Buscar

pesquisa sobre testes de inteligencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução:
Os testes de inteligência (igualmente conhecidos como teste de quociente intelectual ou teste de QI) visam avaliar a inteligência através de uma medição estimativa do quociente intelectual, servem como instrumentos de conhecimento do potencial humano.
A noção de inteligência reside em saber escolher as melhores opções disponíveis para solucionar ou resolver um problema. Posto isto, está relacionada com a capacidade de assimilar, de entender e de elaborar informação para a utilizar de forma adequada.
Os testes de inteligência apresentam uma série de exercícios que se devem resolver na menor quantidade de tempo possível. De acordo com as respostas positivas dadas pela pessoa, obtém-se um resultado estimativo que mede o seu QI.
Apresentação do tema:
Existem vários tipos de inteligência, como a inteligência psicológica, a inteligência biológica e a inteligência operativa, entre outras. Como tal, os especialistas desenvolveram diferentes tipos de teste de inteligência, com vista a medir os diversos aspectos da mesma.
Quanto ao quociente intelectual, trata-se de um número que permite qualificar as habilidades cognitivas de um sujeito relativamente à sua faixa etária.
Pode-se dizer que o QI tende a ser estável quando as condições de desenvolvimento da criança também o são. Caso essas condições se modifiquem, também o QI se modificará, para melhor ou para pior.
No âmbito educacional, de acordo com o seu quociente de inteligência, as crianças podem ser classificadas em: dependentes (Q.I. até 30), treináveis (Q.I. de 30 a 50), educáveis (Q.I. de 50 a 70), limítrofes ou de aprendizagem lenta (Q.I. de 70 a 90), normais (Q.I. de 90 a 110) e superiores (Q.I. de 110 a 130). Acima deste nível, estão as crianças de inteligência muito superior ou gênios.
Por conta dessa classificação e da consequente rotulação dos sujeitos em diferentes categoriais tais como: deficiente mental leve, moderado ou profundo; idiota; débil mental; limítrofe; superdotado. Os testes de QI foram duramente criticados.
Marco teórico
.
Em 1904, a pedido do governo francês, Alfred Binet (foto) elaborou os primeiros testes de inteligência que determinavam a capacidade intelectual de crianças normais de faixas etárias diversas para compará-la a de crianças consideradas deficientes por não acompanharem o processo educativo formal e sistemático.
Pouco depois, em colaboração com Theodore Simon, Binet criou a primeira escala métrica de inteligência, atualmente conhecida como testes de Binet-Simon, que mediam a capacidade intelectual da criança em relação à sua idade cronológica, expressa em Quociente de Inteligência (QI).
Testes:
Htm ( teste de habilidades para o trabalho mental)
Objetivo:
Com a finalidade de testar a capacidade cognitiva utilizando diferentes tipos de problemas que exijam capacidades distintas, mas também utilizar para diferentes tarefas a inteligência geral e as capacidades mais ou menos específicas.
Os processos de raciocínio lógico configurados por Dedução e Indução estão presentes no teste HTM.
O teste contém 48 questões divididas em três partes iguais, distribuídas da seguinte forma:
Raciocínio Lógico Verbal com 16 questões de múltiplas escolhas com 4 alternativas, sendo que a resolução desta parte verifica a capacidade de pensar e trabalhar com argumentos.
Raciocínio Lógico Numérico com 16 questões de respostas curtas sendo que esta parte do teste verifica a aptidão numérica. Na resolução dos itens utiliza-se a capacidade para inferir a partir de uma sequência numérica as regras ou os princípios matemáticos implícitos.
Raciocínio Lógico Abstrato com 16 questões envolvendo estruturas simbólicas, compostas por figuras e letras e se propõe medir o nível de abstração. Por raciocínio abstrato entende-se a capacidade para compreender e raciocinar com ideias expressas de forma não verbal, além de medir e de perceber detalhes, semelhanças e diferenças.
No início de cada subteste existe uma explicação no caderno de como o Sujeito deve realizar o teste e após o perfeito entendimento das questões, o aplicador inicia a contagem do tempo para cada parte. Para correção são utilizados os crivos de correção, computando-se as respostas certas do Sujeito para a classificação. O estudo inicial de Validade do teste foi realizado considerando-se duas medidas básicas:
Teste ifp2 – inventário fatorial de personalidade
O Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança.
Teste quati – questionário de avaliação tipológica
Objetivo:
É avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que o indivíduo faz. Apresenta, de forma geral, estilos cognitivos e estilos de comportamento. Baseado na teoria de Jung, utiliza atitudes (foco de atenção), funções perceptivas (recebimento de informações) e funções avaliativas (tomada decisões) para construção de 16 tipos psicológicos.
Atitudes: Extroversão e introversão
Funções perceptivas: Intuição e sensação
Funções Avaliativas: Pensamento e Sentimento.
Finalidade e Indicação: Este instrumento foi desenvolvido para aplicação em uma população a partir da 8ª série do 1º grau. Pode ser utilizado em Seleção de Pessoal, Avaliação de Potencial, Orientação Vocacional, Psicodiagnóstico e etc.
Descrição: 93 questões
Tempo de aplicação: sem limite de tempo (em média 45 minutos).
Kit: 1 Manual, 1 Caderno de Exercícios, 1 Bloco de respostas com 25 folhas e 1 Conjunto de Crivos de Correção
Parecer do CFP em 23 de maio de 2011: Favorável.
.
TEACO – TESTE DE ATENÇÃO CONCENTRADA
O Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF, avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado. As normas do instrumento estão adequadas para pessoas que procuram a Avaliação Psicológica Pericial para CNH e para a população geral. Portanto, o teste também pode ser utilizado nas áreas de Recrutamento e Seleção; Avaliação para Porte de Arma e outras, onde se pretenda avaliar a Atenção Concentrada.
Referencias:
http://www.sceltarh.com/agenda-de-cursos/testes-psicologicos-htm-ifp2-quati-teaco/

Continue navegando