Buscar

PROVA DO EJA online

Prévia do material em texto

rezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 05/10/2016 a 23/11/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 23/10/2016.
	
	
		1.
		Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .  (Ref.: 201407972581)
		1 ponto
	
	
	
	
	para o mercado de trabalho
	
	
	para melhorar as relações sociais
	
	
	para ler, escrever e contar
	
	
	para um movimento de inclusão social
	
	
	para se alfabetizar
	
	
		2.
		Alfabetizar adultos requer um trabalho diferente daquele realizado nas escolas regulares, destinado a crianças / adolescentes. É comum na EJA a infantilização nas abordagens e nas linguagens dos professores, por isso convém ressaltar que na Educação de Jovens e Adultos é ERRADO considerar que... (Ref.: 201407972025)
		1 ponto
	
	
	
	
	É importante ter consciência que a EJA tem garantido acesso à educação.
	
	
	É importante, apenas, o uso do livro didático para clareza dos conteúdos.
	
	
	É comum a baixa auto estima, pelos fracassos anteriores.
	
	
	É importante ter consciência de que o aluno e o professor têm uma vida rica de aprendizagens.
	
	
	É comum o uso de diminutivos por partes dos professores, como continhas, tarefinha, etc., o que causa constrangimento aos alunos da EJA.
	
	
		3.
		Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:  (Ref.: 201407884053)
		1 ponto
	
	
	
	
	Da educação nas séries iniciais, como forma de prevenir o analfabetismo.
	
	
	Do retorno da população agrária para o interior do Estado.
	
	
	Da transição do modelo urbano-industrial para um modelo agrário exportador.
	
	
	Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
	
	
	Da crise do modelo tradicional de ensino.
	
	
		4.
		O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
 (Ref.: 201407290316)
		1 ponto
	
	
	
	
	Quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	
	
	A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada.
	
	
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
	
	
	Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte da população brasileira.
	
	
	Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	
	
		5.
		Após o Golpe Militar de 1964, as políticas educacionais ganharam contornos definidos havendo uma ampliação dessas políticas e assim a educação passou a ser considerada um espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais. As transferências de verbas públicas para o empresariado foi uma das maiores marcas da expansão da educação ocorrida por forte influência de técnicos norte-americanos. O sistema escolar brasileiro, a partir de então passou a ser encarado como um investimento apresentando como resultado o aumento da produtividade. Após ler e analisar o texto, escolha dentre os itens abaixo aquele que melhor apresenta a situação a qual passou a se adequar o sistema escolar brasileiro.
 (Ref.: 201407290678)
		1 ponto
	
	
	
	
	A escalada de uma escolarização informal.
	
	
	Aos preceitos da teoria do Capital Humano.
	
	
	A importância dada às áreas humana.
	
	
	As teorias dialéticas de Paulo Freire.
	
	
	A melhoria da formação geral.
	
	
		6.
		 Podemos afirmar que a lógica que norteou a reforma educacional de 1968 e 1971 ficou marcada e influenciada pela teoria do capital humano. Acentuou-se dessa forma o deslocamento da educação do contexto social e político, enfatizando o caráter eminentemente tecnocrático das ações educacionais.
Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC).
Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
 (Ref.: 201407734653)
		1 ponto
	
	
	
	
	(   ) O predomínio da concepção tecnicista.
	
	
	(   ) Difundir a Teoria do capital humano.
	
	
	 (   ) Reforçar a perspectiva de uma ação civil.
	
	
	 (   ) Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
	
	(   ) Significar a educação no período da ditadura militar.
	
	
		7.
		A legislação atual regida pelo FUNDEB foi implementada oficialmente a partir de 1998 e instituiu que:  (Ref.: 201407790083)
		1 ponto
	
	
	
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Médio das redes estaduais.
	
	
	destinam - se financiamentos ao Ensino Fundamental.
	
	
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, mas, não contempla a educação de jovens e adultos.
	
	
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos serão contemplados com o financiamento.
	
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Superior.
	
	
		8.
		O parecer elaborado pelo professor Carlos Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos, sendo elas: Reparadora, Equalizadora e Qualificadora. Dentre elas, qual a que possibilita a entrada e a reentrada, no sistema educacional, dos alunos que tiveram sua escolaridade interrompida.
 (Ref.: 201407290828)
		1 ponto
	
	
	
	
	A Pedagógica.
	
	
	A compensatória.
	
	
	A Qualificadora.
	
	
	A Equalizadora.
	
	
	A Reparadora.
	
	
		9.
		O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações... (Silva, 2001, p.78) Assinale a opção CORRETA que apresenta os nomes dos primeiros autores que contribuíram para a formulação da noção de currículo oculto.  (Ref.: 201407794470)
		1 ponto
	
	
	
	
	Gimeno Sacristán e Pérez Gómez
	
	
	Ferraro e Paulo Freire
	
	
	Philippe Perrenoud e Charles Hadji
	
	
	Philip Jackson e Robert Dreeben
	
	
	Monica Gather e Adélia Prado
	
	
		10.
		Como se constroem novas práticas curriculares que rompam com a visão negativa e fracassada do aluno de EJA?  (Ref.: 201407782604)
		1 pontoOs professores não devem levar em consideração que indivíduos e grupos são oprimidos por fatores relacionados à raça, classe social e gênero.
	
	
	Ignorar que categorias como classe social, cultura, conhecimento, poder, ideologia e racismo atravessam o currículo escolar.
	
	
	Os docentes não devem considerar as potencialidades de seu alunado.
	
	
	Reconhecer que as categorias de classe social, cultura, conhecimento, poder, ideologia e racismo atravessam o currículo escolar.
	
	
	Os educadores da EJA devem trabalhar apenas com o conteúdo formal, apresentado nos livros, sem considerar nenhuma condicionante social.
	
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Continue navegando