Buscar

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I 02
	1a Questão (Ref.: 201602645825)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito ao Sistema Tributário Nacional sobre os tributos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os impostos são criados pela Constituição Federal, tendo os entes tributantes competência para estabelecer as hipóteses de incidência.
	
	Na hipótese de criação de Território Federal, o Distrito Federal detêm competência para instituir os impostos que, originalmente, são de competência dos Estados.
	 
	A Constituição Federal estabelece que os impostos não tenham vinculação com a atividade estatal, enquanto as taxas e contribuições de melhoria são vinculados à atividade do Poder Público empréstimos compulsórios e as contribuições podem ou não estar vinculados à atividade estatal.
	
	A Constituição Federal enumera os impostos que poderão ser instituídos pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, os quais não poderão ir além das hipóteses de incidência enumeradas nem criar tributo de competência do outro.
	
	A Constituição Federal dá competência ao Distrito Federal para instituir taxas, decorrentes de obras e de serviços públicos divisíveis prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603166235)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Escolha e marque com um ¿X¿ a alternativa que NÃO contém erro. Quanto a classificação dos tributos:
		
	
	Extra fiscal é o tributo que tem por finalidade principal apenas a arrecadação para o Poder Público.
	 
	Direto é o tributo que, como regra, não comporta a transferência do encargo a um terceiro.
	
	Vinculado é aquele que depende de uma atuação Estatal.
	
	segundo a lei e a doutrina não existe classificação de tributos.
	
	Progressivo é aquele que, ainda que aumente a base de cálculo, a alíquota se mantém fixa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603167193)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As despesas públicas, de acordo com o art. 12 da Lei n.º 4.320/64, são devidamente classificadas em despesas correntes e de capital, mas é Dejalma de Campos, um dos melhores conceitos, quando afirma que a despesa pública Consiste no conjunto dos dispêndios do Estado para o funcionamento dos serviços públicos. Sob outro aspecto e mais amplo, podemos dizer que a despesa pública é a aplicação de certa importância em dinheiro, por autoridade pública, de acordo com a autorização do Poder Legislativo, para a execução de serviços a cargo do Governo. (trecho extraído do livro ¿Direito financeiro e orçamentário¿, de Dejalma de Campos, São Paulo: Atlas, 1995. p. 45). Analise as assertivas abaixo: I ¿ são despesas de capital as transferências correntes, os investimentos, os incentivos fiscais e os empenhos fiscais. II ¿ são despesas correntes as despesas de custeio, as transferências correntes ativas, , as inversões financeiras e as transferências de capital. III ¿ são despesas de capital as amortizações da dívida pública, os investimentos , as inversões financeiras e as transferências de capital. IV ¿ são despesas correntes as transferências correntes passivas, as subvenções sociais e econômicas, e as decorrente dos juros da dívida pública. V - são despesas correntes as despesas de custeio, transferências correntes, incentivos fiscais e inversões financeiras. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	 
	III e IV
	
	I
	
	I e II
	
	III
	
	IV e V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602636059)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às espécies tributárias, assinale a afirmativa CORRETA:
		
	
	A União não poderá instituir, mediante lei ordinária, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, na iminência ou no caso de guerra externa, os quais deverão ser suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação.
	
	As taxas cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, poderão ter base de cálculo própria de impostos.
	
	Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de atuação nas respectivas áreas.
	
	Os impostos são tributos vinculados a quaisquer atividades estatais relacionadas ao contribuinte, sendo vedada a vinculação de suas receitas a órgãos, fundos ou receitas, salvo exceções constitucionalmente previstas.
	 
	A contribuição de melhoria é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603155112)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que uma prestação pecuniária compulsória possa ser conceituada como tributo, é preciso que, além de ser cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada, tenha como objeto:
		
	
	(A) moeda corrente ou valor que nela possa ser expresso, constitua ou não sanção de ato ilícito e esteja instituída em lei.
	 
	(C) moeda corrente ou valor que nela possa ser expresso, não constitua sanção de ato ilícito e esteja instituída em lei.
	
	(B) unicamente moeda corrente, não constitua sanção de ato ilícito e esteja instituída em lei.
	
	(E) moeda corrente ou valor que nela possa ser expresso, não constitua sanção de ato ilícito e esteja instituída na legislação tributária.
	
	(D) unicamente moeda corrente, constitua ou não sanção de ato ilícito e esteja instituída em lei.

Continue navegando