Buscar

aula 3 NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMIOLOGIA 
AULA 3 – NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
Profª. Luciana Cariri
ENFERMAGEM: É a ciência e a arte de assistir o ser humano, no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais (HORTA, 1967). 
A enfermagem deve ter como principal preocupação o enfoque no indivíduo como um todo, inserido no meio ambiente, vivenciando o seu processo de saúde-doença. Para isso deverá identificar as necessidades imediatas do paciente e tomar medidas para aliviá-las.
Hierarquia das Necessidades de Maslow
Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Nessa hierarquia das necessidades (pirâmide de Maslow), encontram-se cinco níveis de necessidades. 
1. Necessidades Fisiológicas
Esse grupo de necessidades está relacionado com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. São as mais fortes ou mais compulsórias
Elas precisam ser satisfeitas para que as outras necessidades possam surgir. Se uma destas necessidades não for satisfeita ela poderá dominar todas as outras. 
Alimento e hidratação
Eliminações
Sono e repouso
Oxigênio
Abrigo
Reprodução
Higiene e postura correta 
Segundo Maslow, enquanto estas necessidades não estiverem satisfeitas, outras necessidades não poderiam motivar as pessoas. 
2. Necessidades de Segurança 
São necessidades de estar livre do perigo físico e do medo da perda do emprego, do abrigo, da sustentabilidade, etc. São elas:
Estabilidade
busca de proteção contra a ameaça ou privação
fuga ao perigo.
3. Necessidades Sociais 
São também chamadas de Necessidades de afiliação ou aceitação. Por serem seres sociais, as pessoas têm necessidade de:
Se sentirem aceita parte dos companheiros
Pertencer a um grupo
Necessidade de associação
Participação
Troca de amizade
Afeto
Amor.
Uma vez satisfeita a necessidade de afiliação, as pessoas passam a sentir necessidade de serem estimadas, respeitadas pelos outros. Passam a sentir necessidade de poder, prestígio, status, etc 
4. Necessidades de Estima 
Relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia. Envolvem a necessidade de:
autoapreciação
autoconfiança
aprovação social
respeito 
status
prestígio 
consideração
5. Necessidades de Autorrealização 
São as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de que cada pessoa realiza o seu próprio potencial e de autodesenvolvimento continuamente (ser constantemente mais do que é - vir a ser tudo o que pode ser).
Segundo Maslow, esta é a mais alta necessidade em sua hierarquia. É o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é capaz de ser - maximizar seu potencial, realizar tudo que seja possível.
Não é necessário que uma necessidade esteja 100% satisfeita para surgir a seguinte. Na realidade, a maioria das pessoas normais está parcialmente satisfeita e parcialmente insatisfeita em todas as suas necessidades básicas.
A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow pressupõe os seguintes aspectos:
1. Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito ou adequadamente atendido é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento.
2. Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide de necessidades.
3. Quando as necessidades mais baixas estão razoavelmente satisfeitas, as necessidades localizadas nos níveis mais elevados começam a dominar o comportamento. Contudo, quando uma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar no comportamento, enquanto gerar tensão no organismo.
4.Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação. Toda necessidade está intimamente ligada com o estado de satisfação ou insatisfação de outras necessidades. Seu efeito sobre o organismo é sempre global e nunca isolado.
5. Qualquer comportamento motivado é um canal pelo quais muitas necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas conjuntamente.
6. Qualquer frustração ou possibilidade de frustração de certas necessidades passa a ser considerada ameaça psicológica. Essa ameaça é que produz as reações gerais de emergência no comportamento humano.
_1280952719.ppt
*
*
*
Necessidades fisiológicas
Segurança e Seguridade
Pertencer e afeição
Estima e auto-respeito
Auto-atualização
-------------------------------------------------------

Continue navegando