Buscar

CRONICA 2

Prévia do material em texto

1
Resgastes dos jogos com brincadeiras das diferentes gerações da minha região
 Mirian Botelho 
 RU: 571400 
 UNINTER 
RESUMO
Este portfólio, tem como tema resgate de jogos e brincadeiras em minha região, e através dos debates e pesquisa podemos observar a importância de cada um deles no nosso dia a dia. É muito prazeroso e serve para o desenvolvimento de cada individuo, os jogos servem para trabalhar valores, respeitando os limites de tempo e espaço. As brincadeiras que envolvem jogos e atividades exigindo a imaginação e criatividade dos pequeninos são ideias para trabalhar o desenvolvimento mental, intelectual e social na infância. As brincadeiras que forças as atividades físicas são excelentes para o desenvolvimento motor, equilíbrio, destreza e a agilidade na infância.
Palavra- chave: Resgates, jogos, brincadeiras, valores.
2
Qual a diferença dos jogos antigos para os atuais?
 A diferença de hoje são os jogos eletrônicos, mas como pude observar em visitas as escolas usa-se muito ainda as brincadeiras antigas como: amarelinha, pega-pega, pula corda, passar anel e outras. Como sabemos existem vários tipos de brincadeiras infantis, mas as que, mas trazem satisfações e entusiasmo são as brincadeiras de competições. Competir significa buscar um objetivo e exige concentração, raciocínio lógico, esforço físico além de estimular a imaginação e a criatividade é uma brincadeira saudável e prazerosa.
 Quando criança brincava-se muito de esconde-esconde, amarelinha, queimada, barra-bandeira, e muitas outras, como eram bom ser criança, pois não se ouvia falar em internet, hoje em dia a criança já se envolve muito com jogos eletrônicos, pois com a internet tem sido muito bom, e ao mesmo tempo perigoso, por isso, pais e professores devem estar sempre atentos. Mas a escola vem resgatando brincadeiras e jogos antigos, e isso tem sido muito bom e prazeroso, pois podemos entrar também nas brincadeiras e relembrar nossa infância.
 Lembro bem como se fossem hoje aos meus nove anos, a amarelinha estava na moda, não via a hora que batesse o sino para o recreio, eram muito boas e divertidas as meninas da minha época curtiam muito, respeitando o tempo e a regra do jogo. Os jogos e as brincadeiras são muito importante na vida de uma criança, apesar, que no meu tempo as maiorias dos brinquedos eram pro visados pois não tínhamos condição de comprarmos. Mas nem por isso as crianças do meu tempo deixavam de se divertir, contentávamos com qualquer coisa, nos divertíamos muito éramos muitos felizes assim mesmo.
 Hoje em dia as crianças estão muito viciadas em vídeo game, e isso em excesso tem prejudicado, mas cabe aos pais ter o domino sobre esta tal situação, por isso é muito importante nós pais e profissionais da educação resgatarmos as brincadeiras antigas, um como é bom pular elástico, jogar bola, soltar uma pipa e várias outras brincadeiras que nos dão prazer sem prejudicar. Brincar tem uma grande importância no desenvolvimento de cada criança ajuda no crescimento, coordenação motora, e trabalha o intelecto de cada uma.
3
Compreender a brincadeira como, mas um eixo organizador e de fundamental importância, pois é através dela que se estabelece o vínculo ou o elo entre o imaginário e o real, é através da brincadeira que a criança trabalha sua imaginação e trás para a vida real e constrói a realidade.
 O papel da escola é construir espaço educativo-pedagógico onde as crianças possam se divertir e apender ao mesmo tempo, e com a ajuda e participação do educador ela possa viver várias experiências naquilo que lhe foi possibilitado. Enquanto mediador, este participa do processo de elaboração dos seus conhecimentos, na perspectiva da apropriação do universo cultural da humanidade.
 Pois a criança em seus jogos, ao assumir papel de adultos, ela se desenvolve emocionalmente e intelectualmente, pois na brincadeira ela esta atuando acima de sua idade e de seu comportamento usual. Ela esta uma pouco adiante dela mesma (Vygotsky, 1989). Podemos observar a criança envolvida em diversas situações, como por exemplo, quando corrigem algo de errado de seu coleguinha.
Benjamin (1984), alerta que a um grande equivoco na suposição de que são simplesmente as próprias crianças, movidas por suas necessidades, que determinam todos os brinquedos. As crianças, quando brincam, se defrontam o tempo com os vestígios que as gerações mais velhas deixaram. A história nos leva a perceber que os significados e valores dados aos brinquedos e brincadeiras vão variar de acordo com o tempo e o contexto.
Segundo Vygotsky (1991), o brinquedo não é simbolização, mas sim atividade da criança. Isso porque o símbolo é o signo e no brinquedo a criança opera com significados desligados dos objetos aos quais estão habitualmente ligados. Mesmo sem considerar o brinquedo como aspecto predominante da infância, Vygotsky ( 1991) ressalta a importância dessa atividade para o desenvolvimento mostrando que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal.
4
Conclusão
Com o passar dos tempos, muitas coisas foram mudando especialmente devido a tecnologia que também influenciou bastantes as brincadeiras das crianças.
As brincadeiras são sinônimas de alegria e saúde, pois com certeza trás vivacidade para todos, é muito comum se ouvir, que as brincadeiras não são importantes na educação infantil, pois elas só brincam e não aprendem nada. Mas esquecem de que brincar é a forma privilegiada da criança se conhecer melhor, compreender e explorar o mundo, desenvolvendo suas habilidades cognitiva, motora, emocional e social, além de podermos com isso conhecer melhor as necessidades das crianças e suas habilidades. Este momento é fundamental na formação da criança, pois é o momento em que a criança realiza seus desejos, fantasias e é estimulada. Brincar deixa a criança feliz e alegre, ela se realiza, além disso, é na brincadeira que ela aprende a ter limites, respeitar as regras e superar suas dificuldades individuais.
REFERENCIAS
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus editorial, 1994.
www.Zun. Com.br∕brincadeiras-antigas-e-atuais∕

Continue navegando