Buscar

DIREITO EMPRESARIAL III

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III
	Simulado: CCJ0028_SM_201307308511 V.1 
	Aluno(a): MARCOS PAULO RAMOS DE LIMA
	Matrícula: 201307308511
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 03/09/2017 21:17:02 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307936421)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão concurso adaptada: De acordo com a legislação vigente acerca dos títulos de crédito, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	De acordo com o entendimento consolidado do STJ a nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da liquidez do título que a originou.
	
	Quanto à ordem, o endosso pode ser lançado pelo endossante no verso do próprio título, ou se for no anverso constará a expressão ¿por endosso¿
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação.
	
	Atos consubstanciados em documentos apartados não influenciam no conteúdo das obrigações retratadas no título, pois dele não são considerados parte.
	 
	Os títulos de crédito típicos (letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata) passaram a ser regidos primordialmente pelo Código Civil 2002, aplicando-lhes as legislações especiais de forma supletiva.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307919892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Olímpio Noronha é servidor público militar ativo e, concomitantemente, exerce pessoalmente atividade econômica organizada sem ter sua firma inscrita na Junta Comercial. Em relação às obrigações assumidas por Olímpio Noronha, assinale a alternativa correta.
		
	
	São nulas todas as obrigações assumidas, porque Olímpio Noronha não pode ser empresário concomitantemente com o serviço público militar.
	 
	São válidas tanto as obrigações assumidas no exercício da empresa quanto estranhas a essa atividade e por elas Olímpio Noronha responderá ilimitadamente
	
	São válidas apenas as obrigações relacionadas ao exercício da empresa e por elas Olímpio Noronha responderá limitadamente; as demais são anuláveis.
	
	São válidas apenas as obrigações estranhas ao exercício da empresa, pelas quais Olímpio Noronha responderá ilimitadamente; as demais são nulas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308194026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando-se que Paula (tomador) tenha endossado a Luana uma Letra de Câmbio no valor de R$ 500,00, é CORRETO afirmar que:
		
	
	o endosso transfere a Luana a posse, não a propriedade do título de crédito.
	
	a lei permite o chamado endosso parcial.
	
	o endosso só tem validade se for ¿endosso em preto¿.
	
	A titularidade de uma Letra de Câmbio não pode ser transferida por meio do endosso.
	 
	O endosso feito produz, em regra, 2 efeitos: transfere a titularidade do crédito representado na letra e vincula o endossante ao pagamento do título, na qualidade de coobrigado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308074041)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os títulos de créditos tem como alicerce os seus princípios, tais como: o principio da autonomia, da cartularidade e da literalidade. Em relação ao último princípio citado é correto afirmar que:
		
	
	As exceções pessoais oponíveis pelo sacado contra o sacador não se aplicam ao endossatário beneficiário do titulo.
	
	As alternativas (A) e (B) estão corretas.
	
	A relação jurídica aperfeiçoa-se independentemente da sua causa subjacente.
	 
	O beneficiário do titulo pode exercer os direitos correspondentes apenas na medida em que eles são mencionados na cártula.
	
	O extravio do titulo de crédito gera a perda do direito expresso na cártula.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307906798)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme a clássica definição do jurista italiano Cesare Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele mencionado. Assinale a opção correta relativamente aos títulos de crédito.
		
	
	Por ser o aval uma garantia autônoma que se dá ao pagamento de um título de crédito, a responsabilidade do avalista deixa de existir caso a obrigação avalizada seja nula.
	
	O título nominativo pode ser transferido por meio de endosso, em branco ou em preto, sendo necessária a averbação do ato negocial no registro do emitente do título para que a transferência possa gerar efeitos.
	
	A característica comum a todos os títulos de crédito, além da literalidade, é a abstração, isto é, eles circulam desvinculadamente da causa ou do negócio jurídico que lhes deu origem como forma de garantir-lhes a autonomia cambiária.
	
	O título de crédito à ordem não traz inscrito na cártula o nome do beneficiário do crédito, permitindo-se que o pagamento se faça àquele que apresentá-lo e exigir o cumprimento da obrigação.
	 
	Com a circulação do título de crédito, o novo adquirente terá o seu direito regido pela relação cartular, podendo exigir do signatário anterior, observados os requisitos legais, somente o que consta do título, não se admitindo, entretanto, que a ele sejam opostas as exceções pessoais que o devedor originário tinha perante seu credor.

Continue navegando