Buscar

06 Exercicios CORRIGIDO Dir Empresarial II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

06 Aula: DIREITO EMPRESARIAL II 	Rosy
Caso Concreto: Luciano, Paula e Antônio desejam constituir uma sociedade, com o objeto social de uma fábrica de calçados em Santa Catarina. Para tanto, consultam você, advogado (a) sobre o tipo societário mais indicado, pois desejam que a sua responsabilidade seja exclusivamente limitada ao valor do capital que contribuírem para a formação desta sociedade, mas em nenhuma hipótese, solidários com a integralização do mesmo. O que você respondeu aos consulentes?
RESP
Só 2 tipos: ltda (1052 cc) ou SA (art 1 da Lei 6404/1976 – LSA).
A resposta é S/A.
Embora que, para sócios de uma pequena empresa não valeria a pena fazer uma S/A, toda a estrutura de criação é mais complexa, e a opção pela ltda seria a mais adequada mesmo. Se fosse só o casal, com o próprio casamento o patrimônio de um já integraliza o capital do outro.
Questão Objetiva 01: Com relação à sociedade anônima, assinale a opção INCORRETA:
A. A responsabilidade do acionista é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. = CERTO. ART 1
B. É uma sociedade de Capital. = IMPORTA O CAPITAL E NÃO AS PESSOAS. ART 1 E 36. CIRCULABILIDADE
C. As ações em que se divide o seu capital são consideradas bens móveis. = ART. 1 E 36 DA LSA E ART 83, III CC.
D. É sempre uma sociedade empresária. = ART 982, P ÚNICO, CC e ART 2 LSA
E. Admite a Affectio Societatis, pois esta é elemento específico do Estatuto Social. = AFFECTIO SOCIETATIS É A INTENÇÃO DOS SÓCIOS DE CONSTITUIR UMA SOCIEDADE (ART 83 LSA). É O MESMO QUE AFEIÇÃO PELA SOCIEDDE. NÃO É AFEIÇÃO PELO SÓCIO DA LIMITIDA. TEM DOUTRINADOR QUE NÃO ENTENDE ASSIM PARA A SOCIEDADE ANÔNIMA. PARA O CUIBANO, TEM SIM, PORQUE UMA PESSOA ESCOLHE INVESTIR NAQUELA AÇÃO E NÃO NA AÇÃO DE OUTRA CIA, E ISTO ELE ENTENDE SER AFFECTIO SOCIETATIS.
 Art. 83. O projeto de estatuto deverá satisfazer a todos os requisitos exigidos para os contratos das sociedades mercantis em geral e aos peculiares às companhias, e conterá as normas pelas quais se regerá a companhia.
F. RESP – NENHUMA DAS ACIMA
Questão Objetiva 02: A respeito das sociedades existentes no Brasil:
A. RESP O tipo mais antigo de sociedade em que a responsabilidade dos sócios é limitada
é a sociedade anônima. = EM 1602 FOI CRIADA A PRIMEIRA ANÔNIMA. A LTDA SÓ FOI CRIADA EM 1893 NA ALEMANHA.
B. O tipo mais antigo de sociedades em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade limitada. = ERRADO. ANÔNIMA
C. Na sociedade em conta de participação, o ato constitutivo deve ser levado a registro na Junta Comercial. = ERRADO. 993 CC. NO CAPÍTULO DE SOCIEDADE POR CONTA DE PARTICIPAÇÃO.
D. A cooperativa independente da forma societária será sempre classificada como sociedade empresária. = ERRADO. 982, P ÚNICO, CC É SEMPRE SIMPLES.
E. A Sociedade de Capital e Indústria do Código Comercial de 1850 foi substituída no Código Civil de 2002 pela Sociedade Simples. = ERRADA. FOI PERMITIR QUE NO TIPO SIMPLES TENHA SÓCIO DE SERVIÇOS. ART 1006 E 1007 CC.Desenvolvimento

Outros materiais