Buscar

MET SIMULADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	
	Simulado: CEL0547_SM_201308170394 V.1 
	 VOLTAR
	
	
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 21/04/2014 15:11:05 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308231947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando falamos sobre as concepções de conhecimento que influenciam as práticas de alfabetização, temos uma diversidade de práticas e conceitos que são completamente divergentes entre si. Sobre eles, relacione a segunda coluna de acordo coma primeira.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Sócio-Interacionista
( ) treino de exercícios psicomotores que objetivam preparar a criança para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel. Tudo em nome da Prontidão
( ) não há uma única forma de escrever, pois a escrita revela dialetos e as variáveis linguísticas, como também não há uma única forma de compreender os textos, pois eles são ricos em significados e dependem da subjetividade do leitor.
( ) Há uma progressiva sofisticação da escrita a partir da elaboração de hipóteses que a criança cria cognitivamente. Para que haja leitura é importante que tenha uma variedade mínima de caracteres.
Qual a ordem correta das questões:
		
	
	2 3 1
	 
	1 3 2
	
	1 2 3
	
	3 1 2
	
	3 2 1
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308231438)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O modelo mecanicista de leitura era comumente encontrado em escolas brasileiras na década de 70. Qual das alternativas abaixo apresenta uma ideia que NÃO faz parte desse modelo de leitura?
		
	
	Ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão consequência natural dessa ação.
	 
	A leitura é dialógica: o sentido se constrói a partir da interação entre leitor e autor do texto.
	
	O alfabetizando é exposto a sons e letras isoladas, a sentenças descontextualizadas: deixa-se de lado o componente semântico, o significado no contexto.
	
	Ler é sonorizar um texto e partir desta sonorização encontrar o significado no som das palavras.
	
	O leitor do modelo mecanicista é capaz de decodificar qualquer texto, mas tem dificuldade para compreender o que tenta ler.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308232129)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existe uma frase que sintetiza um pouco da contribuição que Emília Ferreiro trouxe para a alfabetização: "A criança aprende a ler lendo, a criança aprende a escrever escrevendo". Das práticas abaixo, qual está em desacordo com a premissa citada? Marque a reposta correta.
		
	
	Pedro, aos 4 anos de idade, lê o seu nome e o nome dos amigos na chamadinha diária. Quando um colega falta, Pedro é o primeiro a pegar seu nome e colocar do outro lado na sala, numa parede cujo nome é SAUDADE.
	
	Pedro todos os dias escolhe um dos gibis que existem na gibiteca da sala para brincar de ler. Já conhece alguns dos personagens da Turma da Mônica e se identifica bastante com o Cebolinha.
	
	Pedro, aos 4 anos de idade participou da feira de literatura do colégio e escolheu para a leitura um livro cuja capa trazia escrita a palavra pipoca. Abriu o exemplar e tentou encontrar a palavra em cada uma das folhas.
	 
	Pedro leu todo o silabário da palavra PETECA, depois que a professora trabalhou os brinquedos que fazem parte da nossa cultura, ele repetiu 2 vezes cada uma das sílabas que forma a palavra PETECA.
	
	Pedro leva para casa toda a semana 2 livros, de sua livre escolha, e lê com a família. Após a leitura, escolhe uma forma de interpretá-lo: ou desenha ou narra a história para seus colegas na rodinha. Cada dia 2 crianças apresentam os resultados de sua leitura aos colegas e explicam o porque daquela representação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308232044)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção filosófica empirista foi representada fortemente por John Locke (1632-1704) que defendia a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA no que se refere às ideias defendidas pelo empirismo que serviram de base para a alfabetização?
		
	
	A alfabetização é concebida como um processo que deve estar apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras.
	
	A criança executa exercícios psicomotores que objetivam prepará-la para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel entre outras habilidades necessárias à escrita.
	 
	A criança é concebida como um sujeito em permanente construção do seu conhecimento, a partir da sofisticação dos esquemas cognitivos utilizados para interagir com a realidade.
	
	A criança é vista como ser passivo e incompleto, que deve ser ensinada pelo meio, pois as suas experiências culturais (não escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola.
	
	A criança nasce como uma tabula rasa ou folha de papel em branco e, por isso, todas as suas experiências com a escrita devem ser iniciadas na escola para que sejam apreendidas de forma correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308231982)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dos vários métodos de alfabetização encontrados nas escolas brasileiras, a palavração é um método de alfabetização do tipo "analítico". Em relação a ele, pode-se afirmar que o aluno:
		
	
	parte das estruturas mais simples da língua - os fonemas - e analisa a mensagem escrita passando para as sílabas, palavras e somente no final, analisa o texto.
	
	é exposto a uma frase, visualiza e memoriza as palavras, que são divididas em sílabas.
	
	utiliza um processo de análise da língua que se dá das partes para o todo da palavra.
	 
	aprende palavras e depois as separa em sílabas e usa essas sílabas para formar novas palavras.
	
	trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas para a formação das palavras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308232053)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Qual dessas fases encontra-se INCORRETAMENTE descrita nas alternativas abaixo?
		
	
	Na fase pré-silábica, a criança escreve da forma como sabe e tenta diferenciar letras, números e desenhos numa tentativa de definir o que pode ser lido.
	 
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica e com a alfabética e, relaciona grafema e fonema.
	 
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica, mas já escreve corretamente todas as palavras que conhece, demonstrando estar próxima da fase alfabética.
	
	Na fase alfabética, a criança compreende que a escrita é a representação da fala e que cada fonema representa uma letra.
	
	Na fase silábica, a criança começa a escrever com uma lógica silábica, atribuindo uma letra para cada sílaba, relacionando grafema e fonema.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308231429)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos educadores se percebem duvidosos no momento em que precisam planejar uma atividade cotidiana para alfabetização. Das atividades abaixo, qual NÃO se refere à concepção de alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	 
	Trabalho com cópias em caderno de caligrafia para criança construir uma boa coordenação motora fina que é a condição fundamental para a boa escrita.
	
	Trabalho com jornais em suas diferentes sessões para a criança compreender a sua função social e as possibilidades de extração de informações importantes para ao dia-a-dia.
	
	Trabalhos com diferentes linguagens que permitem diferentes interpretações e produçõesem outras linguagem sobre o tema.
	
	Trabalho com rótulos, embalagens, mapas cartográficos, previsão do tempo e quaisquer outros textos que ajudem a criança a se organizar na sociedade e obter informações importantes.
	
	Trabalho com diferentes textos que ensinem à criança a criar expectativas em relação ao que vai ler e a obra de determinados autores.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308232158)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Finalmente chegou o momento da professora Marta iniciar, sistematicamente, o processo de construção da escrita com as crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Ela trouxe uma atividade para ser feita coletivamente com todas as crianças na rodinha: dividiu uma folha de papel pardo em quatro partes iguais e em cada uma escreveu: letra, número, desenho e palavra. Deixou que as crianças explorassem livremente revistas e selecionassem os elementos que deveriam ser colocados em cada parte da folha, classificando-os em letras, números, desenhos e palavras. Foi um sucesso, mas muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação à classificação. Esta é uma atividade típica para trabalhar as questões cognitivas da fase:
		
	
	Alfabética-ortográfica
	
	Silábica
	 
	Pré-silábica
	
	Silábico-alfabética
	
	Alfabética
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308236917)
	
	Hino de Amor Andava um dia Em pequenino Nos arredores De Nazaré, Em companhia De São José, O Deus-Menino, O Bom-Jesus. Há várias críticas feitas às cartilhas em função das ideias subliminares que são transmitidas em seus textos ou ilustrações. No poema acima, é possível perceber qual conteúdo que fere a legislação brasileira em relação à qualidade da educação?
		
	
Sua Resposta: conteúdo de cunho religioso
	
Compare com a sua resposta: Conteúdo Religiosos que ferem a laicização da escola
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308236897)
	
	Explique o que são os métodos sintéticos da soletração, da silabação e da fonação.
		
	
Sua Resposta: soletração utilização do nome das letras: be com a ba silabação aprendizagem atraves das familias silabicas ba be bi bo bu fonação emissão dos fonemas
	
Compare com a sua resposta: O método da soletração enfatiza a ideia que as letras representam sons, juntam-se e formam sílabas e as sílabas formam palavras. O método da silabação separa alfabetização e letramento já que acredita que a compreensão da leitura vem depois do processo de decodificação. O método da fonação trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas, mas representa um problema quando se considera que podemos ter mais de uma letra para representar o mesmo som.

Outros materiais