Buscar

LOCAÇÃO DE COISAS NO CÓDIGO CIVIL ARTIGOS 565 A 578

Prévia do material em texto

LOCAÇÃO DE COISAS NO CÓDIGO CIVIL ARTIGOS 565 A 578
A LEI DO INQUILINATO 8245/91 FOI APERFEIÇOADA PELA LEI 12112/09 EM ALGUNS ARTIGOS
PARTE GERALDO 
SUBLOCAÇÃO – ART. 13 DEPENDE DE CONSENTIMENTO PRÉVIO E EXPRESSO DO LOCADOR
NÃO SE PRESUME O CONSENTIMENTO PELA SIMPLES DEMORA DO LOCADOR EM MANIFESTAR OPOSIÇÃO.
APÓS NOTIFICADO POR ESCRITO PELO LOCATÁRIO O LOCADOR TEM 30 DIAS PARA MANIFESTAR FORMALMENTE SUA OPOSIÇÃO
A SULOCAÇÃO RESOLVE-SE PELA RESCISÃO OU FIM DA LOCAÇÃO, MAS O SUBLOCATÁRIO TEM DIREITO E INDENIZAÇÃO CONTRA O SUBLOCADOR.
O SUBLOCATÁRIO RESPONDE SUBSIDIARIAMENTE AO LOCADOR PELA IMPORTÂNCIA QUE LHE COUBER, QUANDO O SUBLOCADOR FOR DEMANDADO, BEM COMO PELOS ALUGUÉIS QUE VENCEREM DURANTE A LIDE.
O VALOR ALUGUEL DA SUBLOCAÇÃO NÃO PODE SER SUPERIOR AO VALOR DO ALUGUEL DA LOCAÇÃO.
LOCAÇÃO RESIDENCIAL DE IMÓVEL URBANO
(IGUAL OU SUPERIOR A 30 MESES) RESOLVE-SE SEM A NECESSIDADE DE NOTIFICAÇÃO, PORÉM SE O LOCATÁRIO FICA NO IMÓVEL POR MAIS DE 30 DIAS “SEM” OPOSIÇÃO DO LOCADOR PRESUME PRORROGADA POR PRAZO INDETERMINADO. NESTE CASO O LOCADOR PODERÁ DENUNCIAR O CONTRATO.
QUANDO FOR FEITA POR PRAZO INFERIOR A 30 MESES NÃO CABE A DENÚNCIA VAZIA SENDO A LOCAÇÃO AUTOMATICAMENTE PRORROGADA POR PRAZO INDETERMINADO, SÓ SENDO POSSÍVEL A EXIGÊNCIA DO IMÓVEL APÓS 5 ANOS DE VIGÊNCIA DO CONTRATO. ANTES DISSO SÓ CABE A DENÚNCIA CHEIA.
DE ACORDO COM O ARTIGOS 12 DA LEI 8245/91 EM CASO SEPARAÇÃO DE FATO, SEPARAÇÃO JUDICIAL, DIVÓRCIO OU DISSOLUÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL A LOCAÇÃO RESIDENCIAL PROSSEGUIRÁ AUTOMATICAMENTE COM O CONJUGE OU COMPANHEIRO OU AINDA, NO CASO DE MORTE ART 11 ALÉM DESTES CITADOS TAMBÉM OS HERDEIROS NECESSÁRIOS E AS PESSOAS QUE VIVIAM SOB DEPENDÊNCIA ECONÔMIICA DO DE CUJUS DESDE QUE RESIDENTES NO IMÓVEL. A SUBROGAÇÃO SERA COMUNICADA POR ESCRITO AO LOCADOR E AO FIADOR SE FOR ESTA A MODALIDADE DE GARANTIA LOCATÍCIA. O FIADOR PODE DESONERAR-SE DE SUAS RESPONSABILIDADES ATÉ 30 DIAS APÓS A COMUNICAÇÃO PELO SUBROGADO, FICANDO RESPONSÁVEL PELOS EFEITOS DA FIANÇA DURANTE 120 DIAS APÓS A NOTIFICAÇÃO AO LOCADOR. 
O LOCATÁRIO PODE DEVOLVER O IMÓVEL A QUALQUER TEMPO DESDE QUE PAGUE A MULTA CONTRATUAL PROPORCIONAL AO TEMPO RESTANTE DO CONTRATO PREVISTA NO ARTIGO 413 DO C.C. OU A QUE FOR JUDICIALMENTE ESTIPULADA.
ESTA MULTA INEXISTE NO CASO DE O IMÓVEL TER SIDO ALUGADO EM FUNÇÃO DO TRABALHO E HAJA A TRANSFERÊNCIA DO FUNCIONÁRIO (LOCATÁRIO)
O ÍNDICE DE REAJUSTE DOS ALUGUÉIS EM GERAL É O IGP-M (ÍNDICE GERAL DE PREÇOS-MERCADO) 
CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO
É POR ESCRITO, POR TEMPO DETERMINADO OU NÃO, SENDO QUE POR TEMPO INDETERMINADO EM LOCAÇÃO POR PRAZO IGUAL OU SUPERIOR A 10 ANOS DEPENDE DE VÊNIA CONJUGAL (art.3º), POIS O CÔNJUGE EM CASO DE AUSÊNCIA DE VÊNIA CONJUGAL NÃO É OBRIGADO A OBSERVAR O PRAZO EXCEDENTE, BILATERAL, ONEROSO, COMUTATIVO, CONSENSUAL, DE EXECUÇÃO CONTINUADA. 
EFEITOS DA PRORROGAÇÃO
SE APÓS O TÉRMINO HOUVER A PRORROGAÇÃO POR MAIS DE 30 DIAS PRESUME-SE POR TEMPO INDETERMINADO. 
PODE HAVER DENÚNCIA A QUALQUER TEMPO E O LOCATÁRIO TERÁ 30 DIAS PARA DESOCUPAÇÃO.
NO CASO DE TEMPORADA NÃO PODE EXCEDER A 90 DIAS, CASO CONTRÁRIO TRANSFORMA-SE EM LOCAÇÃO COMUM
SE O CONTRATO FOR VERBAL OU POR PRAZO INFERIOR A 30 MESES, DEIXANDO O INQUILINO PERMANECER NO IMÓVEL POR MAIS DE TRINTA DIAS TERÁ COMO PUNIÇÃO UMA MITIGAÇÃO NOS SEUS DIREITOS SÓ CABENDO A RETOMADA DO IMÓVEL NOS CASOS DO ROL TAXATIVO DO ART. 47 QUAIS SEJAM
II - em decorrência de extinção do contrato de trabalho, se a ocupação do imóvel pelo locatário relacionada com o seu emprego;
III - se for pedido para uso próprio, de seu cônjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que não disponha, assim como seu cônjuge ou companheiro, de imóvel residencial próprio;
IV - se for pedido para demolição e edificação licenciada ou para a realização de obras aprovadas pelo Poder Público, que aumentem a área construída, em, no mínimo, vinte por cento ou, se o imóvel for destinado a exploração de hotel ou pensão, em cinquenta por cento;
V - se a vigência ininterrupta da locação ultrapassar cinco anos.
POR ÚLTIMO A DENÚNCIA VAZIA É IMOTIVADA E SÓ PODE SER OFERECIDA APÓS O TÉRMINO DO CONTRATO PELO LOCADOR. QUALQUER CLAUSULA CONTRÁRIA A ESSA DETERMINAÇÃO É NULA DE PLENO DIREITO E APÓS 5ANOS NOS CASOS DE IMÓVEIS COM PRAZO INFERIOR A 30 MESES OU VERBAIS
NOS DEMAIS CASOS OCORRE A DENÚNCIA CHEIA ARTIGO 9º LEI 8245/91

Continue navegando