Buscar

Anatomia e Síntese Hormonal da Tireóide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tireóide
Anatomia:
A unidade endócrina básica na glândula é um folículo que consiste em uma camada circular única de células epiteliais cubóides cercando uma luz central que contém o hormônio armazenado na forma de material colóide. A tireóide contém outro tipo celular, as células C (parafoliculares), que são fonte do hormônio calcitonina – regulação de cálcio e fosfato. 
Os dois lobos da tireóide recebem um rico suprimento sanguíneo a partir das artérias tireocervicais e inervação a partir do sistema nervoso autônomo. 
Síntese de hormônio
Os produtos da glândula tireóide são iodotironinas (tetraiodotironina ou T4, triiodotironina ou T3 e triiodotironina reverso ou rT3).
O iodeto é ativamente concentrado na glândula tireóide, glândulas salivares, lacrimais, mamárias e no plexo coróide. Na tireóide encontra-se sob a forma de iodotironinas. O iodeto é ativamente transportado para o interior da glândula contra gradientes químicos e elétricos por um sistema de co-transporte de Na+ e I- (simporte). O co-transportador sódio-iodeto (NIS) é uma proteína de membrana, que move um ânion de iodeto contra o seu gradiente, enquanto move dois cátions de sódio a favor de seu gradiente. A expressão do gene do NIS é inibida pelo iodeto e estimulada pelo TSH. Diversos ânions, tais como CNS-, HClO4- e TcO4- agem como inibidores competitivos ou não competitivos do transporte de iodeto via NIS.
O iodeto (I-) é oxidado em iodo (I0) e incorporado em moléculas de tirosina, que estão incorporadas dentro da tireoglobulina, uma grande glicoproteína sintetizada pelo RER e modificada pelo complexo de Golgi, que se move em direção à membrana apical para a luz do folículo. O oxidante para a reação iodeto-iodo é o peróxido de oxigênio H2O2.
Dentro do folículo a tireoglobulina é iodada pra formar tanto monoiodotirosina (MIT) quanto diiodotirosina (DIT). Após a iodação, duas moléculas de DIT são ligadas para formar T4 ou uma molécula de MIT e outra de DIT são ligadas formando T3. Pouco rT3 é sintetizado. Toda esta seqüência de reações é catalisada pela tireoperoxidase (TPO). 
	A retirada do hormônio armazenado requer endocitose do colóide, através da membrana apical (repleta de vilosidades), facilitada pelo receptor de TG “megalina”, seguido de proteólise intracitoplasmática por lisossomos. As moléculas de MIT e DIT, que também são liberadas durante a proteólise da tireoglobulina, são rapidamente desiodadas dentro da célula pela enzima desiodase. Apenas pequena quantidade de tireoglobulina deixa a célula.
Regulação da atividade da glândula
O TSH aumenta a expressão dos genes para o transportador NIS, tireoglobulina, TPO e megalina, além de estimular o processo de captação de iodeto e cada um dos passos subseqüentes da síntese de T3 e T4, a endocitose do colóide, a proteólise de tireoglobulina e a secreção dos hormônios. A tireotropina (TSH) age na tireóide por meio de seu receptor de membrana ligado a uma proteína-G e do AMPc pra estimular todos os passos da produção a secreção de T3 e T4.
	Os hormônios tireoidianos aumentam a utilização de oxigênio, o gasto de energia e a produção de calor. O que relaciona esses hormônios em seu estado ativo ao status calórico e térmico do corpo. Assim a ingestão de calorias em excesso aumenta a concentração plasmática de T3, enquanto o jejum prolongado leva a redução deste. 
	Um aumento na sinalização de leptina a partir de estoques energéticos de tecido adiposo expandido leva, via conexão com neurônios hipotalâmicos que contêm TRH e neurônios anorexogênicos, a uma liberação aumentada de TRH e liberação aumentada de TSH, por conseqüência. Por sua vez, os níveis de T3 e T4 aumentam e o gasto de energia também. 
A regulação da secreção de hormônio tireoidiano pelo TSH está sob controle por retroalimentação negativa. O T3 e T4 circulante na forma livre agem na hipófise para diminuir a secreção de TSH; se os níveis de T3 e T4 caírem, a secreção de TSH aumenta. A hipófise é capaz de desiodar T4 em T3, e este age no bloqueio do TSH.
	Um outro regulador importante da função tireoideana é o próprio iodeto. Em grande concentração intraglandular o iodeto suprime a atividade da NADPH oxidase (enzima responsável pela redução do oxigênio pela NADPH, sob estímulo do cálcio para transformar iodeto em iodo) e os genes NIS e TPO, e portanto, o mecanismo de biossíntese hormonal – efeito Wolff-Chikoff.
Metabolismo dos hormônios tireoidianos 
Cerca de 70% de T3 e T4 circulantes estão ligados a TBG (globulina ligadora da tiroxina); 10 a 15% estão ligados à outra proteína ligadora especifica dos hormônios tireoidianos chamada transtirretina (TTR). Cerca de 15 a 20% se ligam à albumina e 3% se ligam a lipoproteínas. Apenas alterações na concentração de TBG afetam significativamente os níveis plasmáticos totais de T3 e T4.
Ações intracelulares do hormônio tireoidiano
	Tanto T4 quanto T3 livres entram nas células mediados por carreador e gasto de energia. Dentro da célula, a maioria de T4 é convertida em T3 (ou rT3). O T3 e T4 o se ligam a um receptor nuclear da família dos hormônios esteróides, que age côo um fator de transcrição se ligando a elementos regulatórios do hormônio tireoidiano (TREs) nas moléculas-alvo de DNA.
Ações intracelulares:
Efeitos corporais:
OBS: Na ausência do hormônio ocorre desenvolvimento cerebral retardado e o cretinismo é o resultado. A estatura é baixa e os ossos não madurecem. 
 Tanto o TSH quanto o hormônio tireoidiano fetal são necessários pra o desenvolvimento intra-uterino normal do SNC e do esqueleto, porque apenas pequenas quantidades desses hormônios atingem o feto a partir da circulação materna.

Outros materiais