Buscar

Dosagem de Hemoglobina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dosagem de Hemoglobina – 08/08/2017
Introdução:
A hemoglobina é uma proteína presente nos eritrócitos (hemácias), constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.
Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células.
Para se combinarem com o oxigênio, os eritrócitos precisam contê-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos níveis de ferro presentes no organismo. A deficiência de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia. 
A hemoglobina é capaz de transportar oxigênio numa quantidade superior a vinte vezes seu volume. Entretanto, quando se une ao monóxido de carbono, ela perde sua capacidade de combinar-se com o oxigênio, o que implicará na perda de sua função e, consequentemente, em possíveis danos ao organismo.
Esta prática tem como objetivo analisar a quantidade de hemoglobina presente no sangue.
Fundamentos:
Realizar e observar a reação de colorimétrica quantitativa, através da espectrofotometria. 
Procedimento:
Coleta-se 5,0 ml de reagente de cor e 20 µ de reagente total, adicionar em um tubo de ensaio. Homogeneizar e aguardar 5 minutos.
Preparar o padrão de 10g /dl e realizar o teste, levando a mistura ao espectrofotômetro, realizando a leitura em λ = 540 nm. 
Resultados:
Ao ser realizada a mistura dos reagentes, foi observado uma coloração laranja salmão. Esta cor é proveniente do rompimento dos eritrócitos, ocasionado pelo reagente de cor que acaba colorindo a hemoglobina.
Então a mistura foi conduzida ao espectrofotômetro, para que a intensidade da cor fosse medida em λ= 540nm, obtendo o resultado de 16,5084g/dl.
[Hb] g / dl = absorbancia amostrada *10 = 0,487 *10 = 16,5084 g/dl
	absorbancia padrão 0,295
Conclusão:
HENRY, R. J., Clinical Chemistry – Principles and Techinics – Hoeber Division, Haper and Row, New York. 2 - TONKS, D. B., Clin. Chem., 9:217, 1983. 3 - DRABKIN, D. L., Austin, J. H., J. Biol. Chem. , 112:51, 1935.
λ {\displaystyle \lambda }

Continue navegando