Buscar

Resumo AV2 Neuroanatomia.

Prévia do material em texto

#SNP #CélulasdaGlia #Meninges #Líquor #Telencélafo #Cerebelo #Diencéfalo #TroncoEncefálico #MedulaEspinal #SistemaLímbico
Sistema Nervoso Periférico - SNP
Derivado das Cristas neurais e consiste de Nervos cranianos (12 pares), que se originam no Encéfalo e nervos espinais (31) que emergem da Medula Espinal. 
O componente de entrada do SNP consiste e células nervosas denominadas neurônios sensitivos ou aferentes que conduzem impulsos nervos de receptores sensitivos ou diversas partes do corpo até o SNC. 
O componente de saída do SNP são células nervosas denominadas neurônios motores ou eferentes que se originam do SNC e conduzem impulsos nervosos para os músculos e glândulas. 
O SNP é subdividido em :
Somático –Tem o controle voluntário e age sobre a musculatura esquelética. Sua ação é sempre excitatória e a via nervosa utilizada é o neurônio motor que se estende do SNC até o músculo esquelético onde faz sinapse diretamente. O neurotransmissor somático é a Acetilcolina.
Sistema Nervoso Autônomo (simpático e parassimpático) – Tem controle involuntário e age sobre o músculo cardíaco, músculo liso e epitélio e glandular. Sua ação pode ser excitatória ou inibitória na dependência da resposta da víscera estimulada. 
Células da Glia.
São células que vão dar suporte nutricional. 
Astrócitos (formato de estrela)– preenche espaço entre os neurônios, sustentação e dão nutrição;
Oligodendrócitos – formação da bainha de mielina no SNC
Microglia – fagocitose
Schwann – formação da bainha de mielina no SNP
Células Ependimárias – revestimentos dos ventrículos 
Bainha de Mielina é uma estrutura de gordura e proteína que protege e reveste o axônio. Serve como isolante elétrico e aumenta a velocidade da condução elétrica 
Meninges 
São 3 membranas que envolvem totalmente o SNC. A membrana mais externa que é mais próxima do encéfalo e do crânio é a dura-máter; a meninge mediana é a aracnoide-máter e a mais interna que fica aderida ao tecido nervoso é a Pia-máter.
A função das meninges é proteger e reverter o Sistema Nervoso Central (SNC) – Telencéfalo e Medula espinal. 
As meninges dispõem em camadas mantendo delgado o espaço entre elas:
- Espaço Epidural ou extradural: está entre o osso e a dura-máter
- Espaço subdural: fica por baixo da dura-máter e aracnoide-máter
- Espaço Subaracnóideo: fica abaixo da aracnoide e pia-máter. 
Líquor 
Líquido límpido e cristalino produzido por estruturas vasculares chamadas Plexos Coroides que estão localizadas no interior dos ventrículos encefálicos. Circula em um espaço determinado pelas meninges pia-mater e aracnoide, chamado Espaço subaracnoide, banhando medula espinal, medula raquidiana e encéfalo. O líquor é absorvido pelas granulações Aracnoides e lançado no sangue. O volume total de líquor é de 180 ml. Sua função é proteger o SNC e atuar como amortecedor e impactos evitando choques do encéfalo contra o osso do crânio e atuar como líquido que banha os neurônios e células gliais proporcionando nutrientes a essas células e removendo produtos de excreção; manter pressão hidráulica.
Telencélafo
São os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Estes que são divididos pela Fissura Longitudinal; É o maior volume do SNC; possui plasticidade, que é a capacidade de uma área exercer a função de outra área. Região onde há espaço para armazenamento de informações de diversas categorias. 
Áreas de Projeção Primária – Sensibilidade e Motricidade
Exemplo: Capaz de sentir o cheiro
Área de Associação Secundária – Projeção associação direta
Exemplo: Reconhecer e associar o cheiro. 
Área de Associação Terciária – Psíquica Superior (ideia própria de determinada coisa – no caso o cheiro)
Exemplo: o que eu acho daquele cheiro de forma particular
O Córtex Cerebral é formado por giros e sulcos – 70% do telencéfalo fica nos sulcos. 
- Sulco Central: Separa o lobo frontal do lobo parietal;
- Sulco Lateral: Separa o lobo temporal do lobo frontal e lobo parietal 
separa também o lobo da insula. 
- Sulco Parieto-Occipital: Separa o lobo parietal do lobo occipital. 
Corpo Caloso
Tem como função fazer a junção dos hemisférios cerebrais. Uma lesão completa do corpo caloso, é como se a pessoa tivesse “ 2 cérebros” , uma vez que perde a capacidade de associação entre os hemisférios. 
Substância Branca
É formada por axônios envoltos em bainha de mielina na medula. Tem localização periférica e nos hemisférios cerebrais localização central.
Substância Cinzenta
É formada por corpos de neurônios, dentritos e terminações nervosas. Na medula ocupa a região central e forma o H medular nos hemisférios cerebrais localizados na periferia e constitui o córtex cerebral.
Cerebelo
É a segunda maior estrutura encefálica, localizada na porção posterior da caixa craniana em um espaço chamado Fossa Posterior ou Cerebelar. O cerebelo compara os movimentos programados na área motora do cérebro com o movimento que está acontecendo. Ele recebe informações sensitivas dos músculos, tendões e articulações, receptores de equilíbrio e receptores visuais. 
O cerebelo é responsável pelas seguintes funções: 
- Coordenação de movimentos voluntários, agindo sobre a musculatura esquelética;
- tônus muscular;
- equilíbrio. 
As lesões cerebelares provocam a falta de coordenação motora (ataxia), perda do equilíbrio, diminuição do tônus muscular, alteração da marcha, tremor e dismetria. 
Diencéfalo
Disposto acima do troco encefálico é definido por ser formado pelas estruturas que formam as paredes do terceiro ventrículo. É subdividido em 4 regiões principais:
Tálamo – Disposto acima do sulco hipotalâmico, é representado por duas volumosas e compactas massas ovoides ( substância cinzenta)constituídas por núcleos e neurônios localizadas uma em cada hemisfério unidas pela aderência intertalâmica. O tálamo funciona como uma estação de retransmissão de sinais sensitivos que se dirigem aos hemisférios cerebrais. Considerando que todos os impulsos sensitivos com exceção do olfato, passam pelo tálamo onde são filtrados antes de serem repassados ao córtex cerebral. O tálamo é importante no processo da atenção, estando também envolvido com a emoção, por sua participação no sistema límbico. 
Hipotálamo – Pequena área localizada abaixo do tálamo que exerce a importante função de manter a homeostase. É formado pelas estruturas: quiasma óptico, hipófise, infundíbulo, tuber cinério e corpos mamilares. Responsável pela regulação de diversas funções como a fome, sede, ciclo do sono, temperatura corporal. Devido a sua relação com a hipófise, participa ainda de outras funções como a produção de leite materno, trabalho de parto, injeção do colostro, crescimento e renovação celular, metabolismo, diurese, ciclo reprodutivo feminino, produção de gametas masculinos entre outra. Participa do sistema límbico afetando as emoções e comportamentos em respostas às essas emoções. 
Epitálamo – Dividido em duas porções, uma endócrina, onde localizamos a glândula pineal, produtora de Melatonina e controlada pelo hipotálamo, auxiliando na regulação do sono/vigília. E outra não-endócrina, onde destacam-se os núcleos habenulares ligados aos sistema límbico (comportamento emocional), a comissura habenular e a comissura posterior, formadas por fibras nervosas que conectam os hemisférios cerebrais esquerdo e direito. 
Sub-tálamo – Disposto na transição do diencéfalo para o mesencéfalo. Não é visível em corte sagital, apenas em cortes frontais, participa da motricidade somática. 
Tronco Encefálico
Compreende a 1ª porção do Sistema Nervoso, disposta no interior da caixa craniana. Fica localizado entre a medula espinal e do diencéfalo, sendo anterior ao cerebelo. É dividido em 3 porções:
Bulbo – também chamado de medula ablonga, é a continuação da medula espinal. Por ele passam os tractos sensitivos e motores que formam sua substância branca. Encontramos no Bulbo: Centro respiratório Bulbar ( que regula o ritmo respiratório); cetro cardiovascular ( que regula a força e ritmo dosbatimentos cardíacos); controle da tosse; soluço; vômito; espirro; deglutição e decussação das pirâmides. Nele originam-se os quatro últimos pares de nervos cranianos: NC XII (nervo hipoglosso), NC XI (Nervo Acessório), NC X (nervo Vago) e NC IX (glossofaríngeo).
Ponte – localizada entre o bulbo e o mesencéfalo. Nela encontramos núcleos que auxiliam a respiração e quarto pares de nervos cranianos: NC V (Nervo trigêmeo), NC VI (Nervo Abducente), NC VII (Nervo Facial) e NC VIII (Nervo Vestíbulococlear). 
Mesencéfalo – estende-se da ponte até a porção inferior do diencéfalo. Na face anterior do tronco encefálico é representado pelos pendúculos cerebrais, que são formados por fibras sensitivas e fibras motoras. Nele encontramos 2 pares de nervos cranianos: NC III (Nervo óculomotor) e NC IV (Nervo Troclear).
Noradrenalina, também chamada de norepinefrina, normalmente excitatória, está concentrada no tronco encefálico. Liberada nas junções neurocelulares e neroglandulares relacionada com a vigília e o humor.
Medula Espinal
Parte do SNC localizada no interior da coluna vertebral, superposição de pequenos ossos chamados vértebras. Seu limite superior é o bulbo e o limite inferior é a L2 (2ª vértebra lombar). Mede aproximadamente 45cm mas não ocupa a totalidade do canal vertebral. Existem na medula duas dilatações chamadas de Intumescência lombar e Intumescência cervical. Elas correspondem a um maior número de raízes nervosas que inervam os membros inferiores e superiores respectivamente. Como a medula não se estende até o final do canal vertebral, os nervos que se originam na porção inferior da medula inclinam-se para baixo, alongam-se formando um conjunto de raízes chamado cauda equina. Pela medula, passam feixes nervosos sensitivos ou aferentes, que levam informações da periferia ao encéfalo e feixes nervosos motores ou eferentes que levam impulsos nervosos ao encéfalo para periferia. 
Função da Medula Espinal:
- Via de passagem de impulsos sensitivos;
- Via de passagem de impulsos motores;
- Centro integrador para reflexos espinais.
Nervos Espinais: Ramifacando-se a partir da medula espinal existem 31 nervos.
Sistema Límbico
Conjunto de Estruturas localizadas na superfície medial do cérebro, logo abaixo do córtex cerebral. São elas quem comandam certos comportamentos necessários para a sobrevivência, estando associadas a funções autônomas, motivação, memória e emoções. 
Estruturas formadoras do sistema límbico:
Amígdalas – ligadas à memória de grande impacto emocional, envolvida com alerta de perigo, medo e ansiedade. Sua lesão leva a perda do sentido afetivo (cegueira afetiva), embotamento da emoção.
Hipotálamo – Pequena estrutura cujas funções estão relacionadas ao sono, a libido, ao apetite e à temperatura corporal. 
Corpos Mamilares – Regula reflexos alimentares e deglutição.
Tálamos – relacionados a dor. 
Giro do Cíngulo – controla o olfato, e a visão. Participa da reação emocional à dor e regulação dos comportamentos agressivos. A ablação do giro do cíngulo causa perda da agressividade e a estimulação, provoca alucinações e alterações emocionais. 
Hipocampo – está envolvido com a memória e com a aprendizagem. 
Circuito de Papez

Continue navegando