Buscar

Relatório - ENCONTRO DOS MOVEIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA CIVIL / PRODUÇÃO/ MECÂNICA
RELATÓRIO 08
ENCONTRO DOS MÓVEIS EM MRU
Rio de Janeiro
1° Semestre 2017
Objetivo
Determinar numericamente o instante e a posição em que dois móveis em MRU se cruzam na mesma trajetória.
Introdução
Para determinar o instante em que dois móveis se encontram devemos igualar as funções das posições dos móveis.
Bolha Esfera
 
 Ou 
Esquema de Montagem
Plano inclinado
Imã
Cronômetro
Esfera de metal
Bolha
Tubo de silicone
Procedimentos Experimentais
Inicialmente o plano inclinado foi montado observando-se o nivelamento inicial da plataforma do plano. Elevou-se o plano inclinado em 15 graus acima da horizontal, com a ajuda do ímã a esfera foi posicionada na posição X0= 0 mm onde foi liberada, e simultaneamente o cronômetro foi acionado parando no instante em que a esfera passa pela posição x= 400 mm. Esse procedimento foi repetido 5 vezes onde a primeira tabela foi preenchida sendo possível o cálculo da média da velocidade da esfera. Após o preenchimento da primeira tabela a plataforma foi inclinada para que a bolha se fixasse na posição X= 400 mm, foi cronometrado o movimento da bolha até a posição X= 0 mm, esse procedimento foi repetido por 5 vezes onde foram anotados os resultados para o preenchimento da segunda tabela onde foi feito o cálculo da média da velocidade da bolha.
Em seguida foi posicionada nas extremidades de 0 mm e 400 mm a bolha e a esfera para que fosse calculado o tempo de encontro dos móveis, com o cronômetro acionado foi possível realizar este procedimento que foi repetido por 3 vezes onde foi preenchida a terceira tabela e foi calculada a média da velocidade dos móveis.
Após os resultados obtidos foi calculado o tempo e a posição esperados onde foi feito também o cálculo da discrepância conforme demonstrado no tópico seguinte.
Resultados e discussões
Tabela 01: Velocidade da esfera
Tabela 02: Velocidade da bolha
Tabela 03: Tempo e posição de encontro
	
Conclusão
Foi determinado o instante e a posição dos dois móveis, a média do tempo de encontro foi 2,91s e a média da posição do encontro 175mm. A discrepância entre o tempo esperado e o tempo obtido foi de 2,85% e a discrepância entre a posição esperada e a posição obtida foi 0,13%.
Bibliografia
DA SILVA, Domiciano. Encontro de móveis.
Disponível em: http://alunosonline.uol.com.br/fisica/encontro-moveis.html
Acesso em: 10 de junho de 2017.

Continue navegando