64.404/76
QUESTÃO OBJETIVA 2 
(EXAME DE ORDEM UNIFICADO –FGV): Com relação às sociedades anônimas, assinale a opção correta.
R: (B) A vantagem das ações preferenciais de companhia fechada pode consistir 
exclusivamente em prioridade no reembolso do capital. Art. 17, II da lei 64.404/76.

Continue navegando