Buscar

DIREITO CIVIL IV CCJ0015 SEMANA 12

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV - CCJ0015
Caso Concreto 12
Aqua Service Serviços Ltda., em ação de cobrança em que é ré Sônia, pleiteia o pagamento de despesas realizadas na prestação de serviços de captação, tratamento e distribuição de água, esgoto, limpeza das ruas, pavimentação, paisagismo, segurança e demais despesas de conservação do complexo habitacional do qual a ré faz parte. Alega, como fundamento do pedido, que tais despesas devem ser rateadas por todos aqueles que se beneficiam dos serviços oferecidos. Em contestação, a ré sustenta que jamais celebrou contrato com a autora, motivo pelo qual não se vê obrigada a pagar qualquer contraprestação. Aduz não existir condomínio algum no complexo habitacional em que reside, constituído de lotes autônomos, razão pela qual não se pode falar em despesas condominiais. Indaga-se:
a)Pode-se afirmar que há, na hipótese, um condomínio? Em caso positivo, de que natureza?
Pode sim, tanto de forma direta ou indireta, mesmo não havendo a constituição por instrumento legal da formação do condomínio, mas, por todos terem usufruído dos serviços prestados de forma tácita, configura o condomínio na forma material por esse usufruto e todos terem se beneficiado dos serviços no complexo habitacional. 
b)Há obrigação de rateio de despesas? Justifique.
Há sim a obrigação do rateio por todos terem se beneficiado dos serviços, e pelos serviços terem sido prestado a todos os moradores sem que fosse feita a individualização dos serviço, e viável o pleito do rateio.
Questão objetiva
Em relação ao condomínio edilício, assinale a alternativa correta.
a. O condômino pode dar à sua fração ideal destinação outra que não a destinação do condomínio, por sua condição d proprietário.
b. O proprietário ou titular de direito à aquisição de unidade poderá fazer obra que modifique a fachada do prédio, na dependência de obtenção de aquiescência de um
terço dos votos dos condôminos.
c. A participação e voto nas deliberações dos condôminos nas assembleias nunca dependem de estarem quites quanto ao pagamento dos encargos a questão sujeitos.
d. As despesas originadas pelo condomínio edilício, a serem suportadas pelos condôminos, não devem ser consideradas relações de consumo, não se aplicando, portanto, as regras do Código de Defesa do Consumidor.
 Resp.: letra D

Continue navegando