Buscar

prova gesta de processos

Prévia do material em texto

Não há uma organização ou resultado que se queira obter na vida que não seja oriundo de um processo devido a isso existem diversas formas de como o processo pode ser apresentado e cada forma possui uma característica distinta. Dito isso, liste as características dos processos organizacionais e gerenciais. Cite dois exemplos distintos destes processos:
Processos organizacionais são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado dos processos de negócios. É quando, por exemplo, uma empresa de logística realiza um treinamento operacional visando capacitar sua equipe para uma operação específica.
Processo gerencial são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Quando essa mesma empresa de logística, fixa metas para que a organização alcance os resultados desejados.
A empresa ECP chamou um especialista para gerenciar um novo processo para sua área de produção de bens. A área em questão não vinha apresentando um bom desempenho pois além de produzir ela teria agora que traçar a rota de entrega das redes, e fazer a entregar em cada um dos pontos de venda. Levando em consideração algumas características da área, o especialista precisa ter cautela nessa atividade para que a nova complexidade não prejudique ainda mais o desempenho. Considerando o exposto liste as considerações que deverão ser investigadas e seguidas no momento de gerenciar um novo processo.
O primeiro passo será identificar os processos críticos, mapeando o processo afim de identificar aquelas atividades que não podem falhar, deixar de serem feitas. Feito isso deve ser estabelecer objetivos estratégicos, metas, resultados factíveis para a equipe, identificando os fatores chaves do processo. Pode-se utilizar, por exemplo, a ferramenta PDCA como forma de garantir uma melhoria contínua até que se alcance uma consistência e assim possa se estabelecer um padrão.
Muitas empresas querem se organizar por processos, mas não tem noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. Outras não estão certas das decisões a tomar a respeito da estruturação por processos. Existem também as empresas que não sabem ao certo o que significa ser organizada por processo e as que não tem certeza se a sua forma organizacional atual é adequada para gestão por processos. Mediante ao exposto responda: qual o conceito e objetivo da gestão por processos?
O conceito da gestão por processos busca destinar os recursos à operação destes processos, participando como integrador dos recursos da empresa. Apesar de não ser algo novo na administração das emp2resas, o objetivo da gestão por processo diz que o negócio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos, equilibrando o que é rentável para uma empresa a fim de não quebra-la agradando aos clientes.
Os cinco modelos básicos de processos empresariais formam um espectro que abrange desde o mais concreto e objetivo modelo, até o modelo mais abstrato, que se fundamenta na mudança de estados de um sistema. Assim, nem sempre os processos empresariais são formados de atividades claramente delineadas em termos de conteúdo, duração e consumo de recursos definidos nem precisam ser consistentes ou realizados numa sequência particular. Muitas vezes e por diversos motivos, é mais interessante organizar os processos por etapas. Dito isso liste 5 tipos/modelos de processo e suas características com base nas ações que eles executam. Para cada processo que for listado cite um exemplo.
Processo como:
Fluxo de material, onde o processo de entrada (input) e saída (outputs) são claros e existe um fluxo que pode ser observado. Um processo de fabricação de um produto em uma fábrica por exemplo.
Fluxo de trabalho, onde inicio e fim se mostram de forma clara e as atividades são discretas. Um exemplo seria um recrutamento de pessoas para determinada vaga em uma empresa.
Série de etapas, que buscam caminhos alternativos para o resultado e nenhum fluxo perceptível. Um redesenho de um processo é um exemplo clássico disso.
Atividades coordenadas, que possuem uma sequência obrigatória e nenhum perceptível. Negociação salarial e desenvolvimento gerencial são exemplos desse processo.
Mudança de estado, onde é possível fazer apenas uma previsão de sua duração e sua evolução é perceptível por meio de indícios. A diversificação de negócios e a mudança cultural de uma empresa exemplificam esse processo.
Qual a relação entre metas, fatores chaves de negócio e os processos por empresas? Cite exemplos:
As metas estão diretamente ligadas aos objetivos do processo e à melhoria contínua e isso se associa diretamente aos fatores chaves do negócio que são a engrenagem da gestão por processos das empresas, onde busca-se a todo momento agregar valor ao produto do cliente externo. Um exemplo seria melhorar o atendimento aos clientes (meta), ouvindo suas reclamações (fator chave) e assim implementar melhorias (gestão por processo) para reter o maior número possíveis deles.
Com base na definição de processos comente a seguinte frase: muitas pessoas acreditam que os processos podem burocratizar a atividade organizacional.
Essa ideia se baseia ao fato de que, por exemplo, que se uma empresa for seguir a risca o que determina a norma ISO 9000:2000, isso possa engessar ou reduzir a flexibilidade da organização, tendo em vista a execução de tarefas ou tomada de decisão.
O funcionamento das empresas de acordo com a logica de processos implica a adoção de novas maneiras de trabalhar e de gerenciar o trabalho. Como a gestão de processos organizacionais difere da gestão por funções tradicionais?
A gestão por processos, abandonando a estrutura por funções, organiza seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação. Assim, sua própria lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funcional. 
Na gestão tradicional, as empresas se organizam geralmente, como conjuntos de unidades verticais isoladas umas das outras, operando em paralelo, sem muita interligação.
Geralmente, mudar a estrutura organizacional da empresa de um modelo funcional para uma estrutura por processos implica: atribuir a responsabilidade pelo andamento de cada processo essencial. Dito isso responda, qual a atribuição do process owner e os case managers? Por qual motivos as organizações adotam essas atribuições?
Process owner (dono do processo) desempenham uma função permanente, responsável pelo projeto do processo essencial e pela sua monitoração 	e adaptação em função das condições que se alteram constantemente.
O case manager (gerente de caso), numa tentativa das empresas em agilizar os processos, ficam responsáveis em responder aos clientes externos sobre suas demandas em relação ao processo.
A adoção dessas atribuições tem a intenção de garantir o andamento apropriado ao fluxo do processo, mantendo o ritmo adequado e eliminando os gargalos; assegurar a facilitação do relacionamento dos recursos aplicados ao processo, especialmente das pessoas; fazer a avaliação do funcionamento da empresa da perspectiva do processo, que é a perspectiva dos clientes, e o aperfeiçoamento do funcionamento do processo sob o ponto de vista do processo como um todo.

Continue navegando